sexta-feira, 5 de novembro de 2010

NASCIMENTO APRESENTA A PROPOSTA DE RETOMADA DA GUARDA MIRIM NA CIDADE.

Fonte: www.camara-arq.sp.gov.br
Por: Chico de Assis
Foto do Google - Guarda Mirim de Piracicaba



Nesta quarta-feira encerrou-se o prazo para apresentação de emendas ao Orçamento Municipal de 2011 de Araraquara. Entre as propostas encontra-se uma do vereador Carlos Nascimento (PT), que pede a reativação do serviço de Guarda Mirim na cidade, desativada em 1998.
Ao longo de sua existência, passaram pela Guarda Mirim, diversos jovens que aprenderam a trabalhar dentro de empresas e instituições. Muitos ascenderam nas instituições e hoje até atuam em funções de direção nos locais onde começaram a trabalhar como aprendizes. Exemplo é a própria Câmara Municipal, onde seu diretor geral, Arcélio Luis Manelli, começou a trabalhar com 15 anos de idade. Na Prefeitura também há diversos servidores oriundos da Guarda Mirim. O vereador Aluisio Braz, o Boi, também é da Guarda Mirim.
A Guarda Mirim de Araraquara recebeu em 1969 o reconhecimento de “Utilidade Pública Municipal”, e depois, em 1980 foi à vez da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo dar o mesmo reconhecimento, agora na instância estadual, para a entidade.
A proposta do vereador, que conta com o apoio de diversos segmentos da sociedade, entre eles da Guarda Civil Municipal, órgão responsável pela planificação desta nova proposta da Guarda Mirim. “Fico feliz em poder através das audiências do Orçamento dar voz aos guardas municipais que desenvolveram este novo projeto e dar a cidade mais este instrumento de políticas publicas de defesa dos direitos da criança e do adolescente”, destaca Nascimento.
Atuariam no serviço, adolescentes entre os 14 e os 17 anos, de ambos os sexos, obrigatoriamente matriculados nas escolas. A eles seria ainda proporcionada formação complementar, com cursos técnicos profissionalizantes, noções de civilidade, prevenção de acidentes domésticos, proteção ao meio ambiente, direitos humanos, criatividade, liderança, espírito participativo, solidariedade e outros.
Além do aprendizado prático para atuação em uma empresa ou instituição, Nascimento vê outros aspectos positivos na proposta. “Há também a construção de valores no cidadão em uma idade muito interessante para a absorção destas informações. Um projeto assim cria condições para a formação cidadã em diversas temáticas”, analisa o vereador.
Nascimento destaca ainda que a proposta foi construída de comum acordo com o secretário da Segurança Pública do Município, Coronel José Antonio Spera, que manteve postura elogiosa a Nascimento durante as discussões orçamentárias.
A participação da Guarda Municipal e em especial do guarda Alexandre que formatou a caracterização do novo modelo da Guarda Mirim, foi fundamental para que a proposta fosse bem aceita e rendesse destaque em alguns órgãos de imprensa. Nascimento propõe um orçamento de R$ 200 mil para o desenvolvimento do programa no período de um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário