segunda-feira, 20 de setembro de 2010

NASCIMENTO, UM ÍCONE NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE

Foto: Vereador Nascimento e Adriana Imparato, coordenadora do programa Rede Amigos da Amazônia (RAA), da ONG ambientalista Greenpeace.

O vereador Nascimento é responsável pelo projeto ‘Cidade Amiga da Amazônia’ em Araraquara, sendo o 37° município brasileiro a aderir ao programa do Greenpeace, membro da Frente Parlamentar coordenada pelo SOS Mata Atlântica e ativista de diversos movimentos em defesa do meio ambiente.
Autor do Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade das fontes emissoras de dióxido de Carbono (CO2) da cidade, comprovarem o plantio e a manutenção de árvores, com o objetivo de mitigação do efeito estufa.
Todas essas ações tem feito do vereador Nascimento um ícone na proteção do meio ambiente em Araraquara e não poderia deixar de contribuir com o Dia da Árvore.
“O nosso mandato tem ao longo dos anos estimulado o plantio de árvores, seja em pequenas propriedades urbanas, grandes propriedades rurais e principalmente às margens de córregos, nascentes e rios”, esclarece Nascimento.
Se você presenciar algum desmatamento aparentemente irregular, denuncie aos postos relacionados abaixo:
• Central de Meio Ambiente – Fone: 0800 774 0440
• Polícia Ambiental – Fone: (16) 3331-3797
• Secretaria Municipal de Meio Ambiente: (16) 3301-9000
• Ou em nosso gabinete: (16) 3301-0615

21 de setembro – Dia da Árvore.

Fonte: http://www.diadaarvore.org.br/

No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, em 24 de fevereiro de 1965, formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.

7 BILHÕES DE ÁRVORESDesenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, a Campanha "Plante 7 Bilhões de Árvores" é um projeto mundial com o objetivo de encorajar o plantio de árvores nativas e de árvores que são apropriadas ao meio ambiente local, com o apoio de cidadãos e governantes.
O Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente existe desde 1972, como a agência da ONU que catalisa as ações brasileiras e internacionais que visam à proteção do meio ambiente por meio do desenvolvimento sustentável.

NASCIMENTO REUNI-SE COM O MP PARA TRATAR DA LUTA CONTRA OS AUMENTOS ABUSIVOS NO PREÇO DO ÁLCOOL COMBUSTÍVEL.

O vereador Carlos Nascimento reuniu-se nesta quinta feira 16/09 com o promotor público Raul de Mello Franco Junior, para relatar ao MP o trabalho que vem fazendo para estabelecer novos mecanismos de controle da qualidade assim como acompanhamento dos preços do álcool combustível em Araraquara.
Para o vereador, o assunto deve ser tratado com cautela e respeito à entidade que congrega os postos. “Há fatos que chamam a atenção e merecem a intervenção do Legislativo” e diz mais, “é inconcebível que os preços continuem a ser reajustados sem que os consumidores tenham maior conhecimento de como se apuram os elementos que compõe o preço final”.
Além disso, o alinhamento dos preços em todos os postos demonstra a falta de concorrência em detrimento do consumidor. Em síntese pela proposta, Nascimento buscará construir com o apoio do Ministério Público e do executivo municipal o fortalecimento do Codecom que em parceria com a Agência Nacional do Petróleo receberá capacitação específica para fiscalizar com maior freqüência a qualidade e a composição do preço final.
Nascimento buscará ainda editar uma cartilha popular de esclarecimento a população buscando criar através do consumidor as condições para forçar uma melhor e maior concorrência com preços mais justos e adequados.
O trabalho segue agora reforçado pela intervenção do Ministério Público. Na próxima sessão de terça Nascimento apresentará requerimento solicitando que o Ministério da Justiça através de sua secretária de proteção ao consumidor intervenha também em Araraquara estendendo suas investigações já instauradas em Ribeirão Preto também contra a instauração de cartel nos preços de combustíveis.

EM SESSÃO TUMULTUADA, BANCADA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES TENTOU ADIAR A VOTAÇÃO DO P. L. DA PREFEITURA.

"Sessão ordinária do dia 14 de setembro de 2010."

Foto: Daniel Barreto


O vereador Carlos Nascimento (PT) reivindicou que a votação do projeto de redução das faltas abonadas fosse adiada, para reabertura do diálogo entre servidores e Executivo, visando a discutir os problemas ocorridos na educação. Para ele, os cerca de 10% de faltosos não podem sobrepor os 90% que não faltaram no período apontado pela Prefeitura.
A proposta de abonar 6 faltas no ano, foi ofertada aos servidores públicos pelo prefeito Marcelo Barbieri, como parte do acordo que interrompeu a greve deflagrada no começo deste ano.
"Esta Casa nunca tirou direitos dos trabalhadores. O prefeito não deu nada, este direito foi conquistado com uma greve histórica. Nenhum prefeito consegue governar afrontando o servidor público", acrescentou.
Antes de iniciada a discussão da proposta, a sessão foi interrompida por cerca de 20 minutos, mas os vereadores não chegaram a um consenso sobre a matéria. A bancada do PT sugeriu vista e adiamento da votação, mas por duas vezes os pedidos foram rejeitados por 8 a 4 e o projeto do Executivo foi aprovado pelo mesmo placar e desta forma reduz de 6 para 3 faltas abonadas ao ano, sendo 1 para cada quadrimestre não acumulativas.

VEREADOR NASCIMENTO ARTICULA PROJETO ATLETA CIDADÃO


O vereador Nascimento articula criação de programa que atenda ao atleta amador, buscando garantir a viabilidade de transporte. A proposta surgiu a partir de reuniões com as associações, da cidade, que trabalham com a organização, difusão e incentivo ao esporte, são categorias como o atletismo, o basquete de base, o rúgbi, entre outras.
Incentivador do esporte amador Nascimento tem trabalhado para o fortalecimento de esportes que envolvam crianças e adolescente numa formação esportiva, mas, sobretudo cidadã. “Tenho apoiado as associações que buscam fazer da pratica esportiva o caminho também para uma formação cidadã”, afirma Nascimento. O projeto busca estimular nos jovens a prática da cidadania, bem como um papel protagonista no sentido de zelar pelo patrimônio público e o respeito ao outro.
“Queremos que nossos jovens, alem da esportividade, também desenvolvam um espírito de solidariedade e cidadania, preservando o bem público e orientando aos seus amigos e amigas a fazer o mesmo, constituindo essa prática como uma ação de cidadania por parte deles. Que seria uma contrapartida desses para com quem os apóia”, conclui Nascimento.

NASCIMENTO INTERMEDIARÁ REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS PARA ACABAR COM IRREGULARIDADES.

Com o sancionamento da Lei, cujo Projeto de Lei é de autoria do vereador Carlos Nascimento (PT) e dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de sanitários e bebedouros nas agências bancárias e similares, as mesmas têm o prazo de seis meses para se adequarem, inclusive com adaptações para atender portadores de necessidades especiais.
De acordo com Nascimento, todos os bancos da cidade terão que se adequar à lei. Levantamento feito pelo parlamentar mostra que, hoje, na maioria das agências bancárias, quem precisa ir ao banheiro tem que sair do local ou pedir para usar o vestiário dos funcionários. "Nenhum banco está adequado. Um ou outro tem banheiro, mas não está totalmente adaptado para receber portadores de deficiência", afirma Nascimento.
Com o objetivo de fazer valer a lei, a Câmara Municipal, através de solicitação do vereador Nascimento, irá mediar reunião com representantes de agências bancárias, Ministério Público (MP) e Conselho de Defesa do Consumidor e Mutuário (Codecom).
Com a reunião, o vereador espera estabelecer com os representantes dos bancos um acordo que deverá incluir também outras questões, como o limite do tempo de espera para atendimento, hoje estipulado em 15 minutos nos dias normais e, no máximo, 30 nos períodos de grande movimento, como o quinto dia útil de cada mês e vésperas de feriados. Outro ponto a ser acordado é a obrigatoriedade de os bancos oferecerem guarda-volumes. "Melhorou bastante essas questões, mas ainda há alguns casos de desrespeito em que o cliente espera bem acima desse tempo limite", diz Nascimento.

LEI QUE OBRIGA A INSTALAÇÃO DE SANITÁRIOS PÚBLICOS E BEBEDOUROS EM BANCOS É SANCIONADA

Após ser aprovado pelo plenário da Câmara Municipal na sessão ordinária realizada em 17 de agosto último, o Projeto de Lei do vereador Carlos Nascimento tornou-se Lei Municipal (7.322), após ser sancionado pelo prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) e já publicada nos Atos Oficiais do município. O texto dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de sanitários masculinos e femininos devidamente sinalizados além da instalação de bebedouros de água, destinados ao público que se utiliza das dependências de agências bancárias e similares do município.
“As adequações técnicas a serem promovidas agora pelas instituições bancárias, em muito irão beneficiar a população usuária dos serviços bancários que permanece em tempo considerável em suas dependências, sem locais adequados para as suas necessidades pessoais”, esclareceu Nascimento.