terça-feira, 11 de maio de 2010

PERIGO DE TRAGÉDIA NOS TRILHOS DA ALL VOLTA A SER DESTAQUE.

Trilhos e dormentes sem manutenção e passagem de enormes composições preocupam moradores.




Fonte: www.jornaloimparcial.com.br
Edição de 11/05/2010

Moradores da região dos bairros Vila Renata e Jardim Santa Rosa, têm reclamado constantemente, que a linha de trem situada no local, se encontra em situações precárias, correndo risco de tragédia iminente. Com o passar do tempo e a falta de manutenção adequada nos trilhos e dormentes, as linhas ficaram inadequadas para a passagem, mesmo assim o fluxo permaneceu.
Diante disso a população residente próximo ao local começou a se preocupar, por se tornar um lugar de risco para todos. A passagem das composições de trens de carga tem provocado muita vibração nas casas. É impressionante os estado dos trilhos, totalmente ondulados, os grampos que fixam os trilhos nos dormentes estão se soltando, alguns nem são vistos no local. O risco de descarrilamento dos vagões é muito alto, e isso poderá provocar um acidente gravíssimo. O mato alto na parte interior, em volta dos trilhos e também na calçada está sendo outro grande problema, porque acumula lixo, prejudica a passagem dos moradores e, principalmente, tornou-se um ninho de proliferação de mosquitos e bichos peçonhentos.

Nascimento vem, desde 2006 quando era membro da Comissão de Transportes da Câmara Municipal, trabalhando o assunto e alertando autoridades e a empresa responsável pela malha ferroviária sobre os riscos em que a população está exposta com o aumento do tráfego de trens, aumento das composições e possível deteriorização da malha ferroviária.
Já em 03 de maio de 2006 o vereador Oficiou a ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestres, órgão responsável pela fiscalização dentre outros, também do transporte ferroviário, assinalando tal situação e cobrando um posicionamento do setor técnico daquele órgão.
Naquele mês de Agosto, em contato feito pelo vereador via telefone, a administração da ANTT assumiu o compromisso de enviar urgentemente à Araraquara uma equipe técnica da Agência para prover uma fiscalização mais efetiva sobre as condições de tráfego e de segurança para a cidade.
Em 26 de Setembro de 2006 Nascimento voltou a entrar em contato desta vez diretamente com a presidência da empresa, onde através de oficio, solicitou reunião com a empresa para tratar de assuntos referentes à gestão da linha férrea, das condições técnicas e de segurança dos trilhos e das composições que passam por Araraquara, mas a reunião solicitada ainda não ocorreu.
Em 26 de julho de 2007, Nascimento entrou com uma representação no Ministério Público requerendo deste a abertura de uma Ação Civil Pública ou TAC, imputando a empresa providências no sentido de prover a segurança no trânsito de suas composições.
Diante do acidente registrado na manhã do dia 23 de abril de 2009, Nascimento reitera que suas preocupações eram concretas e lamenta que apesar de todo o esforço realizado, as autoridades e a própria empresa tenham menosprezado o assunto.
“Esperamos que agora após ocorrer mais este acidente de grandes proporções, o assunto seja tratado com o devido cuidado e responsabilidade”, diz Nascimento.

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