terça-feira, 31 de julho de 2012

CÂMARA QUER LIMITAR O ACÚMULO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NA CIDADE.

Projeto do vereador Carlos Nascimento (PT) deve ser votado hoje.

Por Marco Antonio dos Santos
Fonte: Tribuna Impressa


A Câmara de Araraquara deve colocar em votação na sessão ordinária de hoje à tarde um projeto de lei complementar, de autoria do vereador Carlos Nascimento (PT), que prevê limitar a meio metro cúbico a quantidade de materiais recicláveis armazenada em áreas urbanas. O texto também estabelece proibição do uso de fogo para a limpeza de terrenos e quintais.
O projeto de lei chegou a entrar na ordem do dia na semana passada, mas teve votação adiada. Se aprovada, a proposta que altera o Código de Posturas permitirá juntar, no máximo, um quarto de caçamba ou uma caixa d’água de mil litros em materiais recicláveis. "Eu fiz esse projeto porque recebi, nos últimos meses, muitas reclamações de vizinhos de pessoas que acumulam esses materiais", diz o vereador.
As queixas são de moradores dos bairros São Geraldo, Vale do Sol, Victório de Santi, Jardim dos Industriários e Melhado. As reclamações referem-se a "montanhas" de materiais recicláveis que se tornam focos de animais peçonhentos, baratas e ratos, além de virar fonte de preocupações para saúde pública.
"Um dos pontos do projeto é que a Prefeitura faça um levantamento sobre a quantidade de catadores de material reciclável e de que forma eles armazenam isso", informa o vereador.
O projeto prevê que o Município faça a fiscalização e cadastre todos os catadores. Depois seriam abertos cursos de capacitação profissional para recolocá-los no mercado de trabalho. "Outra alternativa seria conseguir uma maneira de organizá-los em cooperativa de catadores para, assim, melhorar as condições de trabalho", opina Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário