quinta-feira, 10 de março de 2011

NASCIMENTO PROPÕE ESCOLA LIVRE DE CINEMA E VÍDEO EM ÁREA DO CINE CORAL.

Por Roberto Schiavon
O vereador Carlos Nascimento (PT) defende articulação dos poderes Executivo e Legislativo locais com o Ministério da Cultura (MinC) para abertura de uma Escola Livre de Cinema e Vídeo em Araraquara. Ele deu a sugestão durante debate na sessão de terça-feira, 22 de fevereiro, sobre a preservação do imóvel do antigo Cine Coral, na Avenida Sete de Setembro. “Podemos transformar algo ruim, que é o abandono de uma área importante para a cidade, em uma proposta concreta”, disse o vereador.
Ele citou exemplos de iniciativas que colocaram a cidade na vanguarda cultural do interior do Estado, como a abertura da Escola Municipal de Dança e do curso de técnico-ator, que permite aos profissionais da área o reconhecimento do ofício em carteira de trabalho. “Quando tratamos de recursos públicos, devemos fazer com a frieza necessária, propondo ações efetivas, que valorizem o papel do vereador de facilitar as iniciativas da sociedade”, acrescentou.
Coral
A proposta de Nascimento surgiu durante discussões a respeito da utilização do prédio do antigo Cine Coral para atividades culturais ou mesmo para a reabertura do cinema, que funcionou no local até o início da década de 90.
Durante a sessão, o advogado Benedito Salvador Carlos, o Benê, utilizou a Tribuna Popular para falar em nome do movimento de artistas e intelectuais que defende a preservação do imóvel do Cine Coral, importante parcela da história da cidade, mais especificamente do bairro do Carmo. “Não temos um projeto para o local. Nosso movimento apenas pede que a área seja usada para abertura de um centro cultural e a história seja respeitada”, disse Benê.
Após sua fala, Nascimento ressaltou que a campanha pelo resgate do Cine Coral tem total apoio do movimento “Tome Partido pela Cultura” que reúne artistas locais defensores do aumento de 1,8% para 3% do repasse orçamentária municipal à cultura. “Temos de reconhecer que a cidade é um pólo cultural importante e que o Poder Público deve promover ações na área. Hoje os cinemas estão concentrados em shoppings, por isso, a população da periferia não tem o costume de freqüentá-los”, concluiu o vereador.

quarta-feira, 9 de março de 2011

NASCIMENTO APRESENTARÁ NA PRÓXIMA SESSÃO O PROJETO DE LEI QUE TRARÁ MAIS SEGURANÇA NAS “SAIDINHAS” DOS BANCOS.

Trata-se do Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de as agências bancárias e instituições financeiras a instalarem câmeras de vídeo na área externa de suas agências.
A necessidade da Lei se justifica porque nossa cidade vem registrando inúmeros casos de uma prática que ganhou destaque nos meios de comunicação, conhecido nos meios policiais como “Saidinha de Banco”. O crime sempre ocorre na rua, após a vítima realizar saques em dinheiro em agências bancárias.
Os criminosos geralmente agem em duplas. Um fica no interior da agência observando os clientes, quando percebe uma vítima em potencial, avisa por telefone celular ou outros meios, o comparsa que está de campana na rua aguardando a dica. De forma inesperada, o cliente é surpreendido a poucos metros da agência em que realizou a operação financeira, sendo obrigado a entregar o dinheiro sob ameaça, geralmente por arma de fogo. Os criminosos fogem a pé ou de motocicleta. A ação é tão rápida e surpreendente que na maioria das vezes, ninguém consegue identificar com precisão os autores do crime, ficando a vítima com o prejuízo financeiro e seqüelas psicológicas.
As autoridades policiais temem a ocorrência de latrocínio em decorrência da reação da vítima e até mesmo os conhecidos “seqüestros relâmpagos”.
Como as agências dispõem de sistemas de segurança interna com vigilantes armados, portas giratórias com detector de metal e câmeras de vídeo, os assaltantes adaptaram suas ações para as imediações, onde a segurança é ineficiente.
Com a instalação de câmeras de vídeo na área externa das agências, espera-se que seja coibida a prática dos delitos mencionados, pois os criminosos poderão ser identificados, facilitando assim o trabalho da polícia.

O PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÁREA PARA A AMPLIAÇÃO DA COOPERATIVA ACÁCIA COMEÇA A SE CONCRETIZAR.

A Câmara Municipal aprovou na sessão desta terça-feira (01/03) a desafetação de uma área pertencente ao município para posterior doação à Cooperativa Acácia de Catadores, Coleta Triagem e Beneficiamento de Materiais Recicláveis de Araraquara. Segundo a proposta, o terreno será utilizado para instalação da sede da Acácia, que trabalha no desenvolvimento de atividades de coleta, triagem, reciclagem, processamento, beneficiamento e comercialização de sucata e resíduos sólidos urbanos in natura ou reciclados. A Acácia está consolidada na cidade e há anos e vem “desenvolvendo e contribuindo para a preservação do meio ambiente e à economia local.
Na festa do 9º aniversário da Cooperativa Acácia, realizada em novembro do ano passado, o assunto “doação de área” foi abordado pelo Vereador Nascimento em conversa com o prefeito Marcelo Barbieri. Nascimento já havia protocolado um requerimento solicitando do Executivo Municipal a isenção do pagamente do ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, o que permitiria a compra de mais equipamentos, contratação de mais funcionários e melhorias nas condições de trabalho dos catadores. A Acácia gasta mensalmente com o ISSQN R$2.468,81 somando no ano o total de R$29.625,72.
A presença do prefeito no evento realizado nas dependências da entidade sem dúvida foi muito importante, pois pode sentir a real necessidade de ampliação do espaço o que com certeza contribuiu na decisão tomada este ano.
“É muito importante que o Chefe do Executivo estude todas essas possibilidade, da isenção do imposto e a doação de área, pois a Cooperativa vive com dificuldades, mas busca com constância proporcionar inclusões sociais. A cooperativa Acácia tem cumprido com responsabilidade e alcançado as metas estabelecidas pelo DAAE – Departamento Autônomo de Água e Esgoto, no convênio de arrecadação dos materiais recicláveis, colaborando com o desenvolvimento e qualidade de vida na cidade”, afirmou o Vereador Nascimento.

NASCIMENTO CEDE ENTREVISTA AO PROGRAMA VEREADORES EM AÇÃO DA TV CÂMARA.

Tv Câmara


O programa de fomento do setor de Comunicação da Câmara Municipal de Araraquara, implementado pela nova mesa diretora do legislativo com o apoio de todos os vereadores da Casa.


Assista à primeira entrevista do vereador Nascimento e aproveite para conhecer um pouco do vereador e seu trabalho:

http://www.camara-arq.sp.gov.br/pagina/?idpagina=71

NASCIMENTO PARTICIPA DO PRÊMIO DAS CRIANÇAS DO MUNDO PELOS DIREITOS DA CRIANÇA.

Nascimento participa do programa The World’s Children’s Prize (Prêmio das Crianças do Mundo) desde 2007 quando recebeu o certificado de participação. Lembrando que em Araraquara, o vereador Nascimento tem se destacado na luta de combate à violência e trabalho infantil e ao fortalecimento do Orçamento Criança.
O Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança é um programa de comunicação e educação mundial que conecta pessoas de todos os lugares através do que elas têm em comum – a humanidade.
O Prêmio Crianças do Mundo, que visa contribuir para um mundo mais humano, é o maior programa anual de educação do mundo para os jovens sobre os direitos da criança, a democracia, o ambiente global e amizade.
Mais de 53.500 escolas, com 24 milhões de alunos em 101 países estão envolvidos. As crianças que participam e adquirirem fé no futuro e uma chance de exigir o respeito pelos seus direitos. Na votação global, as crianças decidem quem vai receber o seu prestigioso prêmio por seu trabalho único para os direitos da criança. Mais de sete milhões de crianças votaram na última votação global.
Para entender o programa e como participar, acesse o link:
http://www.worldschildrensprize.org/wcpprogram

NASCIMENTO APRESENTOU REQUERIMENTO SOLICITANDO INFORMAÇÕES DA ARENA DA FONTE.

A Arena da Fonte esteve na pauta da Sessão Ordinária da Câmara desta terça-feira. O vereador Carlos Nascimento (PT) fez requerimento solicitando informações e documentos que detalhem dos valores arrecadados e gastos no estádio.
O vereador questiona o custo para a manutenção do espaço, o valor arrecadado pela Prefeitura e pela Morada do Sol S.A., empresa que gerencia o estádio, além do lucro aferido pela Arena desde sua inauguração.
O assunto foi levantado pelo vereador depois que a coluna Faro Fino, da Tribuna Impressa, assinada pelo jornalista Luís Augusto Zakaib no último sábado, revelou que as mesmas informações foram negadas à reportagem.
Nascimento aponta que a Arena é de grande importância para o município por conta de sua utilidade pública. O requerimento será oficiado ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) e à coordenadora de Turismo, Eneida de Toledo Miranda.
Veja a matéria de Zakaib:
http://www.araraquara.com/noticias/cidade/2011/02/19/farofino.html

TOME PARTIDO PELA CULTURA

A campanha pelo repasse de 3% do Orçamento da Prefeitura para a cultura ganhou seu lema, definido em reunião realizada na Câmara Municipal: Tome Partido Pela Cultura. Será este o slogan do movimento, capitaneado pelo vereador Carlos Nascimento (PT), que tem como primeiro desafio aumentar dos atuais 1,8% para 3% o repasse do Orçamento Municipal para a área da cultura. “Temos feito reuniões sistemáticas no Plenário da Câmara. Queremos a participação cada vez maior de artistas, vereadores, partidos políticos, sindicatos e demais segmentos da cidade”, declarou Nascimento.
Além do slogan, os artistas integrantes do movimento também criaram um blog para divulgar a campanha, que pode ser acessado no endereço www.tomepartidopelacultura.blogspot.com.
A próxima reunião ficou marcada para o dia 14 de março, às 17 horas na Câmara Municipal de Araraquara. Todos os praticantes ou simpatizantes de qualquer seguimento cultural estão convidados a participar e integrar o movimento.

NASCIMENTO INDICA AO PREFEITO A CRIAÇÃO DA SEMANA LÉLIA ABRAMO.

Nascimento indicará ao prefeito Marcelo Barbieri, a criação da “Semana Lélia Abramo” no mês em que se comemora o aniversário da atriz. Ela nasceu no dia 8 de fevereiro de 1911 na cidade de Torraca, Itália e veio para o Brasil com a família ainda criança. A atriz ítalo-brasileira Lélia Abramo recebeu da família e amigos uma linda homenagem pelo centenário de seu nascimento no Teatro de Arena Eugenio Kusnet em São Paulo.
Nascimento pretende que na Semana Lélia Abramo, haja diversas atividades culturais como exposições de artes e artesanato, apresentações de dança, música, cinema e teatro e oficinas culturais para toda a população.
Veja a matéria publicada no jornal O Imparcial sobre o centenário Lélia Abramo e conheça um pouco da vida e trabalho dessa atriz que participou de 27 telenovelas, catorze filmes e vinte e três peças de teatro, tendo convivido com grandes nomes do teatro paulista, como Gianni Ratto e Gianfrancesco Guarnieri, com quem estreou nos palcos em 1958 em Eles não Usam Bla- ck-Tie.
http://www.jornaloimparcial.com.br/?p=17740

VAMOS TRAZER O ITA PARA NOSSA CIDADE


Foi criado na internet o site www.cidadaoararaquarense.com.br com o objetivo de conseguir um abaixo assinado pedindo as autoridades competentes a instalação em Araraquara de um campus o: ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

O ITA
Informações Gerais
Legislação

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica, criado pelo Decreto no 27.695, de 16 de janeiro de 1950, definido pela Lei nº 2.165, de 05 de janeiro de 1954, é uma Instituição Universitária especializada no Campo do Saber Aeroespacial, sob a jurisdição do Comando da Aeronáutica (COMAER), a qual tem por finalidade promover, por meio da educação, do ensino, da pesquisa e da extensão, o progresso das ciências e das tecnologias relacionadas com o Campo Aeroespacial e a formação de profissionais de nível superior nas especializações de interesse do COMAER e do Setor Aeroespacial em geral.

Missão do ITA
Ministrar o ensino e a educação necessários à formação de profissionais de nível superior, nas especializações de interesse do campo Aeroespacial, em geral, e do COMAER, em particular;
Manter atividades de graduação, de pós-graduação stricto sensu, de pósgraduação lato sensu e de extensão;
Promover, através da educação, do ensino e da pesquisa, o progresso das ciências e das tecnologias relacionadas com as atividades aeroespaciais

Saiba mais sobre o curso e assista ao vídeo em www.cidadaoararaquarense.com.br .