sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O VEREADOR NASCIMENTO E A PARA DV BUSCAM FACILITAR A MOBILIDADE DOS DEFICIENTES VISUAIS EM NOSSA CIDADE.

“Vivências” com os deficientes foram realizadas para detectar problemas de mobilidade e acessibilidade em vários pontos da cidade.
Dando sequencia aos trabalhos iniciados no ano passado, o vereador Nascimento e a Para Dv - Associação para Apoio e Integração do Deficiente Visual, juntamente com o poder público municipal buscam soluções práticas para os problemas que dificultam a mobilidade dos deficientes visuais.
A primeira vivência realizada este ano, apontou problemas no Terminal Rodoviário com a falta de várias adaptações como canoplas, rampas de acesso aos ônibus intermunicipais e interurbanos, piso tátil, lombofaixas nas pistas internas e externas, placas em braile com nome da empresa e itinerário e semáforo botoeira, foram algumas das reivindicações por parte dos deficientes.
Leandro Henrique Furlan do setor de Planejamento da Companhia Tróleibus Araraquara (CTA) e José Antônio de Poli responsável pela administração do Terminal Rodoviário acompanharam a visita. De acordo com Poli, “existe estudos para melhorar a acessibilidade do local, inclusive implantação de um elevador, o que facilitaria muito aos portadores de deficiências físicas e visuais”.
A segunda vivência foi realizada em alguns pontos do centro de Araraquara, logo após reunião realizada na Câmara Municipal pelo vereador Nascimento que contou com a participação da Para Dv e acompanhada pelo Major Brito, diretor técnico da CTA, e por Janice Nogueira de Francischi arquiteta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Os deficientes visuais, acompanhados por Nascimento e Janice, saíram para vivenciar e testar a canopla e o piso de plurigoma (que substitui o piso tátil) instalados no orelhão da Avenida Duque de Caxias e no parquímetro da Rua São Bento em frente à Prefeitura de Araraquara. Os deficientes visuais sugeriram que tanto o piso quanto as canoplas sejam maiores para que sejam percebidas muito antes de qualquer obstáculo próximo. As providências serão tomadas antes da próxima reunião que ocorrerá na segunda quinzena de fevereiro.
De acordo com o vereador Nascimento, “o apoio de entidades, assim como a CTA tem sido de grande ajuda e deixo registrado aqui o quanto estou agradecido”.
De acordo ainda com o vereador, as reuniões têm servido de base para diversas indicações ao Executivo visando à adaptação de nossa cidade às necessidades dos portadores de deficiências em geral. “Muito já foi conquistado, mas muito mais conseguiremos através de nosso empenho em tornar Araraquara, uma cidade de fato com a melhor qualidade de vida para todos e para isso a acessibilidade é fundamental”, conclui Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário