sexta-feira, 27 de maio de 2011

NASCIMENTO COMEMORA VITÓRIA EM DEFESA DOS DEFICIENTES

Fonte: www.camara-arq.sp.gov.br
Por Assessoria de Comunicação

O vereador Carlos Nascimento (PT) comemora a conquista das pessoas com deficiências no que diz respeito ao transporte público na cidade. Em Audiência Pública convocada pela Defensoria Pública realizada no dia 7 de abril, na sede da Udefa, com a presença de cerca de cem pessoas portadoras de deficiências e autoridades, foram discutidas situações que afetam o dia a dia destas pessoas frente a mobilidade e transporte pela cidade.
Na oportunidade foram propostos e debatidos temas que possam amenizar esta dificuldade, dentre elas a disponibilização de ônibus adaptados nas linhas regulares da Companhia Trólebus Araraquara – CTA, permissionária do transporte coletivo, e da Viação Paraty, permissionária para algumas linhas.
O vereador Carlos Nascimento, presidente da Comissão de Transporte da Câmara Municipal, fez sua intervenção no sentido que a as empresas de transporte cumpram sua função social, e principalmente que cumpram o objeto de contrato que estipula a colocação de ônibus adaptados aos deficientes.
“Sabemos que a cidade dispõe de transporte adaptado através de vans e micro ônibus, mas estes são transportes especiais, em horários e itinerários pré-determinados. O que queremos e exigimos, é que as linhas regulares também tenham ônibus adaptados, e com horários regulares. É isso que diz a lei, é isso que a Udefa, a Defensoria, e eu, como presidente da Comissão de Transportes da Câmara exigimos”, diz Nascimento.
A princípio, a CTA relutou em colocar tais ônibus, alegando impossibilidade de operacionalização nas linhas e nas ruas. No entanto, Nascimento e a Defensoria Pública, se mostraram firmes nesta exigência e a CTA acabou por aderir a proposta, anunciando que já neste mês, quatro ônibus passarão a fazer parte da frota.
Os itinerários e horários a serem cumpridos por estes novos ônibus serão discutidos em reunião na sede da Udefa, na próxima terça feira, dia 17, às 10 horas da manhã. A reunião está sendo convocada por Nascimento, presidente da Comissão de Transporte, e participarão ainda o presidente da Udefa, a Defensoria Pública e os técnicos da CTA.
Para Nascimento esta conquista é marcada pela mobilização social, com especial destaque à Defensoria Pública de Araraquara, que cumpriu um papel determinante na realização da audiência que levantou o assunto. “Queremos com este reconhecimento dar mais força e visibilidade ao trabalho dos Defensores de Araraquara, que estão ocupando um espaço valoroso, exigindo que sejam cumpridos aspectos em respeito ao que determina a lei e a preservação dos direitos das pessoas”, concluiu.

Um comentário:

  1. Vários ônibus da Paraty já dispõem de dispositivo para atender cadeirantes, mas não sei se na prática os motoristas param para eles, se o cobrador sabe fixar a cadeira de rodas no cinto de segurança entre outras coisas. acho que falta discutir isso também com essa empresa.

    ResponderExcluir