segunda-feira, 21 de junho de 2010

GOVERNO FEDERAL LANÇA CAMPANHA NACIONAL EM DEFESA DE PESSOAS DA TERCEIRA IDADE

Em Araraquara o Vereador Nascimento vem trabalhando, junto ao Conselho do Idoso, propostas para garantir a implementação de leis e também discutindo novas ações que vissem a defesa dos direitos da pessoa idosa. É de Nascimento, por exemplo, a lei que garante atendimento prioritário aos processos que envolvem a pessoa idosa
Mais de 21 milhões de pessoas no Brasil são idosos, o que equivale a 11% da população brasileira. Pesquisas apontam que esse contingente deve dobrar daqui a 20 anos. Até 2050, a expectativa de vida, que hoje é de 75 anos, pode chegar a 90. Com base nesses dados, Nascimento ressalta a necessidade de que a cidade de Araraquara e também o País fique atento a um fenômeno que se expande: a violência contra os idosos. Na última terça-feira (15) foi marcado pelo Dia Mundial de Sensibilização da Sociedade para a Luta Contra a Violência à Pessoa Idosa.
Instituída pela Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos (Inpea, na sigla em inglês), em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha tem o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, além de combater a idéia de que isso é normal.
“A sociedade deve estar preparada para o processo de envelhecimento, que exige a ampliação de políticas de proteção à pessoa idosa; deve considerar o envelhecimento como um processo ativo, bem como os direitos da pessoa idosa”, afirma Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário