segunda-feira, 16 de abril de 2012

AGENTES EDUCACIONAIS BUSCAM VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA

Vereador Nascimento coloca seu gabinete à disposição para encaminhamento das reivindicações

Fonte: www.cmararaquara.sp.gov.br
Por Kiko Luiz

Apresentar uma gama de reivindicações, mas acentuando a necessidade de se expor ideias que complementassem essas reivindicações, foi à tônica da discussão envolvendo cerca de 50 profissionais Agentes Educacionais em reunião realizada na noite de quinta-feira, 12, no Plenário da Câmara Municipal. A reunião contou ainda com a presença do vereador Carlos Nascimento (PT), o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (SISMAR), Valdir Teodoro, e representantes da Associação dos Professores da rede municipal.
A reformulação do Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos dos Servidores (PCCV) com a criação de um capítulo específico para os Agentes, definindo funções, foi um dos temas abordados, pois até o momento existe em comum na categoria apenas o fato do trabalho ser direcionado ao alunato, ou corpo discente, permitindo que a disparidade na atuação acabe comprometendo a qualidade do serviço. No momento atual o agente exerce funções que é do professor, transformando-se na espinha dorsal do funcionalismo público.
A reunião mostrou pontos importantes, a preocupação de todos em não dividir ou enfraquecer a categoria, e acentuou a necessidade da categorização, delimitando a função de cada um, atenção para com a jornada de trabalho de trinta horas semanais, a criação da função Agente Educacional Coordenador, vencimentos, critérios de promoção, e horas para preparar atividades.
Outro ponto importante será a absorção dos Agentes Educacionais pela Associação do Magistério, sem a característica de segregar, mas atuando junto ao SISMAR.
O vereador Nascimento afirmou na oportunidade que o assunto educação o interessa.
Graduado em Direito e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e assessorado por seu chefe de Gabinete, professor Agnaldo Martins, o vereador Nascimento afirmou que sua presença na reunião era “para se colocar a disposição como facilitador do processo, isto pela disponibilidade que temos a estruturação do gabinete. Já enviamos questionamentos a vários municípios e cremos que em breve espaço de tempo, teremos muitos subsídios, visualização do que ocorre em outras cidades e a possibilidade de tirar uma planificação melhor para Araraquara”.
Alertou o vereador para que todo assunto conversado seja transformado em pauta de reivindicações. “Nossa função é criar condições para agilizar o processo e a possibilidade de se construir novas formas na gestão pública araraquarense para os Agentes Educacionais”.
Nascimento explicitou ainda a necessidade de se buscar colocar no Orçamento do próximo ano as reivindicações, lembrando que a funcionalidade da categoria é próxima a dos professores, e alertando que tais discussões se iniciarão muito em breve na Câmara.
Uma nova audiência com todos os agentes deve ser agendada para os próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário