sexta-feira, 27 de maio de 2011

VEREADOR QUER DELEGACIA E CONSELHO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS NA CIDADE.

Fonte: www.camara-arq.sp.gov.br
Por Hamilton G. P. Mendes
Foto: google

Vereador Carlos Nascimento está iniciando um movimento junto às autoridades locais com a finalidade de viabilizar a instalação na cidade de uma Delegacia de Proteção aos Animais, além de outros órgãos que garantam o respeito aos direitos dos animais em Araraquara. As ações envolvem o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Dr. José Carlos Monteiro.
De acordo com o parlamentar, os esforços de todos se concentram em obter a regulamentação de diversos mecanismos que permitam ações institucionais e legais no sentido de garantir a proteção aos animais e à posse responsável deles por cidadãos no município.
Essas garantias, segundo Nascimento, passam pela efetiva aplicação da Lei Complementar nº 427; aprovada pela Câmara Municipal em 16 de novembro de 2007, que trata justamente do tema. A lei, de iniciativa do próprio vereador, prevê, entre outros pormenores, I – Estimular a posse responsável de animais através da educação ambiental; II – Instituição de um abrigo adequado para os animais destinados à adoção; III – Incentivos à doação de animais; IV – Esterilização de animais domésticos; V – Destinação adequada aos corpos dos animais mortos.
“É obrigação nossa garantir a integridade e o respeito aos animais na cidade, por isso a necessidade da instalação de órgãos e a efetivação de mecanismos que garantam esses direitos”, afirmou o vereador. Lembrando, entre outros pontos, que a posse responsável de animais implica o tratamento adequado deles, o que inclui vacinação, cuidados com segurança, além dos cuidados necessários à subsistência e tratamento adequado dos animais, destacou.
“Não podemos permitir que Araraquara conviva com situações como a que estamos assistindo, de abandono de animais e maus tratos por parte de pessoas irresponsáveis e insensíveis. Além disso, precisamos de um abrigo diferenciado, que garanta a integridade dos animais recolhidos”, ressaltou.
Nascimento defende ainda a criação de um Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais na cidade, que atuaria em conjunto com a Delegacia de Proteção aos Animais na luta pela garantia da integridade dos bichinhos em Araraquara. “Trata-se de uma luta antiga de meu mandato, e espero, lado a lado com as autoridades de outros poderes constituídos conseguir viabilizar o sonho de que Araraquara seja uma cidade modelo no âmbito de garantia dos direitos dos animais”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário