terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Programa de micro crédito ajuda a mudar a realidade de mulheres

O Indiano Yunes, Prêmio Nobel da Paz de 2006, ficou mundialmente conhecido por ter iniciado um movimento que tirou milhares de pessoas da linha da pobreza. Yunes criou o Grameen Bank, uma instituição financeira que empresta dinheiro aos pobres, não exige garantia, não cobra juros sobre juros, é de propriedade do povo e tem como objetivo acabar com a pobreza no mundo. Em 2006, um levantamento mostrou que 64% das pessoas que inicialmente se encontravam em extrema pobreza saíram dessa situação após cinco anos de empréstimos.
O grande segredo para o sucesso no desenvolvimento do país foi apostar nas mulheres, muitas das quais nunca haviam tido a oportunidade de desenvolver alguma atividade. As mulheres são aconselhadas a começar com algo simples ou com uma atividade em que se sintam à vontade para executar.
O fato de dar poder às mulheres teve resultados positivos em diversos aspectos da sociedade. Os primeiros resultados positivos aconteceram na educação e na saúde. A explicação para esse fenômeno é que, ao contrário dos homens, as mulheres investem na própria família o dinheiro que ganham. Elas procuram garantir o futuro dos filhos, que são os primeiros a serem beneficiados.
“Investir nas mulheres colaborou para as mudanças que tivemos em Bangladesh", resume Yunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário