sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CIDADE TEM 509 VAGAS ABERTAS, MAS CARECE DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS.

Fonte: www.araraquara.com
A falta de qualificação provoca demora de até dois meses no preenchimento de vagas em aberto no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara, segundo o gerente da unidade e do Banco do Povo, Edmilson de Oliveira Bueno. "Não há trabalhadores qualificados em número suficiente para atender à demanda", explica Bueno. O resultado disso é que, apesar da divulgação freqüente do número de empregos à disposição no posto e em outros programas públicos de recolocação profissional, elas não são preenchidas rapidamente. Ele afirma que, no caso da construção civil, além da falta de profissionais qualificados, há um grande número de trabalhadores que prefere trabalhar por conta própria, com a esperança de obter uma remuneração maior, o que dificulta ainda mais o preenchimento das vagas.
A Usina Fortaleza, indústria de argamassa e revestimento, firmou parceria com o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, para a capacitação das pessoas interessadas em atuar na área de obras e serviços. A capacitação é direcionada para cerca de 400 pessoas, tanto para aquelas que já possuem experiências, bem como para as que não têm. Essas vagas, depois de preenchidas, serão todas direcionadas para treinamento do projeto Clube do Profissional da Construção. Desta forma espera se suprir as demandas do setor da construção civil.
A empresa inaugurou no dia 2 de agosto deste ano, a unidade fabril em Araraquara, às margens da Rodovia Washington Luis, ao lado do Portal das Laranjeiras. A vinda desta indústria para a cidade foi articulada pelo vereador Nascimento, desde os primeiros contatos com a diretoria da empresa, intermediação de área para a construção da unidade, parcerias e outras demandas ao longo do processo.
O PAT realiza atualmente processo seletivo para 131 empresas, em um total de 509 vagas. As funções mais oferecidas são na construção civil, operador de telemarketing, repositor de mercadoria, motorista e auxiliar de limpeza. Para quem tem nível fundamental de escolaridade, há opções como carpinteiro de obras, eletricista de ônibus, mecânico lubrificador, montador de subestação elétrica, operador de retro-escavadeira e tapeceiro.
As ofertas de emprego para nível médio e técnico são para vendedor externo, técnico de manutenção eletrônica, técnico em edificações, operador de telemarketing, programador de sistemas de informação, dedetizador e técnico de impressão pleno. Quem tem nível superior, podem concorrer às vagas de contador, consultor de vendas externas e engenheiro mecânico.
Informações sobre os cursos e vagas de emprego, podem ser obtidas no Ceat/PAT, na Rua Voluntários da Pátria, 2.310, ou pelo telefone (16) 3301-1599.

Nenhum comentário:

Postar um comentário