terça-feira, 11 de setembro de 2012

ENERGIA SOLAR: NASCIMENTO ANIMA-SE COM PROPOSTA DE INVESTIMENTOS

Empresários portugueses mostram-se dispostos investir R$ 300 milhões na cidade

Fonte: www.cmararaquara.sp.gov.br
Por Luis Fernando Laranjeira

O vereador Carlos Nascimento (PT) está animado com a possibilidade de a cidade receber investimentos de até R$ 300 milhões por parte de um grupo português da área de energia solar. A intenção foi manifestada durante audiência pública, realizada na noite de quinta-feira, 30 de agosto, na Câmara Municipal.
De acordo com ele, os investidores estão há uma semana conhecendo a cidade e mantendo contatos com empresários e representantes do setor público e gostaram do que encontraram por aqui. “Eles estão tendo a real dimensão do que é Araraquara e seu potencial e estão dispostos a investir em nossa cidade. Estou otimista com as possibilidades de negócios”, destacou.

Os empresários Ricardo Azevedo e Jorge Oliveira, da Gene Energy Systems, afirmaram que a holding com sede em Portugal, com atuação também na Itália e no Brasil, está interessada em Araraquara por seu potencial e acreditam que a cidade apresente uma série de fatores que a tornam competitiva para a geração e distribuição de energia eletrovoltaica (solar).

Vantagens

De acordo com eles, as vantagens de Araraquara são clima, localização estratégica, infraestrutura, malha rodoferroviária, grande parque industrial, níveis elevados de crescimento e ter sido escolhida para ser subsede da Copa do Mundo de 2014, entre outras. “É uma cidade dinâmica, oferece qualidade e incentivo a investidores e bom acolhimento, tanto na iniciativa privada quanto no setor público”, destacou Azevedo.
Para Oliveira, “Araraquara está na faixa que recebe mais solar no Brasil” ao mostrar um mapa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). “É uma cidade atraente, que pode ser pioneira no desenvolvimento de uma fonte inesgotável de energia limpa, renovável e de fácil captação. A energia solar resiste a qualquer crise energética”, argumentou.

Os portugueses têm interesse em instalar uma fábrica para a produção de painéis fotovoltaicos para distribuição no Brasil e em países do Mercosul e, em um segundo momento, investir na construção de uma usina geradora e distribuidora de energia solar. “Queremos aumentar nossos investimentos no Brasil. Nosso interesse é sério e nossa proposta para Araraquara é concreta”, concluiu Azevedo.

Nascimento afirmou que “nossa cidade está preparada para acolher este tipo de investimento, mas é preciso movimentar nossas forças comerciais e políticas para melhorarmos ainda mais nossa capacidade produtiva; por isso, estamos trabalhando com muita determinação para viabilizarmos parcerias e negócios para gerar empregos e renda para nossa Araraquara”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário