segunda-feira, 19 de julho de 2010

Nascimento quer mais empenho do Codecon em Araraquara

Desde o sancionamento da Lei Municipal nº 6188 de 10 de Setembro de 2004 que regulamenta o tempo de permanência nas filas dos bancos em 15 minutos em dias normais e 30 minutos em dias considerados de maior movimento, o vereador Nascimento, autor da mesma, tem cobrado do Codecon, ações de fiscalização e autuação aos bancos infratores.
No começo deste ano, chegou até a imprensa que o Banco do Brasil em Araraquara foi autuado em trezentos mil Reais por manter clientes até 50 minutos esperando para serem atendidos. Segundo o Codecon, a multa chegou a este valor porque o banco foi reincidente.
Com a venda da estatal Nossa Caixa para o Banco do Brasil, a população araraquarense volta a enfrentar problemas com a demora no atendimento e descaso aos clientes.
As agências pedem paciência aos clientes alegando que o problema está sendo ocasionado pelo processo de transição das agências da Nossa Caixa para o Banco do Brasil. O problema era previsto, mas os administradores do banco não tiveram a competência de se organizarem e tomarem providências para minimizar o sofrimento dos usuários.
No decorrer da semana passada, problemas nas agências da Alameda Paulista foram destaques na imprensa, aonde usuários chegaram a ficar até 50 minutos na fila de atendimento e nos terminais eletrônicos, sem monitores para auxiliar nas operações, causou irritação e exaltação de muitos que tentavam honrar seus compromissos.
O bom exemplo, de determinação e compromisso com o cidadão, veio do prefeito de Salvador, veja a notícia:

Blitz interditou a agência do Banco do Brasil do Shopping Iguatemi, em Salvador.
http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2010/07/13/banco-e-interditado-na-bahia-por-desrespeitar-lei-dos-15-minutos.jhtm

O prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), interditou na manhã desta terça-feira (13) a agência do Banco do Brasil que funciona no shopping Iguatemi, o maior da capital baiana. Segundo o prefeito, que comandou pessoalmente a interdição, a agência desrespeitou pela quinta vez uma lei municipal que estabelece um prazo máximo de 15 minutos para os clientes serem atendidos em dias normais. Nos dias posteriores a feriados, o prazo máximo para atendimento aos clientes, de acordo com a lei, é de 30 minutos - e o tempo começa a contar a partir da passagem pela porta giratória.
“Outras quatro agências, que também foram notificadas quatro vezes, podem ser interditadas a qualquer momento”, afirmou o prefeito. A gerência do Banco do Brasil do shopping Iguatemi informou que os advogados do banco devem recorrer da interdição.
De acordo com João Henrique, a lei que estabelece o tempo de atendimento para os clientes, apesar de sancionada há mais de dois anos, só começou a ser aplicada nos últimos dias porque foi derrubada uma liminar da Justiça Federal que impedia a fiscalização da norma.
Cada notificação custa aos bancos uma multa de R$ 5.000. Após a interdição, segundo a lei, as agências ficam cinco dias fechadas para adaptação às regras. Caso a agência persista na irregularidade, a prefeitura cassará definitivamente o alvará de funcionamento, segundo João Henrique.
Para controlar o horário de chegada, os bancos são obrigados a entregar senhas para os clientes. Como há poucos funcionários para fiscalizar todas as agências de Salvador, as notificações somente têm acontecido quando os próprios clientes fazem as reclamações à prefeitura ou ao Ministério Público. Para isso, devem mostrar a senha carimbada com o horário do atendimento.

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