segunda-feira, 12 de julho de 2010

VISITA À MEGA ARTESANAL FORTALECE A RELAÇÃO DE ARTESÃOS COM O PROJETO GIRASSOL.

A Mega Artesanal é uma feira anual que ocorre em São Paulo e que se renova a cada ano com novidades na área de tecnologia e produção do artesanato. Artesãos do Brasil todo visitam a feira em busca de novos projetos e oportunidades para levarem a sua cidade por entenderem que o artesanato movimenta a economia local, promove a cidadania e resgate social de muitos brasileiros.
Araraquara marcou presença na feira graças à organização dos artesãos que com recursos próprios fretaram um ônibus e visitaram a feira no ultimo sábado (03/07).
O Vereador Nascimento teve participação fundamental para que a viagem acontecesse. Criador do Projeto Girassol, composto por mulheres artesãs e coordenado pelo assessor Vagner, Nascimento conseguiu viabilizar um ônibus de 46 lugares com um considerável desconto, possibilitando assim que quarenta e seis artesãos visitassem a feira.
O prefeito Marcelo Barbieri prometeu a uma comissão de artesãos que forneceria o transporte aos artesãos, inclusive ordenou ao seu Secretário de Governo na ocasião, o Sr. Orlando Mengatti Filho (Nino), que priorizasse a solicitação e orientou ao coordenador dos artesãos e assessor do Vereador Nascimento que fizesse um ofício e protocolasse na prefeitura. Logo no seguinte dia útil, Nascimento oficializou e protocolou a solicitação da comissão de artesãos junto ao guichê de protocolo da prefeitura de Araraquara.
Para decepção do vereador e dos artesãos, o ofício foi estranhamente indeferido e com isso o tempo se passou e quase que não conseguiram mais ônibus disponível para o fretamento. Graças à intervenção do vereador junto a uma importante empresa de transportes de Araraquara, a viagem pode ser realizada com um ônibus moderno e com ótimas vantagens no fretamento.
“Estou decepcionado com a atual administração, fornecer o ônibus para o grupo de artesãos que representaram nossa cidade no evento seria o mínimo que a prefeitura poderia oferecer, até porque foi à promessa do prefeito que inclusive ordenou ao seu secretário que priorizasse o pedido. Enquanto outras cidades de porte e economia muito menor que Araraquara, além do transporte, forneceu também alimentação e camisetas identificando a cidade a que representavam. Sinto-me feliz hoje vendo as fotos e observando que minha pequena contribuição propiciou aos artesãos a oportunidade de mais uma vez representarem Araraquara, participarem de cursos e extremamente satisfeitos com a visita ao evento”, fala Nascimento.

NASCIMENTO QUER GARANTIR PRIORIDADE AOS IDOSOS NOS ATENDIMENTO MUNICIPAIS.


O vereador Nascimento protocolou na Câmara Municipal projeto de lei que prevê prioridade aos idosos na tramitação de processos administrativos na Prefeitura, no DAAE, e fundações municipais. “Em razão da idade já avançada e muitas vezes da morosidade nos atendimentos processuais, os idosos, em geral acabam não vendo seus pedidos administrativos serem atendidos ainda em vida”, justiça Nascimento.
Pela propositura, o atendimento prioritário valeria para todos os tipos de processos tramitando em qualquer instância de órgãos municipais, incluindo recursos de multas de trânsito, pedidos de alvarás, autos de regularização de imóveis e solicitação de isenção de IPTU.
Nascimento enfatiza que o projeto tem respaldo no Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741), sancionado em 2003 e garante prioridade na tramitação de processos administrativos quando uma das partes interessadas tiver idade igual ou superior a 60 anos.

Nascimento oficializa apoio aos candidatos Enio Tatto à Deputado Estadual e Jilmar Tatto à Deputado Federal.


Durante a Convenção Estadual do Partido dos Trabalhadores, realizada no dia 26 de junho, foram homologadas as candidaturas de Enio Tatto à Deputado Estadual e Jilmar Tatto à Deputado Federal. O evento foi realizado no Pavilhão Vermelho da Expo Center Norte em São Paulo, onde estiveram mais de 10 mil pessoas e teve também a homologação dos nomes dos candidatos ao Governo do Estado, ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa.
Os irmãos Tatto são da capital paulista, mas sempre tiveram participações em projetos araraquarenses, ajudando no desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população. Nascimento considera que apoiar a candidatura dos irmãos Tatto, fortalece a relação política estadual e federal, que somados aos candidatos de nossa cidade com grandes possibilidades de serem eleitos, propiciarão a aprovação de projetos em benefício de Araraquara e região.

Nascimento reúne-se com Governo para discutir CIP


Há previsão de redução e modificação da contribuição.

Essa contribuição entrou em vigor a partir de 2002 já que a Câmara aprovou a lei municipal de entrega de todo e qualquer loteamento dotado de infra-estrutura no ano de 2001. Uma vez em prática, o objetivo da CIP é ser um instrumento que daria à Prefeitura a capacidade orçamentária para levar ou trocar a iluminação da cidade para maior bem estar e segurança da população.
Roberto Pereira explica que, desde o início, a cobrança se estende a imóveis comerciais, industriais e residenciais. “Aqueles que possuem apenas um terreno, sem construção nenhuma, acabam ficando isentos dessa taxa de acordo com a lei”, afirma o Secretário Municipal da Fazenda. Entretanto, dentro da sugestão do vereador Nascimento, a prioridade seria alterar o modelo.
Outro ponto destacado por Nascimento é a questão do índice cobrado: cerca de 13% do valor efetivo de cada conta residencial é recolhido, sendo que o aprovado na Câmara foi um percentual de 10%. “Isso tem de ser corrigido porque é uma falha que vem desde o governo Edinho. Quanto ao atual prefeito, não se trata de nenhum revanchismo, tão pouco de mudança de posição de minha parte frente à cobrança da CIP. Ela foi criada no momento em que havia necessidades. Agora já superadas em sua maioria, não há porque a taxa continuar elevada”, esclarece Nascimento, em relação a uma entrevista concedida pelo prefeito onde alega ter feito caixa de um ano para outro com o recolhimento da alíquota.
As discussões devem seguir no próximo período, dessa forma, os representantes da prefeitura no encontro anunciaram que dentro de 40/60 dias há possibilidade de já estar em andamento à mudança inicialmente proposta pelo Vereador Nascimento.

ONU CRIA NOVA ESTRUTURA PARA O EMPODERAMENTO DAS MULHERES

Criação da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, denominada ONU Mulheres, é resultado de anos de negociações entre Estados-membros da ONU e pelo movimento de defesa das mulheres no mundo.


Após anos de negociações difíceis, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) votou na sexta-feira (02/07/2010) pela criação de uma agência que buscará melhorar a situação das mulheres no mundo.
Publicidade a nova agência será oficialmente conhecida como Entidade da ONU para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres, embora as autoridades digam que será mencionada como ONU Mulheres.
Ela vai consolidar quatro divisões separadas da entidade que lidam com o tema.
"(A agência) estimulará significativamente os esforços da ONU para promover a igualdade de gênero, expandir as oportunidades e combater a discriminação em todo o mundo", disse o secretário-geral, Ban Ki-moon, em comunicado.
Os diplomatas da entidade disseram que os quatro anos de negociações entre países desenvolvidos e nações em desenvolvimento, muitos deles onde as mulheres são freqüentemente vítimas de discriminação, foram difíceis por causa das diferentes visões sobre os direitos das mulheres e a igualdade de gênero.
Uma nova vaga de subsecretário-geral será criada para dirigir a nova agência, que entrará em operação em 1o de janeiro de 2011.
Diplomatas dizem que a ex-presidente chilena Michelle Bachelet é uma das principais candidatas a assumir o posto.

Nascimento Compõe a Mesa no Lançamento da Campanha Contra o Preconceito.


Organizada pelo Setorial de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT) de Araraquara, mas com apoio de diversas entidades civis, foi lançada na noite do dia 01 de julho deste ano, na sede da Câmara Municipal, a campanha “Igual como você e eu”, versão araraquarense do evento similar denominado “Igual a Você”, lançado recentemente pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Palácio do Itamarati, em Brasília, para combater o preconceito no País.

A campanha organizada em Araraquara visa alcançar os mesmos resultados, mas em nível local. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a discriminação contra estudantes, gays, lésbicas, portadores do vírus HIV, negros, prostitutas, refugiados, transexuais, travestis e usuários de drogas.
“Todos aqueles que sofrem preconceitos devem mostrar a cara, e assim ajudar no equilíbrio da civilidade”, disse o vereador Nascimento, que como parlamentar, integrante de entidades dos direitos civis e petista, presidiu o evento na noite do dia 01 de julho.
A campanha organizada em Araraquara prevê várias atividades, visando dar maior visibilidade a aquelas implementadas pelo evento da ONU, que veiculará dez filmes de 30 segundos em emissoras de todo o país. Os personagens são as próprias vítimas de preconceito, como Jacqueline Rocha Côrtes, professora de inglês, ativista da ONU e portadora do vírus HIV há 15 anos. ”É preciso mostrar a cara para salvar o corpo”, declarou Jacqueline.
“A importância de participar dessa campanha é que essas questões passam a ser discutidas. É uma alegria poder contribuir para um mundo mais equânime e ainda junto com o meu marido, que aceitou a mostrar a cara junto comigo”, continua Jacqueline, que é casada com Vitor Côrtes, também portador da doença. “Estima- se que 600 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil e quase dois terços não sabem”, revelou. Segundo ele, as que sabem sofrem com situações de discriminação. Outro público que a campanha identifica como vítima constante de preconceito no País, é o gay, já que uma pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo em 2009 revelou que 92% dos entrevistados assumem que existe preconceito contra gays e lésbicas no Brasil.
Desses, de 26% a 30% admitiram que tivessem preconceitos. O Brasil, segundo estudos, é o número um da lista de assassinatos à participantes da comunidade LGBT, são cem por ano. E o problema maior está nas zonas rurais do país, onde existe mais preconceito com gays. Sendo assim, a campanha lançada na noite de ontem em Araraquara visa, principalmente, criar condições para todos os cidadãos, independente de suas origens, opções sexuais e doenças, possam usufruir o direito de serem respeitados. “Não são as diferenças que nos tornam desiguais. É o preconceito que torna nossas diferenças, desigualdade. Vamos construir uma Araraquara mais igual”, é o lema da campanha.

Fonte: www.jornaloimparcial.com.br