sexta-feira, 13 de novembro de 2009

NASCIMENTO PARTICIPA DE REUNIÃO DO OCA – ORÇAMENTO CRIANÇA

Em reunião na sala da Congregação da Unesp, Campus de Araraquara, a comissão municipal do Oca – Orçamento Criança discutiu em sua segunda reunião os eixos temáticos da Educação e Esportes. Isso referente aos valores do orçamento da cidade que para 2010 está estimado pelo prefeito em R$ 412 milhões, quando computados todos os recursos previstos na administração direta e indireta – Prefeitura, DAAE, Fundesport e Fundart – ou R$ 346 milhões – apenas os recursos da administração direta.
Nascimento representante da Câmara na Comissão juntamente com o vereador Elias Chedieck, fez avaliações sobre a problemática da falta de vagas em creche pois há uma demanda reprimida da ordem de 605 vagas. Neste eixo da educação Nascimento apresentou cinco situações que serão desmembradas em ações concretas: É preciso que a comissão trabalhe com dados concretos referentes a evasão escolar, assim como com os dados da reprovação dos alunos, também deveremos atacar a questão da falta de vagas já que este é um direito assegurado aos pais e as crianças. Nascimento ainda solicitou especial atenção ao processo educacional especial, pois cada segmento de deficiência tem sua especificidade como os portadores de paralisia cerebral, os autistas, deficientes físicos, além disso, Nascimento também chamou a atenção para que a secretaria de educação explicite à Comissão as políticas de educação voltadas ao ensino especificam referentes a questões de gênero e raça..
“É evidente que Araraquara tem avançado em todos estes segmentos, o que queremos com a Comissão é poder dar contribuições que envolvam a sociedade civil e os gestores públicos potencializando os recursos que são escassos perto a demanda existente. A secretaria de educação tem hoje um déficit de 25 milhões se comparado com as políticas necessárias a serem implantadas”, relata Nascimento.
Já no eixo do esporte, Nascimento assinalou que embora Araraquara tenha uma política agressiva de inclusão nas mais variadas categorias, cerca de 90% dos praticantes e ocupantes das escolinhas de esportes são meninos, ou seja, há uma fragilidade muito grande em incluir as meninas, uma situação que vem sendo suprida com o projeto de basquete feminino, mas que precisa ser ampliada.
A próxima reunião da Comissão será no próximo dia 19 onde será debatido o eixo Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário