segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

COMISSÃO DO OCA DISCUTE SANEAMENTO E AS AÇÕES PARA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE


Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Araraquara

Na ultima segunda feira Nascimento recebeu na Câmara Municipal a Comissão de articulação do OCA composta por representantes de vários segmentos da sociedade civil e do governo municipal para debaterem as políticas de situação do Saneamento Básico de Araraquara e a influência do DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) na saúde dos adolescentes e crianças do nosso município, a apresentação foi feita pelo Engenheiro Artur de Lima Osório e por Ana Paula Fernandes Garcia representantes do Departamento na comissão.
Nas discussões Nascimento destacou que em que pese a eficiência e qualidade dos serviços do Daae uma questão é central nas discussões do OCA, que é a política social do DAAE em relação ao corte do fornecimento de água nas casas, pois em muitas vezes as famílias encontram-se em situações de miséria extrema e sendo assim a política do fundo social que suporta o custeio destas situações extremadas deve ser mais divulgada.
Desta forma e em situações em que a criança e o adolescente é atingido pelo corte esta medida drástica deve ser melhor direcionada e evitada em casos que fira os direitos das crianças, já que o aceso á água é um direito universal. Um exemplo disso são as crianças com síndromes e deficiências física e mental. Nascimento exemplificou com uma situação vivida por uma moradora de Araraquara que passava por necessidades e teve seu fornecimento de água interrompido por falta de pagamento, mesmo tendo um filho com paralisia cerebral e sendo interrompido o seu fornecimento de água deixaria os cuidados do filho em risco. Nascimento destacou ser necessário que se crie um ambiente com a Superintendência do DAAE, para um diálogo e a busca por criar também uma consciência social para o corte, que só pode ser feito após melhor avaliação social. Uma questão a ser encaminhada pela comissão é o maior envolvimento de outras secretarias em todas as discussões do Oca. Como exemplo Nascimento destacou a importância dos agentes comunitários de saúde no acompanhamento de casos que não podem sofrer a interrupção do fornecimento de água.
A comissão de articulação do OCA volta a se reunir no dia 8 de Dezembro na Câmara Municipal de Araraquara às 8h30, o eixo a ser debatido desta vez será Habitação

Nenhum comentário:

Postar um comentário