segunda-feira, 5 de julho de 2010

Duo Glacial se apresentou no Choro das Águas.


A dupla batizada por Zé Fortuna, um dos maiores nomes da música raiz, é formada pelos irmãos Miguel e Aninha, que venderam mais de um milhão de discos com a música Poeira na década de 1960, se apresentou na Praça do DAAE para o Projeto dominical chamado “Choro das Águas”. O evento levou à Praça um grande público que ao final do show, todos se levantaram para aplaudir o Duo Glacial.
Miguel e Aninha foram agraciados por um Titulo de Cidadão e Cidadã araraquarense proposto pelo vereador Nascimento em abril de 2008.
A história da dupla.
Os Irmãos Servam iniciaram a carreira artística em Araraquara, com Ana vencendo um concurso em um circo que passava pela cidade. Em 1955 a dupla apresentava-se na Rádio Cultura e no ano seguinte buscava o sucesso na cidade de São Paulo.
Morando no bairro Tucuruvi, eles conheceram o consagrado compositor José Fortuna e com ele veio o convite para participar do programa “Onde cantam os maracanãs” na Rádio Piratininga. Aconselhada por Fortuna, a dupla adotou o nome artístico de “Duo Glacial” e no rádio a vinheta anunciava “apesar do nome frio, a voz é quente”.
As apresentações na rádio Tupi, Nove de Julho e Nacional de São Paulo possibilitaram a gravação do primeiro disco em 78 rotações em 1959 e, na seqüência em 1960 e 61. No ano de 1967 o duo venceu o 1º Festival Sertanejo da Rádio Nacional, com a interpretação da toada “Poeira” e, em 68, recebeu o troféu Cornélio Pires.
Em 1970 o Duo Glacial participou do filme “Sertão em Festa” e no mesmo ano lançou um LP, remasterizado em CD de maio de 2000, na coleção “Raízes da Música Sertaneja – Duo Glacial em Homenagem a João Pacifico”, com 12 músicas de sua autoria, redescobrindo esse grande poeta e compositor.
Participações na arte circense também constam no currículo do duo, como na Companhia Teatral Circense, onde Mariazinha e Noeli eram as estrelas, juntamente com Bueno Filho, Jair Roberto, Miguel e Ana. Filha de Zé do Rancho, Noeli e seu esposo Xororó, da dupla com Chitãozinho, são os pais de Sandy e Júnior.
Ana, por motivos particulares, afastou-se da dupla em 1974, sendo substituída por Maria Vieira da Silva, Mariazinha, sogra do cantor Xororó, que encerrou a carreira em 1983. Na mesma época, Miguel voltou a formar dupla com Ana e os dois prosseguem até os dias de hoje fazendo shows, realizando gravações, além de participações em programas de TV.
“Por toda esta história de vida e de cultura, é que digo ser apaixonado pela boa música sertaneja de raiz, lembro bem de minha infância, quando minha mãe saía cedo para trabalhar no corte de cana e me deixava ouvindo o ‘Nhôzelio’ até o horário de ir para a escola, onde as músicas do Duo Glacial sempre estavam presentes. Esta homenagem me remete a boa parte de minha história e lembranças. Poder homenagear pessoas tão especiais como Miguel e Aninha, o Duo Glacial, é motivo de muita alegria", comenta Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário