segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

NASCIMENTO DESTACA A COMEMORAÇÃO DO “DIA 3 DE DEZEMBRO - DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA”


Vereador Nascimento e o Deputado Federal Jilmar Tatto com os portadores de paralisia cerebral e suas mães.

Várias entidades, no mundo inteiro, e a própria ONU consideram que muito há que ser feito para um efetivo atendimento e respeito às pessoas com deficiência. São apontados como objetivos prementes envolver as pessoas com deficiência e suas organizações nas ações que visem à superação de suas condições de exclusão, celebrar e divulgar as experiências exitosas, conscientizar a sociedade sobre assuntos de deficiência e promover os direitos humanos de todas as pessoas portadoras de deficiência.
A celebração do dia 3 de Dezembro, como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, foi definido a partir da 37ª Sessão Plenária Especial sobre Deficiência da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, realizada em 14 de outubro de 1992. Por meio da resolução A/RES/47/3, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas considera que ainda falta muito para se resolver os problemas dos deficientes, que não pode ser deixado de lado pelas Nações Unidas.
As entidades e pessoas que lutam em defesa dos direitos das pessoas com deficiência esperam que com a criação do Dia Internacional todos os países passem a comemorar a data, gerando conscientização, compromisso e ações que transformem a situação dos deficientes no mundo. Muito ainda há para ser conquistado com o a conquista de oportunidades iguais às de pessoas não portadoras de deficiência; a garantia de que pessoas com deficiência possam participar plenamente da vida da comunidade; assegurar que pessoas deficientes tenham voz em programas e políticas que afetam nossa vida e eliminar a violação dos direitos humanos.
O vereador Nascimento é responsável, em Araraquara, pela formulação de leis e ações de apoio as pessoas com deficiência, como por exemplo, a lei municipal que garante o acesso a shows, jogos e tem participado efetivamente das discussões com o CEPAM sobre os Planos Municipais da Política das Pessoas com Deficiência. A informação, voltada para os deficientes visuais é para Nascimento foco de grande preocupação, “estamos estudando, pesquisando e construindo leis que atendam a essas pessoas”, afirma o vereador.
“Quero aqui, também parabenizar todas as entidades e pessoas que lutam, constroem ações e que prestam imensuráveis serviços a nossa cidade, em defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, conclui Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário