terça-feira, 21 de junho de 2011

EVENTO SERTANEJO AOS MOLDES DA LEI DO VEREADOR NASCIMENTO, RENDE HOMENAGEM A MANOEL MORENO.

Faleceu em 03 de dezembro de 2010, aos 77 anos, Manoel Cervan Vidal, popularmente conhecido por Manoel Moreno, um dos grandes locutores sertanejos do interior paulista, além de locutor, era compositor e poeta roceiro, com composições gravadas por grandes nomes da música sertaneja como; Matogrosso e Mathias, Duduca e Dalvan, Cesar e Paulinho, Duo Glacial dupla Araraquarense e irmãos de Manoel Moreno e Romeu e Renato, dupla que teve como integrante Emanuel, filho de Manoel Moreno que tinha o nome artístico de Renato.
Sua vida sempre foi se comunicar e sua poesia sua forma de se expressar, quando ligava o rádio logo se ouvia a “cabritinha fofinha” que era sua mascote no programa e marca registrada de Manoel, anos se passaram e Manoel Moreno construiu seu legado no rádio e na poesia, e com toda certeza foi um dos grandes admiradores e defensores da música raiz sertaneja.
Com a Lei, Nascimento busca resgatar para Araraquara uma referência já cantada em modas de violas e poesias sertanejas e estabelecer com artistas, educadores, estudiosos e com a sociedade uma rede de conhecimentos e trocas envolvendo a música, a poesia e o folclore. Um grande evento nos moldes de sua lei foi produzido na Praça Pedro de Toledo no dia 18 de junho com muita música sertaneja de raiz e uma singela homenagem ao grande locutor, poeta e compositor Manoel Moreno.
Nascimento relembra da noite de abril de 2008, na solenidade de entrega do Título de Cidadão e Cidadã Araraquarense a Miguel e Aninha, que juntos formam a dupla “Duo Glacial”. Naquela oportunidade Manoel Moreno emocionou todos os presentes no Teatro Municipal com sua singela homenagem aos irmãos Miguel e Aninha com a leitura de um poema e logo em seguida cantando juntos, todos se levantaram para aplaudir.
“É urgente que façamos este resgate com a valorização da cultura caipira, trazendo para as novas gerações as presepadas do malasartes, o som refinado das violas, os ‘causos’ contados e interpretados, o artesanato, as danças típicas, a culinária caipira sertaneja, dentre todos os demais encantos da simplicidade e da riqueza dos costumes da vida caipira”, diz Nascimento.
Outro ponto importante da lei é a possibilidade de a partir deste resgate cultural, estabelecer ao município também uma vertente econômica importante, pois com as atividades culturais chegam também a estruturação econômica destes eventos movimentando na cidade a rede de hotelaria, bares, restaurantes, o comércio como um todo.
“Mais que fazer a lei queremos construir o marco de uma nova atividade cultural e econômica na cidade que certamente crescerá a cada ano a exemplo de eventos como a FACIRA”, conclui Nascimento.

NASCIMENTO ESTEVE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA E TRATOU DE ASSUNTOS DE INTERESSE DA CIDADE COM O DEPUTADO ESTADUAL ANTONIO MENTOR.

Na quinta-feira, o Vereador Nascimento esteve em São Paulo em reunião com o Deputado Estadual Antonio Mentor. Na pauta assuntos ligados a emendas de interesse da nossa cidade. Mentor assim como Nascimento, também é presidente da Comissão de Transportes e a idéia de ir ao encontro do deputado é o estreitamento dos trabalhos, sobre tudo, na luta contra os preços abusivos do Pedágio. Outra preocupação que levou Nascimento ao encontro de Mentor é o problema enfrentado pelos araraquarenses quanto ao trânsito.

A História de Antonio Mentor

Antonio Mentor de Mello Sobrinho, 61 anos, é casado, tem três filhos e está no quarto mandato como Deputado Estadual. É empresário do ramo gráfico, foi vereador em Americana e secretário de governo do prefeito Waldemar Tebaldi. Por duas vezes foi escolhido líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Apresentou importantes projetos como o fim do voto secreto dos deputados, a emenda que garante poder de polícia às guardas municipais, a lei que pune o assédio moral, a lei que combate o bullying nas escolas e a proposta de criação do Conselho Parlamentar de Comunicação. É uma referência na fiscalização da utilização do dinheiro público. Defende uma tarifa justa para os pedágios, que não penalize o cidadão paulista.
Saiba mais em http://www.antoniomentor.com.br
Nascimento vem tratando também na capital, a vinda de uma grande empresa que presta manutenção em aviões de grande porte.

O 3º DOMINGO FELIZ DOS ILUMINADOS

O VEREADOR NASCIMENTO, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE TRANSPORTES, COMENTA AJUSTES NO TRÂNSITO DAS ROSEIRAS.

Nascimento foi procurado diversas vezes pelos comerciantes da região
Fonte: www.camara-arq.sp.gov.br
Por Maria Luiza Rosato


O vereador Carlos Nascimento (PT), presidente da Comissão de Ordem Social, Transporte, Habitação e Meio Ambiente, manifestou-se sobre o novo sistema viário implantado na rotatória do balão das roseiras, que vem tendo repercussão de grande amplitude na mídia. Após o último ajuste feito durante esta semana, o parlamentar, que foi procurado diversas vezes pelos comerciantes instalados na região, reconheceu a atenção especial dada pelo secretário de Trânsito e Transportes, Coronel Cid Monteiro de Barros, e seu desprendimento em alterar o projeto inicial, implantado há pouco mais de um mês no local.
“A Comissão sempre esteve presente em todo o processo de negociação, pedindo uma solução para o problema que o dispositivo viário fez aparecer para os comerciantes da região. Como presidente desta Comissão, me vejo na necessidade de manifestar que a solução para uma questão precisa ser ampla o suficiente, a ponto de atender o problema principal, e todos os demais em torno dele”, relatou.
Nascimento também ressaltou que as mudanças iniciais no trânsito da região das Roseiras trouxeram perdas aos comerciantes da Avenida Luis Alberto, além de transferir a problemática para a Rua Luiz Parisi, que não tem a pavimentação adequada para atender uma grande movimentação de veículos.
A principal iniciativa tomada pelo parlamentar, quando soube do problema, foi ouvir pessoas da cidade que usam diariamente o sistema viário. O vereador chegou a colocar também outro desafio a ser tratado, que é efetuar a monitoração no balão de acesso ao bairro Jardim Brasília, para que assim se saiba se haverá ou não o gargalo no local. O motivo justifica-se pela “forma traumática de saída e entrada do bairro”, relata.
“Eu, como vereador e presidente da Comissão de Transportes da casa, posso afirmar que a Comissão permanecerá atuante e vigilante para a contribuição constante da melhor solução de mobilidade da cidade”, disse Nascimento.

BREVE AVALIAÇÃO SOBRE MINHAS EMENDAS AO ORÇAMENTO DE 2012.

As discussões Orçamentárias são formas democráticas de planejar o uso do Orçamento Municipal durante um período da administração. Orçamento público é o mecanismo utilizado pelo poder executivo para estimar as receitas que deverão ser arrecadadas em determinado ano fiscal, fixando despesas e investimentos, ou seja, planejamento dos recursos passíveis disponíveis nos cofres públicos municipais para financiar as despesas da administração local.
As peças de planejamento são subdivididas em três categorias, Plano Plurianual (PPA) que é a transformação do programa de governo em Lei, composta de programas e ações previstas num período de quatro anos; Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que é o ajuste dos programas e ações do PPA no período de um ano, e a Lei Orçamentária Anual (LOA) onde trata a definição do que será feito no exercício financeiro, respeitando a LDO e a PPA.
Assim comprometido com esta questão Nascimento apresentou suas emendas:
• Cartão Alimentação - Substitui as cestas básicas por cartão alimentação.
• Programa de erradicação do analfabetismo de escolaridade para jovens e adultos - Garante prioridade a jovens e adultos migrantes que trabalham na agroindústria do corte da cana e colheita de laranja e que não tiveram acesso em idade regular à educação escolar.
• Promoção e Defesa dos Direitos Humanos - Atuar de forma autônoma e independente na promoção e defesa dos direitos humanos, mediante ações preventivas e reparadoras.
• Manutenção e Desenvolvimento do Ensino - Assegurar o atendimento psicológico as crianças e adolescentes; Contribuir para a melhoria do desempenho escolar dos alunos; Contribuir para a interação entre escola, alunos e comunidade e a família.
• Orçamento Criança - Consolidar no município o “Orçamento Criança”.
• Programa de incentivo ao basquete amador de base e estruturação da entidade representativa do Basquete no município de Araraquara.
• Aluguel Social - Propiciar moradia à população em situação emergencial de risco ou desabitação.
• Gestão do “Pátio Zero” - Promover a municipalização do Pátio Zero e a gestão do mesmo em parceria com entidades filantrópicas.
• Bicicross - Incentivar a prática esportiva na cidade.
• Proteção a Animais, Esterilização e Adoção - Controlar a superpopulação de animais de maneira humanitária.
• Projeto Boa Praça - Busca valorizar e aumentar a auto-estima do idoso e uma maior integração do mesmo com a comunidade.
• Passe Atleta - Emitir passe aos atletas, que representam a cidade e precisa do apoio para treinar, e que estejam inscritos nos programas da Prefeitura; Fornecer passe de ida e volta nos períodos em que o atleta esta escrito para a prática esportiva.
• Grupo de Proteção Ambiental (GPA) - Torna-se importante e indispensável o combate a problemas como, a degradação ambiental, os maus tratos aos animais e os mais variados tipos de crimes ambientais; Os guardas municipais integrantes do GPA manterão sua vinculação e subordinação à Guarda Municipal e, sem prejuízo dessa vinculação, a atuação será coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente.
• Bolsa Atleta - Garantir uma manutenção pessoal mínima aos atletas; Investir prioritariamente nos esportes olímpicos e para-olímpicos; Formar, manter e renovar periodicamente gerações de atletas.
• Programa de Apoio a Prática das modalidades de Atletismo - Criar condições e possibilidades para a prática esportiva de atletismo nas modalidades de atletismo no município.
• Fortalecimento Alimentar e Nutricional para Portadores de Paralisia Cerebral - Promover a complementação alimentar saudável e segura para os portadores de paralisia cerebral.
• Circuito Cultura Caipira de Araraquara - Incentivar e promover o resgate, a prática e a valorização da cultura caipira e sua historia.
• Bolsa Cuidador - Atender aos cuidadores de portadores de paralisia cerebral.


PALAVRAS DO VEREADOR:

“Apresentamos 18 emendas construídas e dialogadas com segmentos da nossa população que consegui mobilizar. Com tais emendas junto aos segmentos e a opinião pública nós avançamos. Por exemplo, a emenda do Centrinho de atendimento aos portadores de paralisia cerebral, está em implantação no antigo prédio do hospital psiquiátrico. Outra que conseguimos emplacar foi o projeto de fortalecimento alimentar aos portadores de paralisa cerebral, também a da implantação da Guarda Mirim, a do fortalecimento das ligas de esportes, ampliação do Aluguel Social, restabelecimento do Basquete feminino. Estas emendas foram grandes conquistas e só conseguimos viabilizá-las por que ha grupos organizados por trás delas, não é por que o prefeito é bonzinho ou fez acordo de bom coração. É por que tem peso de sociedade e eu tenho respaldo nestes grupos. É jogo democrático de força. O prefeito veta aquilo que ele tem força e eu emplaco aquelas que eu tenho força. Outra conquista será a implantação dos cartões magnéticos em substituição as cestas básicas ano que vem ou ainda este ano. Tenho dados técnicos e elementos de custos e de didática junto ao Ministério da Assistência Social em Brasilia que deverá ser feito isso em nossa cidade. Mais um ponto pra nós e para nossas lutas. Enfim as pessoas precisam entender que não jogamos com nossas forças e que dependemos da participação popular para vencermos”, conclui Nascimento.

O DESTINO DAS EMENDAS AO ORÇAMENTO DÊ ARARAQUARA:
UM APRENDIZADO

Na última sessão fechamos acordo com o lider do Governo ao ver em último momento que minhas emendas teriam o mesmo destino da do Dr. Lapena, ou seja, o veto total e unilateral. Aliás, é lamentável que se tenha tratado este assunto aqui e fora daqui, com tamanho descaso. Movimentos organizados e partidos políticos não priorizam o tema não enxergando que este é o melhor e único momento de discussões profundas de um assunto que diz respeito diretamente a vida das pessoas. Lamentável. As bancadas dos partidos na Câmara se quer pautaram o assunto e depois que foi realizada a votação, ha grita na imprensa e nas redes sociais. É lamentável que aja falta de conteúdo nos encaminhamentos. A LDO ficou por quase tres meses aqui na Câmara à espera de emendas e ninguém se quer tocou no assunto. Enquanto isso, ano após ano vou construindo os caminhos dos segmentos da sociedade: Ao menos 10 de minhas emendas nos últimos anos viraram politicas públicas beneficiando milhares e milhares de pessoas, ligadas ao esporte, aos portadores de paralisia cerebral, à pessoas que precisam de casa (aluguel social), criação da Guarda Mirim, Orçamento Criança, Basquete feminino, substituição de cestas básicas por cartão magnético, dentre outras. Foram avanços significativos para as pessoas e para a cidade. Acordos firmados com a atual administração não significam beneces tão pouco que tais acordos são feitos em bastidores. Todas as discussões são públicas para quem quer acompanhá-las. Ratifico meu compromisso com a cidade e com o processo das discussões Orçamentárias. Criticas construtiva serão bem vindas. Oportuno que cada um faça sua parte eu tenho feito a minha e a cidade tem sabido reconhecer, agradeço a isso. Seguimos em frente.

PROJETOS DE LEI APRESENTADOS POR NASCIMENTO E QUE SERÃO VOTADOS.

PROJETO DE LEI Nº 098/2011

Dispõe sobre a acessibilidade das pessoas com deficiência visual aos serviços de auto-atendimento das agências bancárias situadas no Município de Araraquara e dá outras providências.
O Projeto de Lei visa promover a melhoria na prestação de serviços às pessoas com deficiência visual nos bancos. Os cegos e demais pessoas com deficiência visual grave encontram dificuldades quase intransponíveis na utilização de terminais de auto-atendimento bancário, o que caracteriza entrave ao exercício de sua cidadania. É fato que eles têm direito reconhecido a atendimento prioritário ou especial, mas essa condição deve incluir a possibilidade de utilizarem os terminais eletrônicos das instituições bancárias para fazerem operações simples, fora dos horários de funcionamento normal das agências bancárias.
Esta proposição pretende minorar o constrangimento dos deficientes visuais, por meio da instalação nas agências de pelo menos um terminal que possa ser usado por eles sem auxílio de terceiros nas agências dos bancos. Entendemos que a instalação do tipo de terminal pretendido fora das agências das instituições pode expor os deficientes visuais ao risco de serem enganados.
Pessoas com esta deficiência encontram dificuldades para se locomover pelas agências, visto que muitas delas não possuem piso tátil.


PROJETO DE LEI Nº 087/2011

Dispõe sobre o descarte, o recolhimento e a destinação de medicamentos vencidos como proteção ao meio ambiente e à saúde pública do Município de Araraquara.
O Projeto de Lei visa promover a conscientização da população sobre os danos que o medicamento vencido descartado de forma irregular pode causas ao meio ambiente.
O descarte inadequado de medicamentos pode causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde da população, contaminando os recursos hídricos e o outro é que esses produtos acabam com microorganismos menos fortes, deixando vivos apenas os mais resistentes.
Assim, uma bactéria presente em um rio que contenha traços de antibióticos pode adquirir resistência a essas substâncias.
Frise-se que a absorção de substâncias poluentes está causando a progressiva FEMINIZAÇÃO dos anfíbios e põe em risco sua sobrevivência, sendo a principal causa do fenômeno as enormes quantidades de hormônios lançadas no meio ambiente.
Grande maioria dos remédios é jogada fora em lixos comuns e em redes de esgoto.
Assim existe a necessidade de estabelecer equidade de responsabilidades no que concerne á destinação dos medicamentos com prazo de validade expirado. Ainda, busca a proteção do meio ambiente, aos usuários e a sociedade como um todo.
Enfim, a iniciativa visa em sua amplitude preservar o Meio Ambiente e garantir a saúde da população.