sábado, 11 de dezembro de 2010

MP PODE INVESTIGAR DENÚNCIA DE CARTEL NA VENDA DE ETANOL.


O vereador Carlos Nascimento (PT) deve encaminhar até janeiro, ao Ministério Público (MP), uma representação pedindo providências sobre suposta formação de cartel pelos postos de combustíveis de Araraquara.
Cartel é um acordo feito entre concorrentes de uma mesma atividade para, principalmente, fixação de preços, divisão de clientes e de mercados. Por meio desta prática há uma eliminação da concorrência, para prejuízo do consumidor, que fica sem opções de escolha, e vantagem dos "cartelizados", que podem aumentar os preços indiscriminadamente.
O promotor público Raul de Melo Franco Júnior confirma já ter sido procurado pelo vereador e que espera receber o material coletado para iniciar uma investigação. "Precisamos ter subsídios para iniciá-la", diz.
Nascimento vem reunindo, há dois meses, material para a formação de um dossiê, que incluirá o resultado de uma sondagem de preços - feita semanalmente pela sua equipe nos postos da cidade - matérias de jornais e denúncias de ex-funcionários dos postos sobre o funcionamento do suposto cartel.
"Nossa intenção é fazer com que as denúncias de cartel feitas na cidade sejam finalmente investigadas", diz Nascimento, que não tem dúvidas sobre a prática em Araraquara. "Os postos aumentam sempre simultaneamente os preços dos combustíveis, principalmente do álcool. E os preços são praticamente os mesmos, não há concorrência", acrescenta.
João Possi, diretor regional do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), não foi encontrado pela reportagem ontem para comentar o assunto.
Agência reguladora
Nascimento também pretende propor a formação, dentro do Conselho de Defesa do Consumidor e Mutuário (Codecom), de uma agência municipal para monitorar o preço e a qualidade do combustível comercializado em Araraquara. Seria uma espécie de Mini Agência Nacional do Petróleo (ANP). "Já conversei com o prefeito Marcelo [Marcelo Barbieri (PMDB)] e ele concordou com a formação desta agência, que já existe em Brasília e é um sucesso", afirma.
Segundo o vereador, logo no começo do ano está discussão deve ganhar força. Ele já foi até Brasília e é possível que funcionários da ANP venham até a cidade realizar o treinamento de funcionários. "A idéia é movimentar a cidade em defesa do consumidor", diz.
Álcool está custando em média R$ 1,64
O preço médio do litro de etanol apurado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), em Araraquara, é de R$ 1,64. Pesquisa da reportagem apurou, porém, que esta média oscila muito.
Os frentistas consultados justificaram que a variação de preço depende do valor pelo qual o combustível é comprado da distribuidora.
Assista a entrevista do vereador Nascimento ao programa da rádio Morada do Sol - Jornal da Cidade do jornalista Jose Carlos Magdalena; http://www.simnews.com.br/videos.php?video=65

NASCIMENTO FECHA ACORDO COM A CPFL PARA AMPLIAÇÃO DE POSTOS DE RECEBIMENTO.

Aumentar limite de credenciados é uma das idéias negociadas com a empresa
Fonte: www.camara-arq.sp.gov.br
Por Maria Luiza Rosatto



Após a CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz - não renovar o contrato com a Caixa Econômica Federal, o pagamento de conta de luz tornou-se um dilema para o cidadão. As reclamações da população ocorrem pela falta de postos de recebimento, demora no atendimento e aglomeração nas filas.
O problema surgiu a partir do momento em que as Casas Lotéricas passaram a não receber mais as contas de consumo de energia elétrica, passando esta função para empresas credenciadas na rede “CPFL Total”, como agências bancárias e estabelecimentos comerciais credenciados e identificados pela marca da “CPFL Total”.
Para solucionar o problema o vereador, Carlos Nascimento (PT), que já estudava o caso há algum tempo, reuniu-se com o analista de atendimento da CPFL, Moacir Erich Poellnitz Júnior, para tratar da situação vivida pelos consumidores frente aos transtornos que se formaram para pagar as contas de energia elétrica.
Depois de um grande número de reclamações, o parlamentar foi até os postos credenciados e se deparou com o desconforto dos consumidores, que enfrentam longas filas, demora para o recebimento e poucas opções de postos na cidade.
Nascimento propôs que a CPFL aumente o limite de credenciados na cidade, além de fazer um trabalho de divulgação de como realmente funcionam os pontos de recebimento, quem são eles e onde estão localizados. Para o vereador a pulverização dos postos deve resolver o problema.
“A divulgação na imprensa é o principal trabalho que deve ser feito, porque só assim a população poderá esclarecer suas dúvidas sobre os postos e a operação que deve ser feita a partir desta nova sistemática”, afirmou Nascimento.
Outro item também colocado pelo vereador é que a questão afeta o Código de Defesa do Consumidor, garantindo o prescrito no artigo 6º do Código, ou seja, garantir a facilitação dos seus direitos, além da efetiva prestação de serviços. “Entendo que os pagamentos dos serviços devam ser facilitados na exata medida de suas necessidades, que é justamente o que estamos tentando buscar”, disse Nascimento.
Segundo o parlamentar o comprometimento da CPFL em ampliar de forma pulverizada os postos de atendimento nos bairros da cidade não só irá facilitar a vida das pessoas frente ao pagamento, mas também iria evitar o acumulo de grandes valores nos postos, o que na maioria das vezes traria insegurança aos proprietários dos estabelecimentos e a toda a população, por conta dos assaltos.
Durante a conversa, Moacir ressaltou que em todo o município há 25 estabelecimentos credenciados para o recebimento das contas, sendo sete só no Centro. “Nós temos muito mais estabelecimentos credenciados do que o número de lotéricas existentes na cidade toda”, comentou Moacir.
Na reunião o representante da CPFL também demonstrou muita preocupação com os consumidores e se colocou a disposição para resolver qualquer problema. “Somos uma empresa comprometida com a cidade de Araraquara e com nossos consumidores. Entendemos que é importante que a Câmara e os outros órgãos possam nos ajudar a buscar uma excelência no atendimento”, afirmou Moacir.
Um mapeamento da cidade, em conjunto com o número de arrecadações nos pontos de recebimento já está sendo levantado pela CPFL.
Ouça a reclamação de uma cliente da CPFL que na fila para o pagamento da conta de energia reportou ao programa Jornal da Cidade da Rádio Morada do Sol, dirigido pelo Jornalista José Carlos Magdalena, http://www.simnews.com.br/videos.php?video=72

NASCIMENTO PARTICIPA DO 5º SEMINÁRIO DE DIVERSIDADE SEXUAL.


Fazendo parte da programação da Semana da Diversidade Sexual 2010, foi realizado na manhã desta sexta-feira, o V Seminário de Diversidade Sexual com o tema “Saúde, Vulnerabilidade e Educação Sem Homofobia”, no auditório da Casa da Cultura “Luiz Antonio Martinez Correa” com a presença autoridades, entre elas o vereador Carlos Nascimento.
O seminário seguiu com uma extensa programação até o final do dia.
Na mesa de Abertura, dentre outras, a fala do vereador Nascimento destacou a importância do evento que traz a público a luta de organizações de Araraquara como o GASPA e a RNP+SOL contra a homofobia. Destacou também o importante trabalho que essas organizações fazem de prevenção às DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis, orientando grupos de riscos e distribuindo preservativos.
Nascimento que vem a algum tempo trabalhando um projeto de Lei de combate a homofobia, falou sobre a importância de esses grupos se unirem com os mesmos propósitos a fim de ganharem força e apoiarem o vereador na elaboração e aprovação da Lei e garantiu que no próximo ano intensificara ainda mais seu trabalho em cima desse assunto.

NASCIMENTO PUBLICA NO YOUTUBE O VÍDEO COM A SUA FALA SOBRE SEU VOTO PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA.

Os principais veículos de comunicação de Araraquara e região destacaram a polêmica eleição para a Presidente da Câmara Municipal de Araraquara. Para ficar clara a sua opinião e o seu voto, Nascimento publicou no Youtube o vídeo gravado no plenário desta Casa de Leis produzido pelo setor de áudio e imagens da mesma.
Para assistir acesse o link:
http://www.youtube.com/watch?v=twx1h-s29_g

A TRADICIONAL FEIRA DE ARTESANATO COORDENADA PELO MANDATO DO VEREADOR NASCIMENTO ESTÁ NA PRAÇA NOVAMENTE.


Assim como já vem ocorrendo há anos, a tradicional Feira de Artesanato coordenada pelo assessor de gabinete Vagner, está acontecendo na Praça do Paço Municipal e permanecerá até o dia 24 de dezembro acompanhando o horário comercial, ou seja, até as 22 horas.
Na feira são comercializados produtos artesanais, produzidos pelos próprios artesãos que ali estão. São muitas variedades e boas sugestões para uso pessoal, doméstico e para presentear como enxovais, luminárias de bambu, caixas de madeira para jóias(decopagem), camisetas, colares, guardanapos, bonecas, e muito mais. A feira ainda conta com a participação do artista plástico Edson Leôncio que desenha caricaturas na hora, reproduz fotos e vende quadros já prontos.
Uma ótima oportunidade para admiradores do artesanato e artes plásticas apreciarem e estimularem essa classe de profissionais muitas vezes confundidos com “muambeiros ou camelôs” e na verdade são verdadeiros artistas.

O DAAE – DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO REALIZA O “NATAL NA PRAÇA” DIAS 09, 15 E 16 DE DEZEMBRO.


A exemplo do ano passado, o DAAE realizou nesta quinta-feira (09/12) a abertura do evento “Natal na Praça” e a inauguração da decoração natalina marcada com o acendimento das luzes, apresentação do Coral Lysanias de Oliveira Campos, presença do Papai Noel e a distribuição gratuita de algodão doce e pipoca para as crianças.
A programação do “Natal na Praça” continuará no dia 15 de dezembro com a participação do Coral O Consolador e no dia 16 com a participação do Coral Cantus Nobile, ambos a partir das 20 horas e também com a distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças.
O evento é aberto a todos com entrada gratuita.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO PARA DEFICIENTES

Vagas para profissionais com Deficiência em São Carlos
Dimensão RH seleciona profissionais para atuar em empresa de grande porte do segmento de auditoria.
Cargos:
 Auxiliar Administrativo (São Carlos-SP) - Profissionais com Deficiência.
 Atribuições:
 Rotinas administrativas (Xerox, encadernar matérias, etc.)
 Conhecimentos: Bons conhecimentos em informática e atividades administrativas.
 Escolaridade: Ensino Médio Completo.
 Local de Trabalho: São Carlos-SP.
Outras Informações: Salário a combinar - Benefícios: Vale Refeição, Vale Transporte, Assistência Médica, Odontológica, Seguro de Vida, Participação nos lucros, Incentivo à educação.
Deficiências: Física, Visual e Auditiva leve.
Os interessados deverão encaminhar currículo e laudo médico atualizado para Maristela Rebonato, e-mail maristela@dimensaorh.com.br. Tel: (11) 3175-1010 ou (11) 3476-7811 - Alameda Santos, 455 10o. Andar 01419-000 – São Paulo – Brasil
www.dimensaorh.com.br http://br.linkedin.com/in/dimensaorh