terça-feira, 1 de dezembro de 2009

NASCIMENTO PARTICIPA DA MARCHA REGIONAL DE ZUMBI DOS PALMARES













O vereador Nascimento participou no dia 20 de uma das atividades mais importantes do mês da consciência negra, a Marcha Zumbi dos Palmares. Ladeados de mães e pais de santo que representaram vários terreiros, evangélicos, católicos dentre outras religiões, também do prefeito e secretários de governo, gestores e militantes do movimento negro, Nascimento destacou em sua fala a necessidade de superação das pessoas e das várias entidades dentre eles os partido políticos de suas adversidades e divergências e da necessidade da busca pela unidade das lutas contra as discriminação racial e contra todo tipo de preconceito. É imaturo aqueles que esvaziam estes momentos ou que não garantam a sua participação em atos como este. Não importa quem organizou ou a forma com que foi organizado, o que importa é que temos que marcar presença constante em todos os espaços e demonstrar nossa luta e força de superação na construção de uma sociedade sem nenhum tipo de preconceito, discursou Nascimento na praça Santa Cruz local de encerramento da marcha. Nascimento destacou ainda sua luta conjunta ao Conselho Municipal para a aprovação do feriado da consciência negra e assinalou que nos últimos anos várias conquistas foram alcançadas com a união dos negros e negras da cidade. No entanto Nascimento destacou ainda que os dados do IBGE apontam que os negros e negras ainda são aqueles que figuram na ponta dos piores empregos, dos piores salários, das piores condições de moradia, dos níveis educacionais o que aponta para novas lutas. Nascimento destacou ainda a necessidade de políticas de afirmação como uma das formas de superação das desigualdades, dentre estas políticas a reserva de 20% de vagas para afros descendentes no serviço público mediante concurso público.

MISSA AFRO CHEGA NA SUA DÉCIMA VERSÃO

Construída inicialmente em discussões entre Nascimento, a companheira Marcinha e a companheira Ester Vaz a missa afro chega a sua décima versão. No início tínhamos a proposta de realizarmos uma missa campal ao exemplo do que foi feito em mariana na lendária missa dos Kilombos, depois chegou-se a formatação da missa afro. Vencidos estes dez anos vamos propor a reflexão conjunta ao movimento negro e recuperarmos a proposta inicial da missa dos Kilombos, uma missa campal com as características afro e o ambiente ideal a nossa cultura e ritos afros, um espaço aberto a participação de todas as religiões de todas as manifestações. Vamos construir esta proposta junto ao Conselho, ao centro de referência afro e a sociedade como um todo. Em 2010 queremos propiciar um grande acontecimento

Nascimento participa da reunião do OCA na Câmara Municipal de Araraquara

Na manhã da última segunda-feira dia 23 de novembro, os integrantes do OCA de Araraquara se reuniram na Câmara Municipal para discutirem as diretrizes das políticas públicas para Crianças e Adolescentes na Saúde Básica. Esta foi mais uma rodada de discussões e consolidação do Oca. O Orçamento Criança é uma luta antiga de Nascimento. O vereador Carlos Nascimento vem lutando há alguns anos pelo Orçamento da Criança e do Adolescente para o município de Araraquara e em todo o país. Na última Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo, que foi realizada aqui em Araraquara, Nascimento conseguiu que fosse deliberado da conferência, no eixo de gestão política, garantir no orçamento público, nas três esferas de governo, percentual fixo e obrigatório para a efetivação das políticas públicas da criança e do adolescente, fiscalizando a implementação através de indicadores de monitoramento e avaliação, tais como o relatório criança e a metodologia orçamento criança.
Já foram realizadas duas outras reuniões da comissão do Oca que além de Nascimento conta com inúmeras outras representações da sociedade civil e do governo municipal. Nascimento já pautou assuntos importantes que devem trazer ganhos na aplicação dos recursos públicos. Na reunião da educação Nascimento apontou a atualidade da vida dos jovens que em sua maioria abandona a escola por motivos socioeconômicos, assim projetando atividades para dar sustentabilidade para o estudante na sua vida e continuar a freqüentar a escola, lembrou também da grande demanda de novas vagas nas creches de Araraquara e sugeriu a construção de novas entidades em bairros onde a população está crescendo e tem projeção futura de crescimento. Já na reunião da cultura o vereador Nascimento destacou o grande apelo que atividades culturais tem na vida dos jovens, influenciando-os ao estudo e a maior procura de enriquecimento cultural, sugestionou para a Secretária de Cultura, Euzânia, que fosse mais aos bairros com projetos culturais e a implementação dessas atividades culturais de forma permanente nos bairros de Araraquara.
Mais recentemente na última reunião que pautou a saúde básica, Maria da Penha, Coordenador de Atenção Básica do município de Araraquara, apresentou em slides o Programa Prefeito Amigo da Criança, e todos os dados dos últimos anos sobre a saúde de crianças e adolescentes do nosso município.
Explanou o Plano Municipal da Saúde, e o vereador Nascimento, que esteve presente na reunião, apontou algumas deficiências do setor Básico de Saúde. Levantou a questão do aumento da mortalidade infantil, frisando que Araraquara tem uma boa rede e estrutura de saúde, porém alertou para a qualidade dos serviços que são oferecidos à população. Debateu os repasses para a saúde básica de Araraquara e a decisão que ainda não equacionaram o valor que este setor necessita para ter uma da qualidade dos serviços e melhor capacitar seus colaboradores. E por fim, Nascimento destacou ainda a inoperância do Governo do Estado que se quer investia os 12% estipulados em lei na saúde o que comprimi ainda mais os municípios inclusive Araraquara.

PROJETO CONTRA A CANA DE AÇÚCAR VOLTA A VOTAÇÃO NESTA TERÇA










Nesta próxima terça volta para votação a proposta apresentada por Nascimento que proíbe o plantio de cana de açúcar num espaço de até 100 metros da última rua urbanizada e cadastrada na prefeitura. Esta medida visa dar maior segurança e bem estar às pessoas que hoje acabam por conviver com cana plantada pelas usinas até praticamente ao lado das casas. Uma situação que traz prejuízos a saúde pela inalação de fuligem, agrotóxicos, defensivos agrícolas, além do incomodo de animais peçonhentos.
Pela lei esta faixa de terra seria utilizada para plantio de outras culturas alimentares sem maiores impactos na vizinhança seguindo os preceitos de plantio em áreas urbanas e fazendo uso de agroecologia.
Mas lamentavelmente parte dos vereadores se colocam contrários a lei o que vai requerer maior esclarecimento destes da importância da lei para nossa comunidade da periferia da cidade. Ajude na mobilização a sessão da câmara começa às 14 horas de terça feira, ou mande e-mail para seu vereador solicitando apoio ao projeto

INAUGURADA A NOVA FÁBRICA DA NESTLÉ EM NOSSA CIDADE

Informações colhidas de: http://www.araraquara.sp.gov.br/Noticia/Noticia.aspx?IDNoticia=1165

Nesta quarta-feira (25) foi inaugurada a nova unidade fabril da Nestlé que produzirá o leite líquido – Ultra High Temperature. A solenidade foi transmitida para as 30 unidades da empresa no Brasil e contou com presença do Presidente da Nestlé do Brasil, do Secretário Estadual de Desenvolvimento, do Superintendente do Ministério da Agricultura em São Paulo, do Prefeito Municipal, Secretários, Vereadores e outros convidados.
Com a previsão de faturamento na ordem de R$ 250 milhões por mês, a nova fábrica deverá gerar cerca de R$ 20 milhões de ICMS e mais de 1.600 empregos diretos e indiretos na região além de favorecer mais de 500 famílias de assentados com a demanda gerada para a bacia leiteira do município.
O Vereador Nascimento esteve presente nesta solenidade que marcou mais uma grande conquista para a nossa cidade.

O PREFEITO MUNICIPAL ASSINA ESCRITURA DE DOAÇÃO DE ÁREA PARA USINA FORTALEZA













Depois da solenidade simbólica de doação de área realizada dia 29 de outubro, no auditório do Sesc Araraquara com a presença de várias autoridades e uma bela apresentação do Grupo Urucun de Teatro Experimental (GUTE), foi realizado ontem (26/11) o ato de assinatura oficial da Escritura de Doação de Área para a Construção da unidade fabril da Usina Fortaleza Indústria e Comércio de Massa Fina Ltda. em Araraquara.
A Usina Fortaleza será instalada em área de 28 mil metros, sendo que 20 mil serão utilizados para a construção da usina e outros 8 mil metros quadrados serão de manutenção de uma reserva legal, a área fica às margens da rodovia Washington Luis entre o Portal das Laranjeiras e o acesso à Usina de Furnas. O investimento para a construção da indústria girará entre 8 e 10 milhões de reais, podendo chegar a 13 milhões de reais em dois anos. A previsão do início de produção, fixado anteriormente em dois anos, foi encurtada para 10 meses, com inauguração anunciada para agosto de 2010

25 DE NOVEMBRO DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA SOBRE A MULHER

O Mundo assinala 25 de Novembro, como o Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher, instituído em 1999, pala Organização das Nações Unidas (ONU). A data foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana.
Em 25 de Novembro de 1991 teve início a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, que propôs 16 Dias de atividades contra a Violência sobre as Mulheres. Os 16 dias começam no dia 25 de Novembro e encerra-se no dia 10 de Dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamado em 1948.
A violência contra a mulher nas suas manifestações física, sexual e psicológica, é um problema de todos e não apenas das mulheres. O combate à violência contra a mulher exige ações integradas em diversos níveis, áreas e instâncias. A violência atinge quatro mulheres por minuto no Brasil. Uma pesquisa realizada em 2001 pela Fundação Perseu Abramo estima a ocorrência de mais de dois milhões de casos de violência doméstica e familiar por ano. O estudo apontou ainda que cerca de uma em cada cinco brasileiras declara espontaneamente ter sofrido algum tipo de violência por parte de algum homem.
Em vários países, começaram a serem postas em práticas políticas públicas, destinadas a enfrentar este grave problema social. Mas as respostas ao problema da violência doméstica, no tocante às políticas públicas, são ainda insuficientes.
A violência contra as mulheres causa enorme sofrimento, deixa marcas nas famílias, afetando as várias gerações, e empobrece as comunidades. Impede que as mulheres realizem as suas potencialidades, limita o crescimento econômico e compromete o desenvolvimento. No que se refere à violência contra as mulheres, não há sociedades civilizadas.

Programa de micro crédito ajuda a mudar a realidade de mulheres

O Indiano Yunes, Prêmio Nobel da Paz de 2006, ficou mundialmente conhecido por ter iniciado um movimento que tirou milhares de pessoas da linha da pobreza. Yunes criou o Grameen Bank, uma instituição financeira que empresta dinheiro aos pobres, não exige garantia, não cobra juros sobre juros, é de propriedade do povo e tem como objetivo acabar com a pobreza no mundo. Em 2006, um levantamento mostrou que 64% das pessoas que inicialmente se encontravam em extrema pobreza saíram dessa situação após cinco anos de empréstimos.
O grande segredo para o sucesso no desenvolvimento do país foi apostar nas mulheres, muitas das quais nunca haviam tido a oportunidade de desenvolver alguma atividade. As mulheres são aconselhadas a começar com algo simples ou com uma atividade em que se sintam à vontade para executar.
O fato de dar poder às mulheres teve resultados positivos em diversos aspectos da sociedade. Os primeiros resultados positivos aconteceram na educação e na saúde. A explicação para esse fenômeno é que, ao contrário dos homens, as mulheres investem na própria família o dinheiro que ganham. Elas procuram garantir o futuro dos filhos, que são os primeiros a serem beneficiados.
“Investir nas mulheres colaborou para as mudanças que tivemos em Bangladesh", resume Yunes.

Vereador Nascimento apóia a organização de empreendimentos e micro crédito para mulheres

A partir de iniciativas como, a organização do Projeto Girassol que é constituído por aproximadamente 20 mulheres artesãs que produzem e vendem seus produtos em praças e eventos em nossa cidade, e da criação do programa de micro crédito assistido, voltado prioritariamente para mulheres arrimo de família e vítimas de violência doméstica, que garantiu recursos na lei orçamentária anual, Nascimento busca contribuir para a superação dessa perversa realidade de violência contra a mulher.

A LEI DE NASCIMENTO QUE INSTITUI A REALIZAÇÃO DO CASAMENTO COMUNITÁRIO VOLTA A SER DESTAQUE












A Lei nº 6.460 / 2006 que dispõe sobre a realização do casamento civil de casais carentes no Município de Araraquara, volta a ser destaque esta semana com a realização do 2º Casamento Comunitário marcado para este sábado (28/11) as 17h00 no Ginásio de Esportes “Castelo Branco” (Gigantão) .
Em dezembro de 2007 Nascimento oficializou a união para 97 casais numa noite que entrou para a história de Araraquara. "Foi uma experiência marcante”, comenta Nascimento. “Tivemos todo apoio dos cartórios, do juiz corregedor e fundamentalmente do então secretário de inclusão social Toninho Martins que movimentou sua equipe no cadastramento e preparação da cerimônia. Foi uma noite marcante, com orquestra, e muita emoção” finaliza o vereador.
Por conta da justiça eleitoral, em 2008 ficamos impossibilitados de realizar o 2º Casamento Comunitário que vem agora a se concretizar com a organização da atual Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Social.
Segundo o atual Secretário, Jose Carlos Porsani, foram cadastrados 60 casais para o projeto deste ano e que está cuidando com muito carinho dos preparativos para esse evento, pois acredita na importância desse momento que é especial para as pessoas que sempre sonharam em oficializar a união que por muitos casais já existia ha mais de 30 ou 40 anos.
O gabinete do vereador Nascimento contribuiu na assessoria do evento através da assessora Elisandra, que adquiriu experiência na realização do Casamento Comunitário de 2007.

COOPERATIVA ACÁCIA 8 ANOS DE LUTAS E DEFESA DO MEIO AMBIENTE


Impossibilitado de se fazer presente Nascimento através de oficio parabenizou o oitavo ano de existência da Cooperativa Acácia... Coloque aqui a matéria da Tribuna pelo menos um trecho e cite a fonte.

Nascimento destaca o empenho da companheira Helena que com garra e fibra vem lutando e se capacitando pra trazer pra Acácia a sintonia das lutas nacionais dos recicladores. É estimulante ver pessoas se auto organizarem e a Acácia é um grande exemplo. Já em 1999 realizei junto com a Helena as primeiras reuniões com as pessoas que viviam no lixão. Foi uma fase difícil d estimular aquelas pessoas a se reunirem e começarem a pensar como um grupo de trabalhadores, mas o desafio aos poucos foi vencido. Depois contamos com o apoio do Centro de Incubadora Popular da Ufscar que nos ajudou a trazer capacitação organizacional para o grupo, chegando mais a frente a se transformar em cooperativa. “Me sinto honrado de fazer parte das raízes deste projeto. A Acácia é hoje um sinônimo de luta e de possibilidade concreta de organização dos trabalhadores estejam eles em qual situação estiver, por isso todo os nossos cumprimentos nestes 8 anos de Acácia”, declara Nascimento

OPORTUNIDADES DE EMPREGO:

O Processo seletivo para o Curso de Solda e Caldeiraria realizado pela IESA, será no dia 02/12/2009. Os interessados, na faixa de 25 a 35 anos, devem ir pessoalmente a IESA somente no dia 02/12/2009, às 8:00h ou às 13:30h, com o currículo em mãos e a cópia do certificado de conclusão do ensino médio. Serão atendidas 300 pessoas por horário. Haverá distribuição de senhas.
Obs: este curso atende principalmente pessoas que não tem nenhuma formação, ou outras profissões da área agrícola, do comércio, etc, se o aluno se dedicar, existe chances de ao término do curso ser contratado pela empresa como ajudante geral.

A VEREADORA MARCIA LIA PRESTARÁ CONTAS DO SEU MANDATO NESTE ANO

A companheira vereadora Márcia Lia, líder da nossa bancada convida a todos para participarem de um diálogo onde compartilhará as realizações do seu primeiro ano de mandato.
Será realizado de 02 de dezembro de 2009 (quarta-feira) as 19h00 na Câmara Municipal de Araraquara – Rua São Bento, 887 – Centro.

PRESTIGIEM

Qualidade de ensino cai com governo de Serra e do PSDB

Educação paulista

A culpa não é do Lula, é do governo estadual, em última instância do Serra. As escolas públicas do Estado de São Paulo tiveram colocação pior no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2008, em relação a 2007. A melhor escola do Estado continua sendo o Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (do governo federal), que conquistou a 4ª melhor colocação, quando comparada com todas, inclusive as particulares. As melhores ETEs, da Fundação Paula Souza, tiveram, no geral, posição pior em relação a 2007. Essas escolas sempre figuram em melhores postos do que as outras estaduais porque têm ensino profissionalizante. A melhor estadual, excluindo as ETEs, está em 923º: é a escola Professora Lúcia de Castro Bueno, em Taboão da Serra (Grande SP). Os dados apontam que só 8% das escolas "top" no ensino médio de todo o País são públicas.

Postado por Nilza Bellini, no blog politicapaulista.blogspot.com

Governo Serra paga mais caro por revista e favorece Editora Abril

Mais um acordo espúrio entre Serra e Abril
O novo negócio entre o governador de São Paulo e a editora Abril é o seguinte:
- Contrato: 15/0149/09/04
- Empresa: Editora Abril S/A.
- Objeto: Aquisição de 25.702 assinaturas, da Revista Recreio que serão destinadas às escolas da Rede de Ensino da COGSP e da CEI. - Prazo: 608 dias.
- Valor: R$ 12.963.060,72 quase R$ 13 MILHÕES
- Data de Assinatura: 09/04/2009.
- Extratos de convênios - Convênio: 54/0443/09/06
A revista Recreio é dirigida às crianças. Ela custa caro, porque junto vem um brinquedinho, totalmente trash. Custa R$ 10,00, nas bancas de jornal. O valor da compra SEM LICITAÇÃO é equivalente ao preço do exemplar na banca, sem descontos. No site você pode assinar com 10% de desconto, e uma segunda assinatura dá direito a 35%. O governo Serra comprou 25.702 assinaturas SEM O DESCONTO dado para qualquer um que fizer a assinatura. Isso é planejamento político. É o clássico toma lá, dá aqui. Serra dá dinheiro para a Abril, que omite das páginas de suas revistas as falcatruas do governador e de seu partido. A campanha para a presidência anda a mil. E muito pior vai ficar. Quem viver, verá.

Postado por Nilza Bellini, no blog politicapaulista.blogspot.com

ELEIÇÕES INTERNAS DO PT TÊM RECORDE DE PARTICIPAÇÃO EM SÃO PAULO

Número de filiados que foram às urnas é aproximadamente 30% maior que o registrado no último PED, em 2007
As eleições internas do PT para a escolha das novas direções em todos os níveis (municipal, estadual e nacional) mobilizaram os filiados no estado de São Paulo. A votação teve número recorde de participantes. Até agora, o crescimento em relação à participação em 2007 é de 31% e 115% comparado a 2001, primeiro ano de PED (Processo de Eleição Direta) do PT.
A estimativa é que a participação este ano chegue a aproximadamente 103 mil filiados. No último PED realizado em 2007, 77.158 filiados foram às urnas no estado de São Paulo. O número é bem superior ao de 2001, quando compareceram 46.836 filiados.
O ex-senador José Eduardo Dutra foi eleito Presidente Nacional do PT para o período 2010-2012 e no Estado de São Paulo o Presidente reeleito foi Edinho, que já havia presidido o partido no último período. A nova direção do partido, toma posse em fevereiro do ano que vem.
Hoje, o PT está organizado em 622 municípios do estado, sendo 457 Diretórios Municipais e 165 Comissões Provisórias. O processo de eleições internas fortalece o PT e prepara partido para a disputa de 2010

FILIE-SE AO PT

"Uma vida não basta apenas ser
vivida: também precisa ser sonhada"

Mário Quintana


O PT mantém aberta as filiações ao partido, o processo de filiação tem como objetivo consolidar a presença do PT nos movimentos sociais, nos bairros, nas fábricas e expandir sua presença em novos setores da sociedade. O PT precisa passar por um processo de “rejuvenescimento”, trazendo para seu interior as inquietações e perspectivas de novas gerações, setores da sociedade e apostando no seu futuro. Ao buscar novos filiados, sempre na perspectiva de se renovar sem se descaracterizar, o PT quer aumentar também seu grau de pluralidade interna. Assim acreditamos que o partido possa contemplar ainda mais, dentro de suas fileiras, a pluralidade social e cultural da sociedade brasileira e interpretar melhor os interesses, as perspectivas e as esperanças do nosso povo.
Radicalizar a democracia, estabelecendo uma nova cultura política onde as pessoas possam efetivamente decidir os rumos da sociedade em que vivem. Buscar construir um mundo novo, justo, democrático e socialista. Defender a vida. É para isso que lhe convidamos a se filiar no PT.

Para maiores informações entre em contato com nosso Gabinete: (16) 3301-0615

DEPUTADO ENIO TATTO CONVIDA PARA PARTICIPAÇÃO NA DEFESA DAS EMENDAS AO ORÇAMENTO ESTADUAL


Dia de luta na Assembléia em defesa das emendas regionais do Orçamento

As propostas e emendas ao Orçamento para 2010 apresentadas pela população durante as audiências públicas realizadas em todo o Estado serão o tema da tarde de mobilização que o Fórum Paulista de Participação Popular realiza na Assembléia Legislativa na próxima quarta-feira (02/12).
O Fórum atua na defesa da democratização do Orçamento Público, que é uma luta histórica do Partido dos Trabalhadores. É a primeira vez que o orçamento paulista recebe emendas sugeridas pela população.
A Bancada do PT elaborou publicações eletrônicas destacando as 73 emendas que aguardam ainda parecer final do relator do Orçamento, deputado Bruno Covas.
É fundamental que estas emendas sejam incluídas no relatório final para que possam ser aprovadas no plenário da Casa e realmente incorporadas ao Orçamento para o próximo ano. Por isso, é importante que a população e seus representantes, líderes comunitários, vereadores e prefeitos, entrem em contato antecipadamente com o relator e cobrem a inclusão das emendas de suas regiões no projeto de lei orçamentária. O e-mail do relator é brunocovas@uol.com.br .
SERVIÇO: Tarde de Mobilização do Fórum Paulista de Participação Popular

Dia 02 de dezembro, a partir das 13h00
Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, Ibirapuera

PROJETO DE LEI DO DEPUTADO FEDERAL JILMAR TATTO PROTEGE CONSUMIDOR DE SERVIÇOS ESSENCIAIS



O Deputado Federal Jilmar Tatto apresentou projeto de lei que proíbe a inclusão de registro de consumidor nos serviços de proteção ao crédito por dívidas oriundas de serviços essenciais. De acordo com o projeto de Lei nº 6.255, de 2009, são considerados serviços essenciais para efeito da lei os serviços de fornecimento de água, energia elétrica e telefonia.
Os serviços de proteção ao crédito são importantes para a manutenção da oferta de crédito necessária ao incremento da atividade comercial e econômica do país. No entanto, além de impor restrições ao crédito quando ocorre inadimplência, o fornecedor pode também ingressar com ação de cobrança contra o consumidor e, no caso específico dos serviços mencionados nesta proposta, pode ainda o fornecedor cortar o serviço prestado.
Assim, por ordem, se o consumidor não paga o serviço, mesmo sendo essencial, tem o fornecimento cortado, é acionado para cobrança e por fim tem seu nome negativado nos órgão de proteção ao crédito.
Como podemos ver, são muitas as sanções para o inadimplente e, considerando que ninguém deixa de pagar propositalmente por um serviço essencial, pois este pode ser cortado a qualquer tempo, acreditamos que ainda impedir a obtenção de crédito por este mesmo motivo é algo abusivo.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

MISSA AFRO CHEGA NA SUA DÉCIMA VERSÃO

Construída inicialmente em discussões entre Nascimento, a companheira Marcinha e a companheira Ester Vaz a missa afro chega a sua décima versão. No início tínhamos a proposta de realizarmos uma missa campal ao exemplo do que foi feito em mariana na lendária missa dos Kilombos, depois chegou-se a formatação da missa afro. Vencidos estes dez anos vamos propor a reflexão conjunta ao movimento negro e recuperarmos a proposta inicial da missa dos Kilombos, uma missa campal com as características afro e o ambiente ideal a nossa cultura e ritos afros, um espaço aberto a participação de todas as religiões de todas as manifestações. Vamos construir esta proposta junto ao Conselho, ao centro de referência afro e a sociedade como um todo. Em 2010 queremos propiciar um grande acontecimento, aponta Nascimento.