quinta-feira, 19 de abril de 2012

LANÇAMENTO DA CAMPANHA CONTRA O TOQUE DE RECOLHER COMPULSÓRIO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


A Defensoria Pública de Araraquara convida a todos para participarem do Lançamento da Campanha Contra o Toque de Recolher Compulsório de Crianças e Adolescentes.

DATA: 24 de abril
HORÁRIO: 18h30min
LOCAL: LAR NOSSA SENHORA DAS MERCÊS
Rua Padre Duarte, 2051 - Centro de Araraquara


Para maiores informações ligue Defensoria Pública (16) 3322-2300.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

APÓS O LAMENTÁVEL ATO DE RACISMO, NASCIMENTO PROTOCOLA REQUERIMENTO.

Matéria foi publicada no Jornal Tribuna Impressa de hoje 17/04.

"Sem cotas para os animais africanos". A frase estampada nas paredes do subsolo da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara é curta, mas carregada de preconceito. Ela foi direcionada aos estudantes africanos oriundos do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), que oferece oportunidade de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.
A inscrição está no local há pouco mais de uma semana e vem gerando revolta entre os alunos da universidade. Daniel Júlio Lopes Soares Cassamá, de 28 anos, veio da Guiné-Bissau para cursar Sociologia há mais de quatro anos e diz nunca havia visto algo do tipo. "Vi pessoas comentando nas redes sociais e fui lá conferir. É algo difícil de digerir, principalmente em um país que se diz irmão."
Cassamá chamou alguns professores da Unesp e, com eles, fez uma denúncia formal na Polícia Militar. O caso foi registrado no 2º Distrito Policial de Araraquara e, desde então, vem sendo investigado pela Polícia Civil.
Para o professor Dagoberto José Fonseca, coordenador dos Grupos de Estudos da Cultura Africana no câmpus da Unesp Araraquara, a atitude não teria partido de uma pessoa só, mas de um grupo. Além disso, a motivação seria política, além de racial. "Uma pessoa escreveu a frase, mas ela foi pensada por um grupo, pois, além de ser preconceituosa, está bem em frente à sala de Ciências Sociais, o que aponta cunho político", acredita o professor.
Assim que tomou conhecimento do ato, o vereador Nascimento protocolou requerimento pedindo para que seja imputado ao Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca, apoio incondicional desta Casa de Leis, a todos os procedimentos e ações em busca de localizar, identificar e punir os responsáveis por tamanho disparate, insensatez e racismo explicito.
O Vereador Nascimento foi o protagonista do Prêmio Zumbi, instituído pelo Decreto Legislativo (570), de 17 de novembro de 2004 com o propósito de homenagear anualmente uma pessoa ou entidade que se destacou atuando em defesa dos direitos dos negros(as), afrodescendentes e no combate ao racismo. Nascimento foi também o autor da Lei municipal que instituiu o dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra com o feriado em Araraquara, Lei que criou o Dia de combate à Intolerância Religiosa e a Lei que cria o Dia da Mulher Africana e o dia da África.

NASCIMENTO ACOMPANHA CASOS DE ENVENENAMENTO DE ANIMAIS EM ARARAQUARA

Um grupo de moradoras do bairro Jardim Nova Araraquara, procurou o vereador Nascimento para que acompanhe o caso de cães envenenados no bairro.
Uma matéria foi publicada no Jornal Tribuna Impressa onde relata o caso de uma moradora que teve três cães envenenados. A auxiliar de cozinha Ruth Ferreira Meirelles, 49, foi surpreendida com a morte de seus três cachorros na noite de quarta-feira (28/03). A suspeita é de que os animais tenham sido envenenados dentro do quintal de sua própria casa, no Jardim Nova Araraquara, Região Noroeste de Araraquara.
Nascimento acompanhou um grupo de moradoras do bairro Nova Araraquara até a Delegacia de Policia onde foi registrado Boletim de Ocorrência.
“Fomos muito bem recebidos pelo delegado, escrivães e investigador responsável, queremos criar uma rede de amigos de fato comprometidos com a punição destes criminosos”, enfatiza Nascimento. Peço a todos que tenham conhecimento de casos de maus tratos, junte provas e registre todo e qualquer crueldade contra animais na Delegacia de Policia Civil do Bairro Jardim Brasilia. Vou acompanhar os desdobramentos”, conclui o vereador.

NASCIMENTO FALA SOBRE A MATÉRIA DA TRIBUNA QUE APONTA USO DO CARRO OFICIAL DA CÂMARA.

