sexta-feira, 8 de julho de 2011

VEREADOR NASCIMENTO QUER AEROPORTO COMO TERMINAL DE CARGAS.

O vereador Carlos Nascimento (PT) propõe transformar o aeroporto Bartolomeu de Gusmão em um terminal de cargas. Para isso, ele defende a municipalização do aeroporto e o estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada como forma de viabilizar o projeto, que deve ser colocado em discussão nos próximos dias.
A idéia é vista como viável e encontra apoio de representantes do Centro Das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).
Nascimento afirma não ser contrário à proposta de investir no transporte de passageiros, mas entende que "o aeroporto deve servir à alavancagem de novas oportunidades econômicas e que esteja interligado à nossa vocação logística".
Na opinião dele, "nosso foco deve ser o aeroporto preparado para transporte de cargas, o que daria nova vida à cidade e um novo perfil para nossa economia".
Passageiros
De acordo com o vereador, "este foco não descarta a busca para que, num segundo momento, façamos também um aeroporto de passageiros". Para ele, não é fácil rearticular as atividades do Bartolomeu de Gusmão no transporte de passageiros.
"Custos altos e pouca demanda, além do desconforto de longas esperas nos aeroportos o torna obsoleto; uma viagem a São Paulo se faz muito mais interessante de carro do que de avião, afinal são apenas 270 km", argumenta.
Carlos Nascimento acredita ser necessário "frearmos a privatização pura e simples do aeroporto, melhor a sua municipalização e o estabelecimento de parcerias público-privadas" que, na opinião dele, "traria ganhos para a cidade e para as empresas".
Até o final do ano, o Governo do Estado deve lançar edital para abertura de concorrência pública visando a privatização do aeroporto araraquarense. "É fato que o Governo quer privatizar, pois quer se desfazer de seus equipamentos ociosos. Penso que [a privatização] será uma grande perda para nós e para nossos interesses".
Para viabilizar a idéia, o vereador propõe a constituição de uma Câmara Técnica para discutir a questão. A idéia é envolver a Associação Comercial e Industrial (Acia), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agência de Desenvolvimento de Araraquara (ADA), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Sebrae, Sindicato do Comércio (Sincomércio), universidades e outras entidades.
Apoio
A proposta de transformar o aeroporto Bartolomeu de Gusmão em um terminal de cargas tem apoio de representantes do setor industrial. Eneida Miranda de Toledo, diretora regional do Ciesp e coordenadora executiva de Comércio Turismo e Serviços da Prefeitura, afirma que "a ideia é viável".
De acordo com ela, "temos um grande projeto ferroviário em andamento, nossa condição rodoviária é privilegiada e o incremento do transporte aéreo completaria este ciclo; temos que pensar seriamente nesta questão".
A coordenadora lembra que São Carlos já entrou com pedido para internacionalização do aeroporto e, se obtiver êxito, pode ofuscar as iniciativas de Araraquara. "Os dados de nossa região são animadores e temos um grande potencial para ser explorado neste setor", frisa.
Para Carlos Aielo, gerente regional do Ciesp, a cidade se ressente da falta de uma melhor estrutura para o aeroporto. "Somos a sexta região mais exportadora entre as 42 regiões do Estado divididas pelo Ciesp; temos empresas com volume crescente de exportações e o terminal de cargas até ajudaria a viabilizar o de passageiros", diz.
Aielo ressalta que "Ribeirão Preto e São Carlos já estão se mexendo e precisamos nos movimentar para não ficarmos para trás, afinal, temos mais população e municípios em nossa e microrregião do que São Carlos".

JORNAL DA CIDADE CONVIDA NASCIMENTO A DAR MAIS ESCLARECIMENTO SOBRE A MUNICIPALIZAÇÃO DO AEROPORTO.
Este assunto despertou a atenção do jornalismo da Rádio Morada que convidou o vereador Nascimento a dar mais esclarecimentos sobre o processo de municipalização e revitalização do Aeroporto araraquarense através de parcerias com a iniciativa privada. Veja o vídeo da entrevista: http://youtu.be/cf_PP491lLs

Nenhum comentário:

Postar um comentário