segunda-feira, 23 de agosto de 2010

NASCIMENTO INICIA PROCESSO PARA O VI PRÊMIO ZUMBI DOS PALMARES.

Ivone Camargo premiada em 2006
A Câmara Municipal de Araraquara, através de requerimento de autoria do vereador Carlos Nascimento, dá inicio nesta semana às primeiras articulações para a realização da cerimônia de entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares a ser realizada em sua sexta edição neste ano de 2010. O prêmio Zumbi dos Palmares foi instituído por iniciativa do vereador Nascimento em 2004. O prêmio tem como objetivo reconhecer o trabalho de pessoas ou entidades em defesa das causas afro-descendentes e na luta contra todo tipo de preconceito.
Para o vereador Nascimento, o prêmio tem se construído ano após ano como uma ferramenta importante junto à comunidade negra e toda a sociedade uma vez que estimula e dá visibilidade às ações em defesa dos direitos dos negros e na busca por uma sociedade igualitária. A novidade deste ano é a mudança no projeto abrindo as indicações para nomes e personalidades que atuam inclusive fora do município.
Nascimento afirma que as cinco primeiras versões do prêmio cumpriram um papel importante ao reconhecer personalidades da cidade que atuam na luta pela igualdade racial, agora a abertura do prêmio coroará uma luta que não tem fronteiras, possibilitando que outras personalidades de fora do município sejam escolhidas. “Com isso provavelmente não conseguiremos realizar a atividade exatamente no dia 20 de novembro, mas sim dentro do mês de novembro que é o mês da consciência negra. Mas o que há de mais importante é o patamar de respeitabilidade que o prêmio atingiu e a elevada estima que alcançou em meio à sociedade”, observa Nascimento.
O Prêmio Zumbi é uma oportunidade impar para que as ações de enfrentamento ao preconceito sejam aprofundadas. O processo de indicações, escolha e entrega do prêmio tem objetivado a reflexão e a propostas de ações para o combate a preconceito e a valorização daqueles que lutam por uma sociedade mais igualitária. Nascimento ressalta que este ano haverá um grande esforço para que as entidades continuem participando e compreendendo a importância do prêmio. “O prêmio hoje, já é uma conquista da sociedade e vai se consolidando a cada ano”, conclui o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário