sexta-feira, 19 de agosto de 2011

DIA 22 DE AGOSTO ARARAQUARA COMPLETA 194 ANOS. PARABÉNS MORADA DO SOL


O VEREADOR NASCIMENTO RETOMARÁ DISCUSSÃO SOBRE PÁTIO ZERO NA CIDADE.

Fonte: www.camara-arq.sp.gov.br
Por: Maria Luiza Rosato


O vereador Carlos Nascimento (PT) anunciou essa semana que irá retomar a discussão sobre o compartilhamento do Pátio Zero com as entidades do município, especificamente a UDEFA – União dos Deficientes Físicos de Araraquara. A intenção do vereador é fazer uma gestão entre Poder Público e entidade filantrópica, fazendo com que os recursos financeiros sejam melhores distribuídos, por meio do funcionamento desta atividade.
Segundo Nascimento, uma das principais críticas da população é com relação ao valor cobrado pelas diárias, quando algum veículo é guinchado e levado ao Pátio. “Fora o pagamento das diárias, existe também a realização dos leilões, que servem como mais uma fonte de lucro rotineiro dentro do Pátio”, afirmou Nascimento.
O Pátio vem sendo explorado por uma empresa privada, que é responsável por todo o armazenamento dos veículos apreendidos, tanto pela Polícia como pela Justiça. O vereador chegou a colocar que o Pátio poderia ser também municipalizado novamente para que sua gestão possa ser compartilhada com alguma instituição da cidade, que na visão de Nascimento, a mais adequada seria a UDEFA. “A entidade UDEFA já nos ajudou muito na construção desse caminho que trilhamos nesse aspecto”, disse Nascimento.

CÂMARA MUNICIPAL APROVA PROJETO DE LEI DO VEREADOR NASCIMENTO QUE PROÍBE O USO DE EQUIPAMENTOS SONOROS NO TRANSPORTE COLETIVO MUNICIPAL.

Os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara aprovaram na sessão desta terça-feira (16/08), a proibição do uso de qualquer tipo de aparelho de som nos transportes coletivos no município, exceto se utilizados os fones de ouvido. O projeto é de autoria do vereador Carlos Nascimento. ser sancionado pelo prefeito Marcelo Barbieri.
Nascimento justifica que a lei foi criada devido à freqüência com que parte de usuários da rede de transporte coletivo do Município de Araraquara, tem feito uso de aparelhos sonoros, principalmente celulares, pela configuração “alto falante”. Este comportamento tem incomodado e atrapalhado as outras pessoas presentes naquele espaço coletivo violando o respeito à individualidade. Este projeto tem o objetivo de provocar consciência e respeito entre os munícipes nesta circunstância.
Para que o projeto aprovado na Câmara passe a ser Lei e possibilite a sua aplicação, é necessário o sancionamento por parte do prefeito Marcelo Barbieri.

Processo para escolha do homenageado com o 7º Prêmio Zumbi dos Palmares já foi iniciado.

Nascimento lembra que entidades farão a indicação do homenageado e a escolha caberá ao Comcedir

Por Chico de Assis

Em novembro, mês da Consciência Negra, será entregue o 7º Prêmio Zumbi dos Palmares, homenagem instituída pela Câmara Municipal de Araraquara por meio de Decreto Legislativo, no ano de 2004. O objetivo do prêmio é reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas ou entidades que lutam pela defesa dos direitos dos negros pelo combate ao racismo e ao preconceito étnico racial. Além disso, é também um incentivo às ações da sociedade civil em defesa dos direitos humanos e pela igualdade racial.
Ao instituir o prêmio, a Câmara Municipal também firmou seu compromisso na defesa dos direitos das pessoas negras e na busca da igualdade entre os indivíduos. Mesmo sendo de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal, a sugestão para a criação deste prêmio partiu do vereador Carlos Nascimento (PT).

Homenageados [Foto: A primeira homenageada, Maria Nazaré Salvador. Ainda na foto o vereador Nascimento e Kiko Luiz premiado em 2009]

A primeira premiação ocorreu no ano seguinte, 2005, sendo homenageada a socióloga e professora Maria Nazaré Salvador, reconhecida pelo seu trabalho no resgate da cultura, história e religiosidade da população negra. Em 2006, o prêmio foi conferido a Ivone Camargo, que dedicou a vida à religiosidade e à construção da Escola de Samba “Estrela de Vila Santana”.
Na 3ª edição, em 2007, o prêmio foi conferido a Luiz Cláudio Barcelos, que dedicou grande parte de sua vida à militância no movimento negro e à prática de sua espiritualidade. Em 2008, o prêmio foi conferido a Lúcio José Maria, músico de instrumentos de sopro que enfrentou preconceitos no início de sua carreira e, atualmente ensina voluntariamente sua arte para crianças.
Em 2009, o prêmio foi entregue ao jornalista, Francisco Luiz Salvador, o Kiko Luiz, que entre várias lutas como militante dos movimentos negros, foi um dos fundadores do GANA (Grupo de Arte Negra de Araraquara) e atualmente está presidente do Comcedir (Conselho Municipal de Combate a Discriminação e ao Racismo) de Araraquara. O VI Prêmio Zumbi dos Palmares, em 2010, foi concedido a José Carlos Anselmo da Costa, o Ziza, pintor letrista, pesquisador musical e locutor.
A escolha já começou
O processo de escolha do homenageado deste ano já está em andamento. O vereador Carlos Nascimento solicitou à Câmara Municipal, que as entidades da sociedade civil de Araraquara, especialmente universidades, sindicatos, associações, clubes de serviços, e tantos outros que partilham da luta pelo combate ao racismo e aos preconceitos, e ainda incentivam e realizam ações em defesa dos direitos humanos e pela igualdade racial, para que indiquem pessoa ou entidade que se destaque por sua atuação em defesa dos direitos dos negros e negras e no combate ao racismo. A indicação deve ser feita até o dia 17 de outubro.
A definição do homenageado será feita, mediante escolha, pela maioria dos integrantes do Comcedir (Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara). A entrega do “Prêmio Zumbi dos Palmares” será realizada em Sessão Solene da Câmara Municipal de Araraquara a Zumbi dos Palmares, por ocasião da celebração do Dia da Consciência Negra, comemorado em Novembro.
“Fico satisfeito com a continuidade deste processo de reconhecimento aos homens e mulheres que lutam contra e discriminação e pela igualdade das pessoas. Só evoluímos quando reconhecemos as injustiças praticadas e partimos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, comenta Nascimento.
Zumbi dos Palmares
Líder do quilombo dos Palmares, Zumbi nasceu em 1655, em Palmares, atual estado de Alagoas. Era descendente dos guerreiros imbangalas, de Angola. Embora tenha nascido livre, foi capturado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue ao padre católico Antonio de Melo em Porto Calvo, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa.
Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo, onde adotou o nome de Zumbi. Comandava as tropas do quilombo governado por Ganga Zumba. Em 1678, alcançou a liderança do quilombo, e combateu os portugueses durante 14 anos. Zumbi foi capturado e morto degolado em 20 de novembro de 1695. Palmares era uma comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.
Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

NASCIMENTO ARTICULA APOIO PARA O ESPORTE ARARAQUARENSE.

Vereador trabalha na busca por recursos e parcerias visando fortalecer as mais variadas modalidades.

Fonte: www.folhacidade.com.br

O vereador Carlos Nascimento (PT) espera obter apoio de empresas privadas e da sociedade civil para as mais as mais diversas modalidades esportivas de Araraquara nos moldes da parceria que está sendo articulada com a CPFL Paulista para ajudar a Ferroviária. “É um modelo simples e prático e que pode ser de grande importância para ajudar a nossa Ferrinha”, afirma.
Nascimento explica que a meta é criar planos para pessoas físicas e jurídicas interessadas em colaborar com uma ou mais modalidades esportivas. Com a CPFL Paulista a ideia é que o valor a ser destinado à Ferroviária esteja embutido na conta de luz. “Estamos mantendo contatos com as gerências da CPFL em Araraquara e em Campinas para encontrarmos o melhor meio para viabilizar a parceria. As conversas estão adiantadas”, diz.
O parlamentar conta que a ideia já foi apresentada para a diretoria da S.A., dirigentes da Associação Ferroviária de Esportes (AFE), empresários e para o grupo de torcedores que elaborou um projeto de marketing com uma série de ações voltadas à obtenção de apoios e recursos para o futebol profissional araraquarense. “Agora, depende deles a elaboração de um projeto e levar para a cidade“, observa.
Com base nesta ideia, Nascimento revela que o objetivo agora é ampliar para outras modalidades. “O basquete está lutando com muita determinação e, apesar de todas as dificuldades, já deu mostras de que está vivo e forte, mas ainda precisa de apoio. Podemos pensar em alternativas para abranger o máximo de modalidades possíveis”, enfatiza.
Carlos Nascimento declara que o plano de marketing elaborado pelos torcedores afeanos serviu como motivação para “desenvolver facilitações, como descontos no comércio e em restaurantes e sorteios de brindes, por exemplo, para aqueles que aderirem ao projeto”. Na opinião do vereador, “devemos criar novas perspectivas para a organização do esporte em Araraquara”.
Nascimento revela que já foi procurado por esportistas de Americana e de Bauru para conhecerem detalhes das iniciativas que estão tomadas. “São ideias boas e viáveis que já estão ecoando em outras cidades. É um trabalho para aproximar os empresários, as famílias e os cidadãos araraquarenses dos esportistas e daqueles que amam e trabalham pelo esporte”, conclui o parlamentar.

CIDADE TEM 509 VAGAS ABERTAS, MAS CARECE DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS.

Fonte: www.araraquara.com
A falta de qualificação provoca demora de até dois meses no preenchimento de vagas em aberto no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara, segundo o gerente da unidade e do Banco do Povo, Edmilson de Oliveira Bueno. "Não há trabalhadores qualificados em número suficiente para atender à demanda", explica Bueno. O resultado disso é que, apesar da divulgação freqüente do número de empregos à disposição no posto e em outros programas públicos de recolocação profissional, elas não são preenchidas rapidamente. Ele afirma que, no caso da construção civil, além da falta de profissionais qualificados, há um grande número de trabalhadores que prefere trabalhar por conta própria, com a esperança de obter uma remuneração maior, o que dificulta ainda mais o preenchimento das vagas.
A Usina Fortaleza, indústria de argamassa e revestimento, firmou parceria com o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, para a capacitação das pessoas interessadas em atuar na área de obras e serviços. A capacitação é direcionada para cerca de 400 pessoas, tanto para aquelas que já possuem experiências, bem como para as que não têm. Essas vagas, depois de preenchidas, serão todas direcionadas para treinamento do projeto Clube do Profissional da Construção. Desta forma espera se suprir as demandas do setor da construção civil.
A empresa inaugurou no dia 2 de agosto deste ano, a unidade fabril em Araraquara, às margens da Rodovia Washington Luis, ao lado do Portal das Laranjeiras. A vinda desta indústria para a cidade foi articulada pelo vereador Nascimento, desde os primeiros contatos com a diretoria da empresa, intermediação de área para a construção da unidade, parcerias e outras demandas ao longo do processo.
O PAT realiza atualmente processo seletivo para 131 empresas, em um total de 509 vagas. As funções mais oferecidas são na construção civil, operador de telemarketing, repositor de mercadoria, motorista e auxiliar de limpeza. Para quem tem nível fundamental de escolaridade, há opções como carpinteiro de obras, eletricista de ônibus, mecânico lubrificador, montador de subestação elétrica, operador de retro-escavadeira e tapeceiro.
As ofertas de emprego para nível médio e técnico são para vendedor externo, técnico de manutenção eletrônica, técnico em edificações, operador de telemarketing, programador de sistemas de informação, dedetizador e técnico de impressão pleno. Quem tem nível superior, podem concorrer às vagas de contador, consultor de vendas externas e engenheiro mecânico.
Informações sobre os cursos e vagas de emprego, podem ser obtidas no Ceat/PAT, na Rua Voluntários da Pátria, 2.310, ou pelo telefone (16) 3301-1599.

JANTAR BENEFICENTE APAE 48 ANOS


Data: 26 de Agosto (sexta-feira)
Horário: 20:00 horas
Local: Ginásio da APAE – Av. Paulo da Silveira Ferraz, 999


Buffet Maria Augusta Cardápio: Coquetel, salgados, Arroz, Filé de Frango Grelhado ao molho de champignon e tomate seco, Batata Sotê, Farofa quente, Espaguete ao molho carbonara, Bolo de Aniversário, Café e licor.
Convite R$ 25,00 (individual), crianças de 7 à 12 anos R$ 12,00
Bebidas à parte.

MUSICA AO VIVO: “CHICO´S”

RESERVA DE CONVITES NA SECRETARIA DA APAE COM MARLENE OU PELO FONE 3305-6000.