sexta-feira, 8 de julho de 2011

O PROJETO GIRASSOL, DE AUTORIA DO VEREADOR NASCIMENTO, GANHA REPRESENTANTE NO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE ARARAQUARA – CMCA.

O Projeto Girassol, hoje coordenado pelo assessor de gabinete Vagner que viabiliza a produção e comercio de artesanato, foi criado pelo vereador Nascimento em seu primeiro mandato com o intuito de dar suporte e sustentabilidade a mulheres vítimas de violência, de decomposição social, de doenças que reduzem a capacidade física e psíquica e mulheres arrimo de família, que em muitos casos sustentam o lar por ter o marido ou filhos doentes. Muitas dessas mulheres que a principio tiveram o suporte do Projeto Girassol, hoje são independentes, expõem em shoppings, supermercados, projetos municipais como, por exemplo, o Choro das Águas e até representam o município em eventos como o Revelando, Mega Artesanal e outros.
Vagner Marques Luiz ou Vaguinho como é popularmente conhecido, ingressou no Projeto Girassol em 2003 como organizador e articulador entre as artesãs que contava com a participação de sua esposa Marcia e o gabinete do vereador Nascimento. O gabinete viabilizava espaços públicos como a Praça Santa Cruz, Cear e outros para a exposição de artesanato em datas especiais como Dias das Mães, Dia dos Namorados, Dia do Trabalhador, aniversário da Cidade e outros.
Ao integrar a assessoria do vereador Nascimento, Vaguinho assumiu a coordenação e articulação política, através de Nascimento, conquistando diversos benefícios em favor das artesãs. Uma das conquistas foi a viabilização de viagens culturais como para a visitação da feira anual Mega Artesanal em São Paulo por quatro anos seguidos, proporcionando a aquisição de conhecimentos de novas técnicas de produção, novos produtos e fornecedores de matéria prima além de melhorar a qualificação e auto-estima das artesãs.
Outra conquista é a tradicional Feira de Fim de Ano que a princípio ocorria na Praça Santa Cruz e em 2008 passou para a Praça da Prefeitura.
Vaguinho se tornou referência para o artesanato em Araraquara, o que permitiu a sua eleição ao Conselho Municipal de Cultura de Araraquara – CMCA tornando se membro titular representando o artesanato, conforme portaria nº 20.914 de 22 de junho de 2011, publicada no jornal Folha da Cidade de 28/06/2011. Vaguinho destacou como metas a busca da valorização dos artesãos e sua produção, provocar a mudança de visão por parte do poder público, empresarial e comercial de que artesão, ambulante e camelô são as mesma coisas, a isenção da cobrança de taxa por espaço para exposição, a realização de uma feira regional, conquista de espaços na Feira Facira, pleitear um espaço fixo para o artesanato como a Casa do Artesão ou o Shopping do Artesão e a realização de uma Mega Feira aos moldes da Mega Artesanal.
O mandato dos membros do Conselho Municipal de Cultura de Araraquara é de dois anos, permitida a recondução por igual periodo (artigo 6 da Lei Municipal 6.104 de 26/03/2004).
Assista ao vídeo da entrevista com o Projeto Girassol exponto na Feira de Fim de Ano na Praça da Prefeitura de Araraquara: http://youtu.be/SE2SHNUKUsw

Nenhum comentário:

Postar um comentário