quinta-feira, 5 de abril de 2012

NASCIMENTO APONTA FRAGILIDADE NA GESTÃO EM DEFESA DOS ANIMAIS

Vereador questiona falta de profissionalismo e voltará acionar o Ministério Público

Por: Luis Fernando Laranjeira
O vereador Carlos Nascimento (PT) considera “frágil” a gestão municipal de defesa dos animais. Para ele, a causa animal “foi abandonada por completo”. Presidente da Comissão Permanente da Ordem Social, Transportes, Habitação e Meio Ambiente, o parlamentar promoveu na manhã de segunda-feira, 2 de abril, reunião com os gestores do setor e não se satisfez com o que ouviu.
Nascimento denunciou, mais uma vez, que “animais sadios continuam sendo contaminados pelos animais doentes e, assim sendo, todos eles sacrificados”. Na opinião dele, trata-se de “uma prática inaceitável e que deve ser interrompida de pronto”. O vereador anunciou vai pedir uma intervenção liminar no canil.
Carlos Nascimento lembra que a atual administração suspendeu o convênio com a Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA) e paralisou a castração por longo período. “Com isso, aumentou-se em muito a proliferação de cães”, observa.
Integração
“Se não bastasse, minha lei de 2008 nunca foi operacionalizada na prática, esta minha lei da Posse Responsável, mais que isso, obriga que todas as Secretarias de Governo trabalhem a causa animal de forma integrada, pois não se fala de posse responsável sem levar esta discussão para dentro das escolas”, afirma.
O parlamentar ressalta que “já requeri ao Ministério Público que determine esta integração entre as Secretarias, que determine ajustes na conduta da Prefeitura frente ao tema, pois este foi tratado até agora com descaso e de forma amadora, e, pior, partidarizada”.
De acordo com Nascimento, “o prefeito prioriza as discussões sobre a questão animal com seus aliados, desprezando o acúmulo de outros segmentos no assunto; o prefeito prefere manter o assunto em banho Maria”. Para ele, “é lamentável que nossos animais paguem com a vida tamanho amadorismo e pequenez política”.
Avanço
A reunião da Comissão de Meio Ambiente “teve avanços quando explicitou a prática do dia a dia no Centro de Controle de Zoonoses, a ausência de cuidados impostos por lei com os animais, a falta de estruturação e priorização do tema e a necessária mudança radical do protocolo que é adotado nos dias de hoje”, avalia.
Mas o vereador entende que “não há explicação para após 4 anos nenhuma das leis estar sendo cumprida em Araraquara e sequer termos o canil municipal”. Para Nascimento, “é intolerável que os cães sejam contaminados justamente dentro de um órgão público que tem por objetivo justamente o controle de zoonoses”.
Por fim, Nascimento informa que já elaborou projeto de lei determinando o envio à Câmara Municipal de relatórios mensais sobre os procedimentos realizados no CCZ. “Isso vai garantir um maior controle social em defesa dos animais”, conclui o vereador.

CLARA PECHMANN É HOMENAGEADA POR NASCIMENTO E DEFENSORIA PÚBLICA

Exemplo de vida e dedicação ao trabalho, ex-professora emociona parlamentar e defensores

Fonte: www.cmararaquara.sp.gov.br
Por Elaíse Silva

Na manhã de terça-feira, 27 de março, o vereador Carlos Nascimento (PT) participou da homenagem a Clara Pechmann prestada pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo. A solenidade foi organizada pelos Defensores Públicos Marcos Henrique Caetano do Nascimento, Luís Marcelo Mendonça Bernardes e Matheus Bortoletto Raddi e pelos dirigentes da Ong RNP+SOL Izaias Ambrósio da Silva e Alberto Carlos Andreone de Souza.
Bernardes se emocionou ao falar da professora aposentada. “A senhora não faz ideia de como se tornou nossa inspiração. Se eu conseguir realizar 1% de tudo que a senhora já fez, já serei grato e feliz”.
De acordo com o Nascimento, “Clara é um exemplo de vida; hoje posso dizer que aprendi que não somos nada, mas que podemos melhorar a cada dia e ela nos ensina isso com o seu belíssimo exemplo”.
Para Clara, as homenagens prestadas no último mês tem sido algo inesperado, pois sempre acreditou em ajudar sem esperar nada em troca. Segundo ela, “estou orgulhosa, estou feliz, aqui estou entre amigos”.
Ela afirmou que “meu pai sempre dizia que temos que lutar muito pela gente, mas, principalmente, pelos outros; as pessoas precisam de conversa, de gestos. Eu tenho tudo que preciso e não tenho nada”.
Sobre seu trabalho pioneiro na prevenção e atenção aos portadores do vírus HIV em Araraquara, Clara Pechmann declarou que “eu fui vencendo os preconceitos, e venci, mas não foi fácil precisou de determinação e persistência”. Ao final da homenagem, Clara recebeu das mãos dos defensores um vaso de orquídeas.
Na noite de 8 de março, Clara Pechmann já havia sido agraciada com o I prêmio “Heleieth Saffioti Mulher Destaque”.

NASCIMENTO PRESIDE SOLENIDADE EM HOMENAGEM À POLICIA CIVIL

Fonte: www.cmararaquara.sp.gov.br
Por Chico de Assis

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu na sexta-feira, dia 30, cerca de 120 pessoas ligas à Polícia Civil da cidade e da região, para a solenidade da primeira celebração do Dia Municipal do Policial Civil na cidade. A comemoração foi instituída pela Lei Municipal 6.987, de 4 de maio de 2009, de autoria do vereador Tenente Santana (PSDB).
Na mesa que conduziu a solenidade, pessoas ligadas diretamente à Polícia Civil e parceiros representativos à sua atuação. Além dos vereadores Carlos Nascimento (PT), que presidiu a solenidade, e do Tenente Santana, compuseram a mesa o Delegado Seccional de Araraquara, Fernando Luis Giareta; o Delegado Seccional de São Carlos, Luiz Antonio Rodrigues; o subcomandante do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior, major Alexandre Wellington de Souza; representando o Exército Brasileiro, o Tenente Sérgio Henrique Drumond da Silva, Delegado do Serviço Militar na cidade; o presidente da subsessão da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. João Luis Ultramari; além de Ely Schiavi, Secretário Municipal da Segurança, que no ato representou o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB).
No evento foi homenageado o delegado Wilson Batista Reinato, que faleceu aos 39 anos em serviço no dia 6 de março de 2006, quando trabalhava como Delegado Titular na cidade de Américo Brasiliense. Sua esposa, Cibele, recebeu a homenagem através da escrivã de Polícia chefe da Delegacia Seccional, Flávia de Almeida Gonçalves. O delegado de Polícia assistente da delegacia seccional, Vinícius Ferraz Moreira fez a leitura do histórico de vida do homenageado, momento que emocionou companheiros de trabalho, amigos e parentes.