quinta-feira, 10 de março de 2011

NASCIMENTO PROPÕE ESCOLA LIVRE DE CINEMA E VÍDEO EM ÁREA DO CINE CORAL.

Por Roberto Schiavon
O vereador Carlos Nascimento (PT) defende articulação dos poderes Executivo e Legislativo locais com o Ministério da Cultura (MinC) para abertura de uma Escola Livre de Cinema e Vídeo em Araraquara. Ele deu a sugestão durante debate na sessão de terça-feira, 22 de fevereiro, sobre a preservação do imóvel do antigo Cine Coral, na Avenida Sete de Setembro. “Podemos transformar algo ruim, que é o abandono de uma área importante para a cidade, em uma proposta concreta”, disse o vereador.
Ele citou exemplos de iniciativas que colocaram a cidade na vanguarda cultural do interior do Estado, como a abertura da Escola Municipal de Dança e do curso de técnico-ator, que permite aos profissionais da área o reconhecimento do ofício em carteira de trabalho. “Quando tratamos de recursos públicos, devemos fazer com a frieza necessária, propondo ações efetivas, que valorizem o papel do vereador de facilitar as iniciativas da sociedade”, acrescentou.
Coral
A proposta de Nascimento surgiu durante discussões a respeito da utilização do prédio do antigo Cine Coral para atividades culturais ou mesmo para a reabertura do cinema, que funcionou no local até o início da década de 90.
Durante a sessão, o advogado Benedito Salvador Carlos, o Benê, utilizou a Tribuna Popular para falar em nome do movimento de artistas e intelectuais que defende a preservação do imóvel do Cine Coral, importante parcela da história da cidade, mais especificamente do bairro do Carmo. “Não temos um projeto para o local. Nosso movimento apenas pede que a área seja usada para abertura de um centro cultural e a história seja respeitada”, disse Benê.
Após sua fala, Nascimento ressaltou que a campanha pelo resgate do Cine Coral tem total apoio do movimento “Tome Partido pela Cultura” que reúne artistas locais defensores do aumento de 1,8% para 3% do repasse orçamentária municipal à cultura. “Temos de reconhecer que a cidade é um pólo cultural importante e que o Poder Público deve promover ações na área. Hoje os cinemas estão concentrados em shoppings, por isso, a população da periferia não tem o costume de freqüentá-los”, concluiu o vereador.

Um comentário:

  1. Isso mesmo, lute pelos artistas de nossa cidade. Existem muitos com muito talento e nenhum apoio.

    ResponderExcluir