segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CAMPANHA POR REPASSE DE 3% GANHA O LEMA ‘TOME PARTIDO PELA CULTURA’

Liderada por Carlos Nascimento (PT), movimento visa a aumentar repasse do Orçamento para cultura.
Por: Roberto Schiavon

A campanha pelo repasse de 3% do Orçamento da Prefeitura para a cultura ganhou seu lema, definido em reunião realizada na última semana na Câmara Municipal: tome partido pela cultura. Será este o slogan do movimento, capitaneado pelo vereador Carlos Nascimento (PT), que visa a aumentar dos atuais 1,8% para 3% a cota do Orçamento Municipal para a área da cultura. “Temos feito reuniões sistemáticas no Plenário da Câmara. Queremos a participação cada vez maior de artistas, vereadores, partidos políticos, sindicatos e demais segmentos da cidade”, declarou Nascimento.
Além do slogan, os artistas que participaram da última reunião também lançaram um blog para divulgar a campanha, que pode ser acessado no endereço www.tomepartidopelacultura.blogspot.com.
A proposta de incremento no repasse foi lançada no ano passado, durante o Fórum de Discussões Orçamentárias, e ganhou a adesão inclusive de artistas de fora da cidade, como o arte educador Izaias José, o Zazá, que participou recentemente de reunião com Nascimento e artistas locais.
Pesquisador do trabalho do educador Paulo Freire, Zazá utiliza a linguagem do teatro de bonecos e da música em grupos de alfabetização de jovens e adultos em várias regiões do País.
Zazá mantém em Osasco a Trupe Lúdica Zazarte Produções, que acumula experiências nas áreas de comunicação, cultura e educação, investigando diversos tipos de linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos.

Orçamento

Com a campanha, Nascimento pretende que o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) garanta já em julho o aumento do repasse de 3% na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Dessa forma, os artistas vão reivindicar que os 3% estejam também na Lei Orçamentária Anual (LOA), que será enviada pela Prefeitura ao Legislativo em setembro.
Segundo o vereador, o aumento dos recursos para a cultura é importante devido ao número de habitantes de Araraquara e pela grande quantidade de equipamentos culturais, que garantem a movimentação do setor na cidade.
A próxima reunião será realizada na segunda-feira, 21 de fevereiro, no Plenário da Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário