quarta-feira, 9 de março de 2011

NASCIMENTO APRESENTARÁ NA PRÓXIMA SESSÃO O PROJETO DE LEI QUE TRARÁ MAIS SEGURANÇA NAS “SAIDINHAS” DOS BANCOS.

Trata-se do Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de as agências bancárias e instituições financeiras a instalarem câmeras de vídeo na área externa de suas agências.
A necessidade da Lei se justifica porque nossa cidade vem registrando inúmeros casos de uma prática que ganhou destaque nos meios de comunicação, conhecido nos meios policiais como “Saidinha de Banco”. O crime sempre ocorre na rua, após a vítima realizar saques em dinheiro em agências bancárias.
Os criminosos geralmente agem em duplas. Um fica no interior da agência observando os clientes, quando percebe uma vítima em potencial, avisa por telefone celular ou outros meios, o comparsa que está de campana na rua aguardando a dica. De forma inesperada, o cliente é surpreendido a poucos metros da agência em que realizou a operação financeira, sendo obrigado a entregar o dinheiro sob ameaça, geralmente por arma de fogo. Os criminosos fogem a pé ou de motocicleta. A ação é tão rápida e surpreendente que na maioria das vezes, ninguém consegue identificar com precisão os autores do crime, ficando a vítima com o prejuízo financeiro e seqüelas psicológicas.
As autoridades policiais temem a ocorrência de latrocínio em decorrência da reação da vítima e até mesmo os conhecidos “seqüestros relâmpagos”.
Como as agências dispõem de sistemas de segurança interna com vigilantes armados, portas giratórias com detector de metal e câmeras de vídeo, os assaltantes adaptaram suas ações para as imediações, onde a segurança é ineficiente.
Com a instalação de câmeras de vídeo na área externa das agências, espera-se que seja coibida a prática dos delitos mencionados, pois os criminosos poderão ser identificados, facilitando assim o trabalho da polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário