segunda-feira, 21 de junho de 2010

VEREADOR NASCIMENTO PARTICIPA DE EVENTO QUE MARCA O DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

O Vereador Nascimento participou, no último sábado (12/06), da caminhada seguida de apresentações culturais que marcou o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Dia 12 de junho é o dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Diante da coincidência da data com o início da Copa do Mundo de Futebol, foi lançada a campanha "MARQUE UM GOL: ERRADIQUE O TRABALHO INFANTIL" e "CARTÃO VERMELHO AO TRABALHO INFANTIL". O evento contou ainda com representantes do poder executivo, vários profissionais que atuam na defesa da criança e adolescentes e representantes da sociedade civil organizada.
O dia 12 de junho é marcado como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. A data é lembrada como um protesto contra a injustiça em que se encontram meninos e meninas, trabalhando por longas jornadas, em condições perigosas e freqüentemente expondo suas vidas a riscos. A comemoração existe desde 2002, a partir de uma iniciativa da OIT (Organização Internacional do Trabalho) em chamar a atenção de sociedades e governos à importância da implementação das Convenções nº 138, que estabelece idade mínima para admissão do emprego, e nº 182, que trata das piores formas de trabalho infantil.
Apesar do movimento de reforma social gerado em torno deste tema, observa-se que, em todo o mundo, mais de 215 milhões de crianças ainda continuam envolvidas com o trabalho irregular. No Brasil, segundo dados do IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar), em 2008 encontravam-se 4,5 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho, na faixa de 5 a 17 anos de idade, sendo 993 mil crianças de 5 a 13 anos. Grande parte deste grupo trabalha em situação degradante, com exposição a riscos ambientais e até mesmo vítima da exploração sexual e do consumo de drogas.
Nascimento, que é militante dos movimentos de defesa da criança e do adolescente ressalta que, “Precisamos estar sempre engajados pela erradicação do trabalho infantil, fortalecer o Orçamento Criança, e intervir para uma real efetivação das políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário