sexta-feira, 1 de julho de 2011

LEI DO VEREADOR NASCIMENTO APRESENTADA NA CÂMARA JÁ TEM ADESÃO.

O Projeto de Lei nº 087/2011 que dispõe sobre o descarte, o recolhimento e a destinação de medicamentos vencidos como proteção ao meio ambiente e à saúde pública do Município de Araraquara, de autoria do vereador Nascimento, foi apresentada na Câmara Municipal em sessão da semana passada e drogaria de nossa cidade já adere a proposta da lei.
Desde segunda-feira (27/06), a rede de Drogaria São Paulo (rua 2) está recebendo medicamentos vencidos, seringas usadas, além de pilhas e baterias usadas.
O Projeto de Lei visa promover a conscientização da população sobre os danos que o medicamento vencido descartado de forma irregular pode causas ao meio ambiente.
O descarte inadequado de medicamentos pode causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde da população, contaminando os recursos hídricos e o outro é que esses produtos acabam com microorganismos menos fortes, deixando vivos apenas os mais resistentes.
Assim, uma bactéria presente em um rio que contenha traços de antibióticos pode adquirir resistência a essas substâncias.
Frise-se que a absorção de substâncias poluentes está causando a progressiva FEMINIZAÇÃO dos anfíbios e põe em risco sua sobrevivência, sendo a principal causa do fenômeno as enormes quantidades de hormônios lançadas no meio ambiente.
Grande maioria dos remédios é jogada fora em lixos comuns e em redes de esgoto.
Assim existe a necessidade de estabelecer equidade de responsabilidades no que concerne á destinação dos medicamentos com prazo de validade expirado. Ainda, busca a proteção do meio ambiente, aos usuários e a sociedade como um todo.
Enfim, a iniciativa visa em sua amplitude preservar o Meio Ambiente e garantir a saúde da população.

Um comentário:

  1. Nascimento, essa lei é do Idelmo Pantera, de 2005. Dê uma olhada na Câmara...

    ResponderExcluir