quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PRÊMIO ZUMBI É UMA FORMA DE REFLEXÃO AFIRMA NASCIMENTO

Por Gabriela PontieriO Prêmio Zumbi dos Palmares, decretado através de projeto de lei da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, por indicação do vereador Carlos Nascimento (PT), foi entregue no sábado, dia 20, em Sessão Solene realizada no Teatro Municipal, ao pintor letrista e radialista, José Carlos Anselmo da Costa, o Ziza, completando a programação do Dia da Consciência Negra. O prêmio foi indicado pelo CONCEDIR – Conselho Municipal a Discriminação e ao Racismo.
Ziza que é pintor e radialista na cidade de Araraquara se destacou na atuação em defesa dos direitos dos negros e negras e no combate ao racismo.
“Fico satisfeito com a indicação do CONCEDIR em homenagear o Ziza este ano, e mais satisfeito ainda pela continuidade do evento que está em sua sexta edição e perdurará por muitos outros anos”, comenta Nascimento.
O evento coordenado pelo vice-presidente do Legislativo, Tenente Santana (PSDB) foi aberto com o grupo de dança da Companhia Afro Rhytmos, com a apresentação do espetáculo Raízes, que mostrou a história do povo africano, e suas trajetórias de lutas contra o preconceito.
Depois de prestigiar o evento, Carlos Nascimento, que tem em seu currículo diversas lutas contra o preconceito racial e pela igualdade de direitos, usou a tribuna popular para destacar a história do Prêmio Zumbi em Araraquara, e afirmar que continuará buscando a reflexão do ser humano no combate ao racismo.
“Queremos a cada ano incentivar reflexões, no sentido de combater qualquer tipo de preconceito. No ano que vem uma das nossas conquistas será a introdução na grade curricular o tema a história da áfrica, uma ferramenta muito importante na busca da igualdade racial”, destacou.
E completou: “O Prêmio Zumbi é uma forma de mostrar para a sociedade os feitos dos afro-descendentes, que sofreram muito, no decorrer da história. Como Legislador está sempre será meta do meu mandato”, declarou.
Prestigiaram a Sessão Solene, os vereadores Elias Chediek (PMDB), Márcia Lia (PT), Edio Lopes (PT) e Roberval Fraiz, além do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Merlos, o Deputado Estadual eleito Edinho Silva e outras autoridades. Dois outros homenageados com o prêmio de reconhecimento estiveram presentes ao evento. Maria Nazaré Salvador, a primeira, em 2005, e Francisco Luiz Salvador, homenageado do ano passado, atual presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo – Comcedir, que conduziu o evento como Mestre de Cerimônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário