sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SEGUNDA REUNIÃO SOBRE O FUNDO MUNICIPAL DA CULTURA

NASCIMENTO QUER NOVA CARA AO PARQUE DO BOTÂNICO.

O Vereador Carlos Nascimento que acaba de assumir a presidência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal quer priorizar, já no inicio de seu mandato, uma forte intervenção no Parque do Jardim Botânico.
O Parque vem sofrendo várias intervenções da prefeitura no sentido de corte de árvores e readequação dos espaços físicos.
“Comecei a freqüentar o Parque no início deste ano e as justificativas da prefeitura para tantos cortes de árvores não me convencem. Precisamos ter uma outra postura. Tenho conversado com algumas pessoas, levantado o histórico daquela área, sua incorporação ao bairro e as atuais mudanças que a prefeitura está fazendo, não tenho dúvidas em afirmar que estão destruindo um parque que deve ser patrimônio dos moradores daquela região e de toda a cidade”, diz Nascimento.
O Parque conta com uma grande variedade de espécies de árvores, na maioria, nativas.
Para Nascimento é preciso descaracterizar a idéia que a prefeitura tem de fazer do parque um espaço a ser usado para a construção de equipamentos físicos de esportes. Ao contrário disso, Nascimento defende que o Parque tenha sua paisagem restaurada, sua flora intensificada com o plantio de novas mudas e que seja desenvolvida uma planificação botânica para o parque e que a intervenção da prefeitura esteja ambientalmente amparada na educação ambiental, levando para aquele espaço equipamentos voltados a preservação do meio ambiente. “Entendo ainda ser importante que o parque do Botânico tenha mais interação com a comunidade local, então estou sugerindo e trabalhando para constituirmos uma Associação de Amigos do Parque, assim qualquer intervenção da prefeitura deverá ser antes construída com a população”, orienta Nascimento.
Para isso Nascimento solicita que pessoas do bairro ou que freqüentam o Parque do Botânico entrem em contato com seu gabinete.
“Enfim vamos iniciar um movimento social forte em defesa e no resgate do Parque do Botânico antes que as administrações Públicas que se sucedem transformem aquele espaço numa devastação e num amontoado de prédios”, constata Nascimento.

NASCIMENTO QUER QUE REPASSE PARA CULTURA SEJA AUMENTADO PARA 3% DO ORÇAMENTO.

Texto: Roberto Schiavon

Vereador lança campanha para garantir incremento de repasse à cultura, que hoje é de 1,8% do Orçamento.

O vereador Carlos Nascimento (PT) está propondo que a Prefeitura amplie o repasse de recursos ao Fundo Municipal da Cultura de Araraquara (Fundoara) dos atuais 1,8% destinados ao setor para 3% do Orçamento. Este é o teor de emenda que será protocolada por Nascimento ao projeto de lei do Executivo que cria o Fundoara, aprovado em primeiro turno na última terça-feira. “A proposta foi lançada no Fórum de Discussões Orçamentárias no ano passado. Agora vamos retomar a discussão por meio de uma grande campanha popular, envolvendo artistas e formadores de opinião”, explica Nascimento.
De acordo com o vereador, a campanha popular de reivindicação ao repasse de 3% para cultura será lançada até março, com evento artístico na frente do Paço Municipal ou da sede do Legislativo, para chamar a atenção da população para o assunto. “Vamos divulgar a idéia dos 3% para a cultura, utilizando material promocional como camisetas, banners, bottons e panfletos”, acrescenta.
Ele acredita que a campanha vai sensibilizar o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) a garantir o incremento no repasse de recursos já na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que será enviada para a Câmara em julho. “Assim poderemos reivindicar que os 3% estejam também na Lei Orçamentária Anual [LOA], que virá para o Legislativo em setembro”, lembra o parlamentar.
Reuniões
Na quinta-feira, 27 de janeiro, foi realizada a primeira reunião com representantes de grupos ligados à cultura no Palacete Vereador Carlos Alberto Manço, sede da Câmara. O vereador diz que o assunto está aberto a todos os interessados e promete outras reuniões e plenárias sobre o tema, visando discutir detalhes para se colocar em prática a campanha pelos 3%.
Além desta emenda ao projeto do Fundoara, o vereador está apresentando outra proposta ao texto aprovado em primeira votação na última terça. Esta outra emenda prevê que a comissão deliberativa responsável pela gestão do Fundoara seja paritária, com representantes da Prefeitura e do Conselho Municipal de Cultura. “O prefeito pode na regulamentação definir o número de membros da comissão. Mas que ela tenha sempre o mesmo número de representantes do Executivo e do conselho”, sugere Nascimento.
A maneira como será composta a comissão que vai gerir o Fundoara foi tema de árdua discussão entre os vereadores da bancada do PT e da bancada governista na sessão da última terça-feira.

NASCIMENTO PARTICIPA DA HOMENAGEM A JOGADORA DE FUTEBOL FEMININO MARTA VIEIRA DA SILVA.

Nascimento marcou presença no evento em se deu a introdução na Arena da Fonte, de uma placa alusiva à conquista da Bola de Ouro, da FIFA, quinta vez consecutiva, pela jogadora Marta Vieira da Silva e também pela sua brilhante participação no Torneio Internacional Interclubes de futebol feminino promovido em Araraquara.
Antes da solenidade, Marta visitou o Museu da Arena acompanhada de simpatizantes. A atleta percorreu todos os painéis temáticos e as exposições “Careca 50 anos” e “Pelé 70 anos”. Ela também conheceu mais de perto um pouco da história da Ferroviária. “É um clube de muita tradição”, comentou.
Marta ainda participou do lançamento da campanha humanitária para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio de Janeiro, onde a Arena da Fonte foi o 1º ponto de arrecadação em nossa cidade.
Nascimento, como grande apoiador do esporte, declarou que jamais poderia deixar de comparecer na homenagem a Marta. “A Marta é um grande exemplo de superação e força feminina, encarou preconceitos e não desistiu da luta. Foi homenageada em Zurique na Suíça como a melhor jogadora do mundo. Alem de merecedora desse título, o premio faz jus a sua garra e determinação”, declarou Nascimento.