DEU NA TRIBUNA DE 07/04: O ranking de viagens é liderado pelo vereador Carlos Nascimento (PT), com 34 requisições.
Primeiro colocado no ranking de viagens, o vereador Carlos Nascimento (PT) entregou semana passada à reportagem da Tribuna, relatório onde constam os destinos para os quais viajou e os gastos em cada uma dessas viagens. No documento consta que todos os destinos estão relacionados a trabalhos inerentes ao cargo que ocupa.
“Quando entrevistado sugeri ao repórter que a Tribuna não só publicasse as viagens como também o relatório minucioso de cada viagem. Com isso eu teria a oportunidade de publicizar melhor ainda meu trabalho na Câmara. Neles constam todos os temas que trabalhei mais que isso, vou entrar com proposta de projeto de Resolução que determine a publicação destes relatórios no site da Câmara. Estou levantando todos estes relatórios na secretaria e os publicarei aqui. Não ha nada a esconder e muito a demonstrar. Importante também esclarecer que não temos nenhuma verba de viagem ou representação. Alimentação, estadias, lanches meu e do motorista ou de eventuais acompanhantes são de minha alçada, por tanto viajar sem um assunto relevante nunca é vantagem, pois ha gastos próprios”, esclarece Nascimento.

DESVIOS PARA OBRAS NA VICINAL DE BUENO SÃO ALVOS DE RECLAMAÇÕES.

Apesar de serem esperadas há tempos, as obras de recapeamento da Estrada Vicinal Graciano Ressurreição Affonso (ARA-080), que liga Araraquara a Matão, estão gerando reclamações de motoristas e vizinhos que incomodados, procuraram o vereador Nascimento. Eles apontam problemas nas vias para as quais o trajeto foi desviado, pedrisco e muita poeira prejudicam os veículos e incomodam os motoristas e moradores vizinho.
Nascimento pede urgência nas obras e que a prefeitura de infraestrutura para minimizar os transtornos aos moradores como, compactação da via de desvio, água para combater a poeira e outras providências que julgar necessárias.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

AGENTES EDUCACIONAIS BUSCAM VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA

Vereador Nascimento coloca seu gabinete à disposição para encaminhamento das reivindicações

Fonte: www.cmararaquara.sp.gov.br
Por Kiko Luiz

Apresentar uma gama de reivindicações, mas acentuando a necessidade de se expor ideias que complementassem essas reivindicações, foi à tônica da discussão envolvendo cerca de 50 profissionais Agentes Educacionais em reunião realizada na noite de quinta-feira, 12, no Plenário da Câmara Municipal. A reunião contou ainda com a presença do vereador Carlos Nascimento (PT), o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (SISMAR), Valdir Teodoro, e representantes da Associação dos Professores da rede municipal.
A reformulação do Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos dos Servidores (PCCV) com a criação de um capítulo específico para os Agentes, definindo funções, foi um dos temas abordados, pois até o momento existe em comum na categoria apenas o fato do trabalho ser direcionado ao alunato, ou corpo discente, permitindo que a disparidade na atuação acabe comprometendo a qualidade do serviço. No momento atual o agente exerce funções que é do professor, transformando-se na espinha dorsal do funcionalismo público.
A reunião mostrou pontos importantes, a preocupação de todos em não dividir ou enfraquecer a categoria, e acentuou a necessidade da categorização, delimitando a função de cada um, atenção para com a jornada de trabalho de trinta horas semanais, a criação da função Agente Educacional Coordenador, vencimentos, critérios de promoção, e horas para preparar atividades.
Outro ponto importante será a absorção dos Agentes Educacionais pela Associação do Magistério, sem a característica de segregar, mas atuando junto ao SISMAR.
O vereador Nascimento afirmou na oportunidade que o assunto educação o interessa.
Graduado em Direito e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e assessorado por seu chefe de Gabinete, professor Agnaldo Martins, o vereador Nascimento afirmou que sua presença na reunião era “para se colocar a disposição como facilitador do processo, isto pela disponibilidade que temos a estruturação do gabinete. Já enviamos questionamentos a vários municípios e cremos que em breve espaço de tempo, teremos muitos subsídios, visualização do que ocorre em outras cidades e a possibilidade de tirar uma planificação melhor para Araraquara”.
Alertou o vereador para que todo assunto conversado seja transformado em pauta de reivindicações. “Nossa função é criar condições para agilizar o processo e a possibilidade de se construir novas formas na gestão pública araraquarense para os Agentes Educacionais”.
Nascimento explicitou ainda a necessidade de se buscar colocar no Orçamento do próximo ano as reivindicações, lembrando que a funcionalidade da categoria é próxima a dos professores, e alertando que tais discussões se iniciarão muito em breve na Câmara.
Uma nova audiência com todos os agentes deve ser agendada para os próximos dias.