sexta-feira, 11 de junho de 2010

Criação de novas secretarias

Atualmente, cidade de 200 mil habitantes no interior de SP tem 19 secretarias

Fonte: R7, - Rede Record
publicado em 23/05/2010 às 11h05:





A criação de duas novas secretarias vem causando confusão em Araraquara, cidade a 273 km da capital paulista. A prefeitura tem, atualmente, 19 secretarias. Em 2008, segundo informações da administração municipal, existiam na cidade 83 cargos comissionados. Hoje, são mais de 150.
Neste mês, a prefeitura enviou para a Câmara Municipal o pedido para a criação de duas novas secretarias: a de Habitação e a de Agricultura. Apesar de já terem sido aprovadas pela maioria dos vereados, alguns parlamentares votaram contra, alegando que a quantidade de secretarias coloca em risco o orçamento da cidade.
Segundo o vereador Carlos Nascimento (PT), a prefeitura fechou o ano de 2009 com déficit financeiro de R$ 32 milhões. Ainda segundo ele, neste ano, a folha de pagamento da administração municipal está comprometida em 54%, o máximo permitido pela lei de responsabilidade fiscal. Por esses motivos, ele acredita que o orçamento pode ser comprometido com a criação das novas secretarias.
- Nós sentimos, por exemplo, num debate que nós fizemos na Câmara com os próprios secretários, a ausência de várias políticas necessárias para o nosso município, que já estão sendo cortadas justamente por essa falta de orçamento.
Para os vereadores, a quantidade atual de secretarias já é considerada exagero para uma cidade com 200 mil habitantes. Ribeirão Preto – cidade a 313 km de São Paulo -, por exemplo, tem mais de 560 mil habitantes e 15 secretarias.
O secretário de Comunicação da prefeitura, Paulo Alfredo Rodrigues, explicou a necessidade da criação das duas novas secretarias.
- Nós temos dois assentamentos agrícolas com um número bastante considerável de pequenos produtores e que, as vezes, têm necessidade de um amparo, de um suporte por parte da prefeitura. A secretaria [da Agricultura] vai fazer esse trabalho. Nós temos também uma demanda muito grande por casas populares para pessoas de baixa renda. Foi por isso que ele [prefeito] criou essa secretaria [da habitação], porque ela vai cuidar dos locais onde vão ser implantados esses loteamentos, de acordo com o meio ambiente.
Ainda segundo o secretário, as novas secretarias não vão comprometer o orçamento municipal.
Assista ao vídeo no link: http://www.youtube.com/watch?v=4it36lWk01w

Nenhum comentário:

Postar um comentário