sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

NASCIMENTO VOTA COM A BANCADA NA ESCOLHA DA PRESIDÊNCIA DE FORMA CRÍTICA E JUSTIFICA SEU VOTO: LEIA DISCURSO NA INTEGRA ABAIXO PROFERIDO NA CÂMARA

Meus caros vereadores. Uma posição a ser tomada de tamanha magnitude qual seja eleger a mesa da Câmara Municipal, pressupõe a minha pessoa uma reflexão e tomada de decisão levando em conta inúmeros fatores. É o que tenho feito diuturnamente neste último período.
Sou um militante de mais de 20 anos de PT, atuei fortemente nas bases sociais para consolidar o PT como alternativa de rumos do nosso país e de nossa cidade.
Sou vereador de terceiro mandato, apaixonado por esta cidade e comprometido até a alma com o melhor para nossa gente. Sou árduo defensor da Câmara Municipal, entendo o poder legislativo como o mais autônomo e presente na vida da população. O nome Parlamentar vem justamente de dialogar, de dar voz a nossa população.
Tenho me empenhado na mudança de comportamento desta Casa, rompendo a práticas fisiológicas e nocivas a conceituação e pactuação da defesa de direitos. A nenhum parlamentar lhe é conferido, como nesta casa parece, o poder de atuar em substituição ao povo, mas de apenas de representá-lo.
Neste momento de decisão dos rumos da Câmara, lamento não termos avançado para a construção interna mais programática. Invertemos a pauta e passamos a discutir nomes e não projetos. O PT apresentou um documento político que melhor balizou as discussões, mas em absoluto, será capaz de mudar práticas fisiológicas já enraizadas nos mandatos e nas pessoas dos vereadores.
Não posso pela minha história partidária, pelo meu compromisso com esta instituição, pelo esforço que tenho feito no convencimento de termos aqui a Escola Legislativa, o colégio de lideres partidários, o colégio de lideres de bancada, nosso sonho de diminuir o fosso existente entre o povo e esta instituição. Por esta história que construí, e que ao seu longo, me custou processos, ameaças a mim e minha família, história de alegrias e dores, de vitórias e derrotas, mas sempre com a mesma firmeza ideológica. Esta história não me permite afiançar um candidato que não se faz comprometido com estas buscas.
Mesmo a atual mesa dando todo suporte, vimos ao longo destes dois anos, um completo abandono de nossa instituição. Um abandono de nossas comissões internas. Nossas audiências orçamentárias que são o momento de maior responsabilidade desta casa são vazias da presença dos vereadores. Este tema tão importante que define a qualidade de vida de nossas pessoas, das nossas crianças, de nossas mulheres vitimizadas pela violência doméstica, de nossos idosos. Este momento das discussões orçamentárias que define qual educação, qual saúde teremos. Este momento orçamentário, que construímos nossos instrumentos de combate a discriminação racial e eu sei o que é ser discriminado por que sou negro e sei o quanto é importante esta luta, justamente nestes momentos em que eu mais preciso, neste momento em que a cidade mais precisa da presença qualificada dos vereadores, o que se tem é o completo descaso, é a ausência, é a indiferença, é a pactuação pura e simples com o executivo em detrimento ao bem estar das pessoas e na desqualificação por completo desta casa enquanto instituição.
Não me basta a assinatura de um documento para prometer mudanças, me basta a demonstração efetiva dos vereadores, que deveriam mudar sim suas posturas e até o momento não o fizeram.
Quero deixar claro que sou um homem de partido, sei de meu compromisso partidário e sei de minha responsabilidade com minha cidade e com a Câmara onde disputei três eleições e ganhei todas, sei da confiança que a mim foi depositada por milhares de eleitores e sei que nada está acima dos interesses da minha cidade, onde crio minhas filhas, onde tenho família, amigos.
Este meu voto é pela minha honradez e pela minha ideologia adquirida nas lutas pela terra, pela liberdade sindical, pelos direitos humanos, pela defesa do meio ambiente. São a estes militantes e ativistas, vários inclusive que tombaram nas lutas sociais que devo meu voto, de coerência e compromisso com a promessa de todo e qualquer movimento que eu faça, ser revertido ao fortalecimento tático e estratégico futuro do PT.
Espero que este momento nos sirva de aprendizado, que possamos todos, sairmos fortalecidos deste processo e fundamentalmente que a nova mesa da Câmara saiba dar a importância e construir as condições objetivas para novos dias.
Diante disso senhor presidente pelo fortalecimento do meu partido voto por Aloízio Braz. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário