segunda-feira, 19 de julho de 2010

PT SAI FORTALECIDO EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO ORÇAMENTO

Durante a última sessão da Câmara Municipal, 13/07, entrou em pauta, foi discutido e votado o veto do prefeito as emendas apresentadas pelos vereadores do PT e diferente do que pareceu, Nascimento afirma que de forma alguma há racha no PT o que houve foi uma incompreensão por parte da vereadora Márcia Lia, líder da bancada, do que representou esta vitória pro PT e pra cidade.
Nascimento destaca que, apesar do veto do prefeito, houve um diálogo e compromisso assumido de que 90% das emendas serão garantidas na peça orçamentária. Emendas construídas e apresentadas junto com seguimentos da sociedade civil organizada, o que deu as emendas um revestimento social forçando o prefeito a pensar antes de vetar unilateralmente como fez o ano passado. Várias emendas a exemplo do Basquete feminino, do centro de atendimento aos portadores de paralisia cerebral assim como o programa de fortalecimento alimentar deste setor; foram feitas reuniões com o executivo e demonstrado a necessidade e enraizamento da sociedade com estas emendas.
“Como poderia o prefeito vetar e sustentar tamanho desgaste com estes e outros segmentos e como não aceitar o acordo proposto se este se faz amplamente vantajoso em beneficiar milhares de pessoas que serão alcançadas pelas políticas públicas que estas emendas em acordo reverterão a elas”, afirma Nascimento.
Defendendo a prática de uma oposição propositiva Nascimento destaca, em sua fala, que, “Foi isso que defendi quando apresentei as emendas e critiquei a postura do prefeito em 2009, agora não teria sentido ele chamar para o diálogo e não participarmos. Sei que estou certo e que fiz a coisa certa neste acordo”.
Diferente, ainda do noticiado, houve discussão da bancada do PT antes da votação do veto do prefeito as emendas, realizada no gabinete da vereadora líder da bancada onde se fechou questão sobre o assunto, só depois os vereadores do PT foram à sala de reunião construir nossa visão do processo junto aos demais vereadores.
Nascimento defende que seja feita uma discussão no PT para avaliar todo o processo dessa votação, pois segundo ele as emendas não poderiam ser garantidas sem um diálogo com o executivo uma vez que as audiências públicas realizadas na Câmara foram lastimáveis, ficando as mesmas esvaziadas, diante de tamanha fragilidade um acordo seria a melhor saída.
“O PT deve seguir sério e propositivo nos seus encaminhamentos compromissado com a boa política e com a cidade, com sua executiva atuante e forte, apontando os equívocos deste governo e se preparando sempre para manter a cidade no rumo que a colocamos’, conclui Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário