sexta-feira, 22 de julho de 2011

Araraquara receberá II Fórum Panamericano das Águas do Aquífero Guarani

Nascimento consegue verba de 200 mil para a realização do encontro na cidade

Por: Maria Luiza Rosato


A cidade de Araraquara receberá na segunda quinzena de dezembro, o II Fórum Panamericano das Águas do Aqüífero Guarani. A atividade tem a articulação do vereador Carlos Nascimento (PT), que conseguiu recursos de R$ 200 mil, através da Agência Nacional das Águas – ANA, para a realização do evento.
A ANA é uma agência com o objetivo de praticar e coordenar a gestão compartilhada de recursos hídricos e de acesso regular à água, promovendo assim, o uso adequado desse recurso vital em beneficio das pessoas de hoje e de futuras gerações.
O parlamentar explica que em 2006 houve uma primeira versão dessa atividade, onde representações de oito países e de todos os estados brasileiros discutiram questões ambientais relacionadas à água. Nascimento lembra que na época, o evento contou com a presença de várias autoridades, tanto do mundo político como especialistas em assuntos ambientais.
Durante o pequeno expediente da última sessão ordinária realizada no Plenário da Câmara Municipal, o vereador chegou a colocar o tema abordado na Campanha da Fraternidade, em função da água. O tema foi escolhido naquele fórum realizado na cidade.
“Acredito que esse fórum será de grande importância para o município, principalmente pelas parcerias que proporcionarão, entre as Universidades locais, a Prefeitura, a ANA, o Legislativo, a Comissão do Meio Ambiente, a UNESCO - Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a USP – Universidade de São Paulo, além do museu oceanográfico da Universidade de São Paulo.
Nascimento busca ainda outras parcerias para a realização do fórum.

NASCIMENTO LEVA AO CONSELHO DO IDOSO, PROPOSTA DE MONITORAMENTO 24 HORAS.

O Vereador Carlos Nascimento, representante da Câmara Municipal no Conselho do Idoso, apresentará na próxima reunião proposta de monitoramento da condição de saúde dos idosos 24 horas. A proposta vem sendo implementada gradativamente nos idosos da cidade de Joinville com grande sucesso.
O monitoramento permite que uma central tenha todas as informações sociais e de saúde da pessoa idoso que carrega consigo um dispositivo em forma de pulseira ou relógio que pode ser acionado facilmente em caso de emergência, emitindo um toque de alerta à central, agilizando o socorro imediatamente.
“Entendi como uma proposta interessante esta experiência de Joinville, através deste monitoramento podemos não só agilizar a questão de atendimento da saúde, mas também possibilitar outros tipos de atendimento de emergência”, aponta o vereador. “Podemos inovar e penso ser importante esta pesquisa e este levantamento apontado nesta cidade”, conclui Nascimento.

Araraquara poderá receber uma nova unidade de ensino de alta tecnologia.

As articulações já foram feitas para que Araraquara receba uma nova unidade de ensino técnico em um setor considerado estratégico para a economia nacional

Fonte: www.simnews.com.br

Durante a sessão da Câmara de Araraquara desta terça-feira (19), o vereador Carlos Nascimento usou de seu espaço no pequeno expediente para iniciar a divulgação de uma grande novidade para a cidade conquistada a partir de encontros com dirigentes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Durante esta reunião, o vereador teria estabelecido um adiantado diálogo com a direção da entidade, que se mostrou receptiva à idéia de investir cerca de 80 milhões de reais em Araraquara, possivelmente destinados à construção de uma nova unidade de ensino técnico em um setor considerado estratégico para a economia brasileira. O vereador declarou que esse projeto deverá servir ao interesse de milhares de pessoas, contribuindo decisivamente para uma nova planificação de um segmento da economia. “Nesta tarde, gostaria imensamente de divulgar para a cidade uma grande novidade, mas não o farei por completo, pois não consegui falar com o prefeito e não me sinto legitimado de fazê-lo sem antes falar com a autoridade máxima da cidade, mas adianto que estou muito feliz por mais esta conquista que colocará Araraquara em destaque num seguimento econômico que se tornará de ponta em nosso país. Assim que construir esta questão com o prefeito daremos a notícia de forma conjunta”, afirmou Nascimento.

Nascimento pede sinalização em trecho da Manoel de Abreu usado para travessia irregular e perigosa.

Local usado para travessia irregular é próximo a uma passagem sob a linha do trem

A Avenida Manoel de Abreu, ligação de Araraquara a Américo Brasiliense, recebe diariamente um grande fluxo de veículos que se dirigem às chácaras, clubes, igreja, entidades, conjuntos residenciais, motéis e empresas, além de servir de acesso à cidade doçura e ao Clube Náutico, é também caminho alternativo ao Jardim Indaiá, Serra Azul, São Raphael e Selmi Dey.
Um ponto específico tem causado preocupação pelo risco de acidentes, trata-se do trecho próximo ao número 1.281, onde há uma estreita passagem sob a linha férrea, fazendo ligação com o Jardim Morada do Sol.
O ponto em questão é alvo de manifestações que o vereador Carlos Nascimento (PT) recebeu em seu gabinete. O relato de um acidente de trânsito recentemente ocorrido no local chamou a atenção do vereador. Familiares da vítima, felizmente de natureza leve, se surpreenderam enquanto aguardavam socorro mecânico para o veículo, com o grande número de pessoas, motos, bicicletas, e até animais domésticos que passam pelo pequeno túnel, acessando a rodovia.
E se não bastasse isso, muitos ainda rumam para a pista contrária, atravessando irregularmente o canteiro central, para se dirigirem à cidade de Araraquara. Nascimento esteve no local e não foi preciso mais do que alguns poucos minutos para conseguir uma foto da travessia irregular e perigosa feita por um motociclista. Enquanto nossa equipe fazia fotos no local, foi surpreendida por um veículo Brasília que conseguiu atravessar a passagem.
Na tentativa de impedir essa ação foram implantados diversos obstáculos, mas não obtive resultado. O relato das pessoas que moram e trabalham na região é da ocorrência de vários acidentes pela imprudência na travessia. Uma das mensagens recebidas por Nascimento sugere o fechamento da passagem no canteiro central. E é o que o vereador fez, em ofício encaminhado à Prefeitura. O parlamentar pede a colocação de guard-rail em uma faixa de, ao menos, cem metros, direcionando os motoristas para a rotatória em frente ao Lar Nosso Ninho, cento e cinqüenta metros à diante, tudo devidamente sinalizado.
“Prá encurtar o caminho em pouco mais de cem metros, as pessoas colocam suas vidas, e a de outras, em risco. A passagem precisa ser sinalizada imediatamente para evitarmos mais acidentes, e até mortes”, alerta Nascimento.
“Na mensagem que relata um dos acidentes, enquanto era aguardado o socorro, um motociclista fez a travessia, e mesmo alertado por um Agente de Trânsito, ele ‘agradeceu’ a orientação e seguiu em frente, debochando da autoridade que o orientava. A extensão do perigo aumenta muito no período noturno. A sinalização do local precisa ocorrer já”, pondera o vereador.

PT vai priorizar relações com os movimentos sociais, afirma Rui Falcão.


O presidente nacional do PT, Rui Falcão, participou no início deste mês de encontros com dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
Em entrevista ao Portal do PT, Rui Falcão afirmou que a direção nacional do partido aprovou como uma das prioridades para este ano o estreitamento das relações com o movimento social e popular. "Neste sentido nada mais natural do que procurássemos os dirigentes da CUT e do MST para buscar essa aproximação, trocar pautas, ver agendas e reivindicações comuns. Foram encontros muito produtivos", afirmou ele.
O presidente do PT reafirmou à CUT a disposição do PT de caminhar juntos e também a solidariedade do partido com relação à reivindicação histórica das seis horas de jornada de trabalho sem redução dos salários, além de manifestar apoio a outras pautas, como o fim do imposto sindical. "Há uma pauta ampla da CUT que bate com bandeiras do PT. Fizemos uma troca de informações e ficamos de, periodicamente, manter desse tipo, ora na CUT, ora no PT", disse.
Rui Falcão também visitou a sede do MST em São Paulo, onde tomou conhecimento das frentes de luta do movimento e da preparação de suas lideranças a respeito da "reforma agrária, dos programas de agricultura familiar e das suas reivindicações a respeito da anistia das dívidas dos pequenos agricultores, além de um retrato mais claro de como andam os bons assentamentos". Também com o MST ficou combinada a idéia de serem mantidas reuniões periódicas e o presidente foi convidado a fazer uma palestra na Escola de Formação Florestan Fernandes, criada pelo movimento.