segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

NASCIMENTO APRESENTA PROJETO DE LEI QUE CRIA O DIA MUNICIPAL DA MULHER NEGRA, LATINO-AMERICANA E CARIBENHA


Valorização da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

Segundo a proposta de projeto fica incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia Municipal da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, a ser comemorado no Dia 25 de Julho de cada ano. A data deverá ser comemorada anualmente com reuniões, palestras, seminários ou eventos.
A origem, do dia 25 de Julho como o dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha tem início em 1992 quando, na República Dominicana, Mulheres Negras de diferentes países da América Latina e do Caribe se reuniram em Santo Domingo, com o objetivo de discutir temas de interesse e da realidade da comunidade negra desta região e buscar alternativas que permitissem o enfrentamento do racismo, sexismo e diversas formas de discriminação que as Mulheres Negras sempre sofreram no decorrer da história.
O objetivo, da lei, é que a comemoração do dia 25 de julho passe a marcar esta luta e a garantir o debate pela inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdade raciais e sociais nas políticas publicas deste Município.
“A história destas mulheres pede que tenhamos uma ação voltada para a superação das condições da Mulher Negra, considerando que não há democracia enquanto as injustiças sociais forem reedificadas e, o racismo, em especial tem como principal mecanismo, a invisibilidade das identidades e ações deste grupo étnico”, afirma Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário