Ziza que é pintor e radialista na cidade de Araraquara se destacou na atuação em defesa dos direitos dos negros e negras e no combate ao racismo.
“Fico satisfeito com a indicação do CONCEDIR em homenagear o Ziza este ano, e mais satisfeito ainda pela continuidade do evento que está em sua sexta edição e perdurará por muitos outros anos”, comenta Nascimento.
O evento coordenado pelo vice-presidente do Legislativo, Tenente Santana (PSDB) foi aberto com o grupo de dança da Companhia Afro Rhytmos, com a apresentação do espetáculo Raízes, que mostrou a história do povo africano, e suas trajetórias de lutas contra o preconceito.
Depois de prestigiar o evento, Carlos Nascimento, que tem em seu currículo diversas lutas contra o preconceito racial e pela igualdade de direitos, usou a tribuna popular para destacar a história do Prêmio Zumbi em Araraquara, e afirmar que continuará buscando a reflexão do ser humano no combate ao racismo.
“Queremos a cada ano incentivar reflexões, no sentido de combater qualquer tipo de preconceito. No ano que vem uma das nossas conquistas será a introdução na grade curricular o tema a história da áfrica, uma ferramenta muito importante na busca da igualdade racial”, destacou.
E completou: “O Prêmio Zumbi é uma forma de mostrar para a sociedade os feitos dos afro-descendentes, que sofreram muito, no decorrer da história. Como Legislador está sempre será meta do meu mandato”, declarou.
Prestigiaram a Sessão Solene, os vereadores Elias Chediek (PMDB), Márcia Lia (PT), Edio Lopes (PT) e Roberval Fraiz, além do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Merlos, o Deputado Estadual eleito Edinho Silva e outras autoridades. Dois outros homenageados com o prêmio de reconhecimento estiveram presentes ao evento. Maria Nazaré Salvador, a primeira, em 2005, e Francisco Luiz Salvador, homenageado do ano passado, atual presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo – Comcedir, que conduziu o evento como Mestre de Cerimônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário