sexta-feira, 30 de outubro de 2009

V PRÊMIO “ZUMBI DOS PALMARES” HOMENAGEIA FRANCISCO LUIZ SALVADOR, O KIKO

Neste ano o prêmio será conferido a Francisco Luiz Salvador (Kiko), em reconhecimento a sua militância no movimento negro e na luta contra a discriminação racial, a escolha foi feita pelo COMCEDIR-Conselho Municipal de Combate a Discriminação e ao Racismo, de Araraquara, em reunião extraordinária na segunda-feira dia 19 de outubro.
O prêmio “Zumbi dos Palmares” foi criado pelo decreto legislativo nº 570 de 2004, de iniciativa do vereador Carlos Nascimento. A entrega do prêmio tem como objetivo reconhecer e homenagear pessoas ou entidades que tenha se destacado na luta pela promoção da igualdade racial e no combate ao racismo e à discriminação racial.
Kiko, que hoje trabalha na assessoria de imprensa da Câmara Municipal e também tem um programa diário na rádio Lefemara, transmitido via internet, tem uma militância no Movimento Negro, desde a fundação do GANA, entidade que lutou por inúmeras conquistas junto ao movimento negro de Araraquara.
A cerimônia de premiação será no dia 20 de novembro, às 19h, no Palacete das Rosas, numa realização Câmara Municipal de Araraquara, Centro de Referência Afro e Comcedir (Conselho Municipal de Combate à Discriminação Racial).


Homenageados

• em 2005, o prêmio foi conferido à socióloga e professora Maria Nazaré Salvador, reconhecida pelo seu trabalho no resgate da cultura, história e religiosidade da população negra;
• em 2006, o prêmio foi concedido à Ivone Camargo que dedicou a vida à religiosidade e à construção da Escola de Samba “Estrela de Vila Santana”;
• em 2007, o prêmio foi conferido ao Luiz Cláudio Barcelos, Dedicou grande parte de sua vida à militância no movimento negro e à prática de sua espiritualidade;
• em 2008, o prêmio foi conferido ao Sr. Lúcio José Maria apaixonado por instrumentos de sopro como o trombone, fundou a famosa banda “Banda do Lúcio”, atualmente realiza trabalho com crianças e adolescentes em escola pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário