quinta-feira, 3 de junho de 2010

Araraquara poderá ter sistema de monitoramento por Câmeras.

Em 2008, o vereador Nascimento, juntamente com o comando da Polícia Militar, convocou os comerciantes dos principais corredores comerciais de nossa cidade para participarem de diversas palestras que tratavam da segurança, já que naquele período a ocorrência de roubos e assaltos era freqüente.
Entre as sugestões discutidas, estava a de Nascimento que tratava do monitoramento por câmeras para inibir a ação dos assaltantes.
A principio, a idéia era de conseguir recursos com a ajuda da iniciativa privada, desta forma a implantação do sistema de monitoramento seria mais rápida, mas não foi aderido por alguns comerciantes. Outra opção seria através de convênios que demoraria um pouco mais.
Naquele momento Nascimento buscou conhecer a experiência da cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, para apresentá-la às autoridades responsáveis pela implantação das câmeras. A Prefeitura de Guarulhos, em parceria firmada com o Ministério da Justiça, instalou 29 câmeras de segurança na região central da cidade em 2007. Em conversa com Nascimento o secretário de Assuntos para Segurança Pública, Geraldo Jânio Vendramini, afirmou que as câmeras ajudaram a diminuir os índices de violência na área central.
“Quero, neste momento em que se caminha para um processo de instalação, lembrar do empenho do Coronel Lambort que, na época ocupando o comando da guarda municipal, defendeu essa proposta e muito trabalhou para que a implantação se confirmasse em nossa cidade. Quero parabenizar o Coronel Espera, agora no comando da guarda municipal, por dar seqüência a esse processo que com certeza trará mais segurança para nossa cidade”, afirma Nascimento.
Depois de dois anos, através de convênio com o Ministério da Justiça do Governo Federal, o sistema de monitoramento poderá ser implantado em pontos estratégico da cidade, tais como corredores comerciais e acessos rodoviários. O executivo municipal enviou à Câmara municipal o projeto de abertura de Crédito Adicional Especial até o limite de R$ 850 mil para a implantação do centro de monitoramento estratégico e operacional que será apreciado e votado pelos vereadores na sessão ordinária desta terça-feira.
“Com a implantação do sistema de monitoramento, a tendência é que caia consideravelmente a estatística de delitos cometidos nos principais corredores comerciais de Araraquara, como aconteceu em Guarulhos, e com a cidade mais segura, novos empreendimentos virão gerando emprego e arrecadação para o município”, conclui Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário