terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Nascimento participa da reunião do OCA na Câmara Municipal de Araraquara

Na manhã da última segunda-feira dia 23 de novembro, os integrantes do OCA de Araraquara se reuniram na Câmara Municipal para discutirem as diretrizes das políticas públicas para Crianças e Adolescentes na Saúde Básica. Esta foi mais uma rodada de discussões e consolidação do Oca. O Orçamento Criança é uma luta antiga de Nascimento. O vereador Carlos Nascimento vem lutando há alguns anos pelo Orçamento da Criança e do Adolescente para o município de Araraquara e em todo o país. Na última Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo, que foi realizada aqui em Araraquara, Nascimento conseguiu que fosse deliberado da conferência, no eixo de gestão política, garantir no orçamento público, nas três esferas de governo, percentual fixo e obrigatório para a efetivação das políticas públicas da criança e do adolescente, fiscalizando a implementação através de indicadores de monitoramento e avaliação, tais como o relatório criança e a metodologia orçamento criança.
Já foram realizadas duas outras reuniões da comissão do Oca que além de Nascimento conta com inúmeras outras representações da sociedade civil e do governo municipal. Nascimento já pautou assuntos importantes que devem trazer ganhos na aplicação dos recursos públicos. Na reunião da educação Nascimento apontou a atualidade da vida dos jovens que em sua maioria abandona a escola por motivos socioeconômicos, assim projetando atividades para dar sustentabilidade para o estudante na sua vida e continuar a freqüentar a escola, lembrou também da grande demanda de novas vagas nas creches de Araraquara e sugeriu a construção de novas entidades em bairros onde a população está crescendo e tem projeção futura de crescimento. Já na reunião da cultura o vereador Nascimento destacou o grande apelo que atividades culturais tem na vida dos jovens, influenciando-os ao estudo e a maior procura de enriquecimento cultural, sugestionou para a Secretária de Cultura, Euzânia, que fosse mais aos bairros com projetos culturais e a implementação dessas atividades culturais de forma permanente nos bairros de Araraquara.
Mais recentemente na última reunião que pautou a saúde básica, Maria da Penha, Coordenador de Atenção Básica do município de Araraquara, apresentou em slides o Programa Prefeito Amigo da Criança, e todos os dados dos últimos anos sobre a saúde de crianças e adolescentes do nosso município.
Explanou o Plano Municipal da Saúde, e o vereador Nascimento, que esteve presente na reunião, apontou algumas deficiências do setor Básico de Saúde. Levantou a questão do aumento da mortalidade infantil, frisando que Araraquara tem uma boa rede e estrutura de saúde, porém alertou para a qualidade dos serviços que são oferecidos à população. Debateu os repasses para a saúde básica de Araraquara e a decisão que ainda não equacionaram o valor que este setor necessita para ter uma da qualidade dos serviços e melhor capacitar seus colaboradores. E por fim, Nascimento destacou ainda a inoperância do Governo do Estado que se quer investia os 12% estipulados em lei na saúde o que comprimi ainda mais os municípios inclusive Araraquara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário